A INFORMÁTICA COMO AUXILIAR NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM PARALISIA CEREBRAL



O sucesso do processo de inclusão está diretamente ligado à possibilidade de reconhecer as diferenças e aceitá-las, e não ignorá-las, isso não significa colocar toda criança com necessidades educacionais especiais na sala de aula regular e esperar que elas aprendam pela proximidade com seus colegas da mesma idade. Respeitar as diferenças é criar oportunidade, dar recursos necessários para que a criança aprenda, pois até mesmos os "normais" tem suas diferenças. Muitas vezes recursos simples como letras e ou textos escritos com letras maiúsculas e com o auxílio de um computador e adaptações caso necessários.
No Brasil segundo o IBGE (2000) existem 15% de pessoas com necessidades especiais, conforme gráfico demonstrativo abaixo, portanto não é um problema que possa ser ignorado.



A tecnologia nos últimos anos vem sendo utilizada para facilitar a vida dos homens. Para as pessoas portadoras de necessidades especiais, a tecnologia é a diferença entre o "poder" e o "não poder" realizar atividades seja na escola, no trabalho, e até mesmo como lazer.
Chegamos a um novo tempo, que o homem cuidará do outro, acreditará e valorizará o ser humano, não pelo sentido estético, mas pela grandeza que cada um pode demonstrar
Sabe-se que as novas Tecnologias vêm se tornando, de forma crescente, importantes instrumentos de nossa cultura, um recurso utilizado na inclusão e integração dos portadores de algum tipo de deficiência, e neste trabalho enfocamos, em especial, o portador de Paralisia Cerebral.
A constatação é ainda mais evidente e verdadeira quando se refere a pessoas com dificuldades na comunicação (oral e escrita), na funcionalidade e locomoção.
O fato de o computador auxiliar na produção de tarefas, mostra ao educador e ao educando a compreensão do que está sendo feito, torna explicito os raciocínios apresenta o estético bem produzido, faz com que o aluno comece a mudar de atitude e passe a perceber seu real potencial. Sua capacidade é explicita com o uso do computador e pode ser observada e analisada por qualquer pessoa que com ele conviva ou não, com isso produz mudanças no modo de como o percebem e em suas atitudes. Tudo isso contribui para que ele construa um sentimento auto-estima, e de que é capaz de melhorar sempre.
Segundo Chun e Moreira, p.111 cap. VII, a tecnologia é um instrumento importante para assistir as pessoas com deficiência, contudo, não é a tecnologia ou qualquer sistema por si só que possibilita as vantagens acima apontadas, mas, sim, a atuação com o portador de necessidades especial e sua interação. O objetivo não esta voltado ao recurso as er utilizado, mas em oferecer condições de vida mais próximas daquelas consideradas "normais", favorecendo a inclusão social ao portador de paralisia cerebral, contribuindo, dessa forma, para o exercício de sua cidadania.
Este sentimento o impulsiona para novos desafios, isso significa continuar a aprender e melhorar sua capacidade de pensar e de realizar tarefas.

Autor: Eliana A. Ianoni


Artigos Relacionados


Inclusão Ou Ilusão

Paralisia Cerebral: A Educação Como Forma De Inclusão Do Indivíduo Na Sociedade

Pedagogia Das DiferenÇas: Um Olhar Sobre A InclusÃo

Inclusão Social De Portadores De Síndrome De Williams-beuren (swb)

O Educando Portador De Necessidades Especiais A ImportÂncia Da Afetividade

A Inclusão Das Crianças Com Necessidades Educativas Especiais Na Educação Infantil Desafios E Conquistas Do Século Xxi

InclusÃo Em Foco