"GESTOR OU TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO"
Na atual globalização e na era da informação, não há mais espaço em qualquer segmento para o profissional limitado. Neste artigo vamos abordar a profissão Técnico em Segurança do Trabalho. É uma atividade controlada por Leis, Portarias, e por Normas Regulamentadoras, que estão em constante reformulação, em busca de melhores condições para o trabalhador em seu ambiente de trabalho.
Este profissional tem que possuir habilidades e conhecimentos na área em questão, deverá agir com pró-atividade, iniciativa, comprometimento, persuasão, criatividade, ser um líder, ter conhecimento e um bom planejamento. Ele é responsável pelo setor de segurança e saúde da organização, terá que interagir com vários setores internos da empresa, e terá que tratar um leque de assuntos pertinentes com órgãos externos.
Este profissional terá que ser um Gestor para coordenar e controlar todos os setores da empresa no que diz respeito a sua função, desde a base da fabrica até a administração. E evitar acidentes não é tarefa fácil, e no Brasil mesmo no século vinte um, o índice de acidente de trabalho é um dos maiores do mundo.
O gestor em segurança do trabalho atua na eliminação, controle e redução de acidentes e tem pela frente a tarefa de exercer a gestão de pessoas, identificando no ambiente de trabalho a complexidade dos negócios da empresa, para estabelecer uma ligação entre as contribuições teóricas e suas praticas cotidianas. Desenvolver competências gerenciais e ter uma visão holística, aliando aos fatores primordiais que são eles: Pessoas, Processos e Tecnologias.
Pessoas: Avaliar constantemente o conhecimento e a competência requerida, e se este está devidamente uniformizado e utilizando os equipamentos adequados para a realização das tarefas com segurança.
Processos: O funcionário entende e segue as Normas e Procedimentos? Ele tem uma permissão valida para atuar? Ter controle sobre as reciclagens, cursos e treinamentos de cada funcionário.
Tecnologias: Todos os equipamentos estão certificados, analisados e calibrados? Tem as ferramentas e equipamentos corretos?
O gestor terá que motivar os funcionários através de campanhas, treinamentos e outras atividades de sensibilização para a prevenção e o uso adequado de equipamentos de proteção coletivas e individuais. É de sua responsabilidade a higiene ocupacional e industrial no setor fabril.
O Técnico esta apto e amparado pela Lei 8.455 "artigo 422" de 24 de agosto de 1992, a atuar como consultor no papel de "Assistente Técnico", no que diz respeito a perícias de periculosidade e insalubridade e qualquer outra perícia que tenha o objetivo de reparação aos danos físicos do trabalhador em decorrência da sua atividade. Neste caso terá que trabalhar em parceria com o advogado.
E continua neste segmento como consultor através das Leis 7.410/85, 93.412/86, a Portaria 3.275/89 e a Portaria 262/08, todas expedidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, garantem ao Técnico em Segurança do Trabalho o exercício pleno das suas funções. Ao profissional cabe cumprir suas atribuições sem quaisquer entraves ou impedimentos que não sejam exclusivamente prerrogativas da lei. A NR (Normas Regulamentadoras) Nº 31, em seu item 31.6.6.1, diz respeito que "para os estabelecimentos rurais com numero de empregados situado entre dez e cinqüenta é obrigatório a contratação de um Técnico em Segurança do Trabalho como Consultor". Tendo em consideração que a CIPATR - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural tem de ser constituída apartir de vinte trabalhadores.
Como vocês observaram o campo de atuação é extenso, basta se aperfeiçoar sempre.
A NR (Normas Regulamentadoras) são constantemente avaliadas e alteradas.
Consulte sempre um Técnico em Segurança do Trabalho.
Uma homenagem aos alunos do Curso: Técnico em Segurança do Trabalho da Foyer Escola Técnica.
Autor: Nunes, Nivaldo
Artigos Relacionados
"seja VocÊ TambÉm Um TÉcnico De SeguranÇa Do Trabalho"
“27 De Novembro” Dia Do Técnico Em Segurança Do Trabalho
Consultoria Em Segurança Patrimonial
TÉcnicos Em SeguranÇa Do Trabalho Podem Atuar Em PerÍcias
O Registro Profissional Do Técnico Em Segurança Do Trabalho
"consultor / Gestor De SeguranÇa: Tenha Sempre O Seu"
A Importância Do Uso Do Epi