Pequenas Empresas e o Mercado Externo



As organizações empresariais de pequeno e médio porte começam a apresentar resultados muito promissores no mercado das exportações a nível mundial e, como natural, este é um tema cada vez mais frequente em monografias e trabalhos de conclusão de curso em Administração. Falamos de pequenos e médios negócios. Negócios que por sua qualidade particular de pequeno tamanho empresarial devem trabalhar a um ritmo muito acelerado para não serem superados pelas capacidades de escala das empresas de grande porte, que conseguem muitas vezes posicionar seus produtos no mercado externo mais facilmente. As pequenas empresas têm a capacidade e potencial para atingir iguais metas que as grandes empresas. Como regra geral, as pequenas empresas são subcontratadas por empresas grandes que precisam de seus serviços, o que lhes ajuda a manter-se ativas e atualizadas com as últimas tendências. Este é também outro tema para se escrever monografias de administração, em que se deve explorar tais relações Nas últimas décadas as pequenas organizações procuraram estar em constante crescimento ainda no meio de uma muito difícil economia. Os empresários devem manejar este tipo de negócio muito cuidadosamente. Obter toda a informação relacionada com o mercado a que estão enfocados, sendo esta uma prioridade. O fato de procurar trabalhar com mercados específicos e em sua maioria ter um número limitado de clientes o que aumentaria o risco de quebras nas empresas de pequeno porte é algo que precisa ser tratado nestas monografias. As empresas de pequeno porte devem trabalhar rápida e eficazmente para conseguir crescer como empresa e poder competir com os verdadeiramente grandes no mercado. Seu produto deve ser de alta qualidade para manter uma clientela ativa que prefira negociar com a organização ao invés de recorrer a grandes empresas que seguramente não trabalharão o mesmo produto ou quiçá possam trabalhar algum produto similar mas a um custo mais baixo. Contar com assessoria tanto para seu negócio quanto para seus clientes, é uma ferramenta muito útil. Assim, o administrador, ao entregar sua monografia ou sua pesquisa de conclusão de curso e se formar, precisará manter uma visão ampla de seu negócio e aprenderá a tomar decisões importantes. Seu cliente se sentirá seguro de que está obtendo um bom produto e serviço ao ser assessorado corretamente por profissionais. Isto oferecerá segurança a ambos, empresário e cliente, tendo como resultado final maior sucesso nas pequenas empresas. Em geral, as empresas de pequeno porte são respaldadas por muitos programas de ajuda para melhorar aspectos como transações internacionais, permissões, contabilidade e preparação de planos empresariais, apesar de que a burocracia no Brasil é bastante dificultosa para muitas organizações de pequeno e médio porte. Não se limite, estas se caracterizam também por ser flexíveis, adaptando-se rapidamente às mudanças do mercado, evoluindo juntamente com a tecnologia.


Autor: Claudia Marques


Artigos Relacionados


Monografia Planejamento Nas Empresas

Dificuldades Na Sustentação Das Pequenas E Médias Empresa Familiares

As Pequenas Empresas Deveriam Contratar Os Executivos Das MÉdias E Grandes Empresas, Disponiveis No Mercado.

Shopping Center Virtual

Pesquisa De Mercado - A Ferramenta

Teste De Conceito No Desenvolvimento De Produtos

O Simples E A Micro E Pequena Empresa