Por que meu aluno não sabe ler?



Autora: Suely Teixeira Nunes Fonseca
Licenciada em História


Tratado

Por que meu aluno não sabe ler?


Ao analisar as diferentes instituições de ensino público chega-se ao consenso do perfil do aluno e os seus reflexos sociais. A estrutura do aluno nada mas é que um espelho da responsabilidade e dedicação da família, da escola e do profissional de ensino. Tripé este, básico para a formação de personalidades qualificadas para assumir o seu papel social.
O que estamos produzindo?
Para que estamos produzindo?
Em muitos momentos nos preocupamos com o mundo que daremos aos nossos filhos, mas não que qualidade de filho estamos fornecendo ao mundo. De quem é a responsabilidade? Não é da escola, da família e dos professores?
Mas por que a maioria dos alunos da escola pública não sabe ler?
1- Os pais na maioria dos casos não têm o habito de ler.
2- Muitos professores não gostam de ler.
3- A maioria das escolas se preocupa em ter uma sala de informática, mas não uma biblioteca para facilitar o trabalho de correção e a escola ter o mérito de ser atualizada tecnologicamente e não estimulam aos alunos o interesse e o prazer da leitura e da pesquisa. Produzindo então bons copiadores (Ctrl C e Ctrl V) e não pessoas com curiosidade para buscar e refletir sobre os temas sociais.
Qual é o perfil do aluno que precisamos desenvolver?
Alunos questionadores que busque o orgulho de se sentirem capazes de alcançar melhor qualidade de vida, por seus méritos e não por ajuda de pontos "gratuitos" dados por professores.
Será que a qualificação profissional é suficiente para produzir um bom aluno?
Os títulos muitas vezes formam profissionais prepotentes que se sentem alto-suficientes e subestimam a capacidade intelectual dos alunos, e não buscam utilizar vocabulários que se façam ser compreendidos pelos alunos.
A família por sua vez necessita de conscientização da sua reponsabilidade educacional, pois a família que educa e a escola e professores quando assumem suas funções sociais, são os facilitadores da busca dos novos conhecimentos.
Sabendo que todas as disciplinas humanas ou exatas para compreendê-las e resolve-las é necessária leitura de qualidade, que possibilite ao aluno o entendimento do que ele estar lendo. Pós a condição para apreendermos os novos conhecimentos é a "interpretação de texto".
Então é evidente, o que falta para auxiliar nossos alunos é a fundamental união do quarteto (Família, Professor, Escola e Aluno) cada um cumprindo verdadeiramente a sua função com um único objetivo, produzir estudantes capazes de terem orgulho de se mesmo sem o empurrãozinho forçado pela escola apenas preocupada com o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).




Autor: Suely Teixeira Nunes Fonseca


Artigos Relacionados


Ler E Escrever Por Prazer E Não Por Obrigação: Uma Luta Constante Dos Professores Nas Escolas

Sucesso, Fracasso E Leitura Escrita.

A MissÃo Do Professor No Ensino Da Leitura

Escola E Família Uma Relação Produtiva Na Perspectiva De Ensino-aprendizagem.

A Atuação Do Coordenador Pedagógico Junto Ao Aluno, A Família E A Comunidade.

IdentificaÇÃo Das Necessidades E Potencialidades Para A Parceria Entre Escola E FamÍlia De CrianÇas Autistas Na Rede Regular De Dourados /ms.¹

EducaÇÃo De Qualidade