Conteúdo é Moeda Valiosa Na Web



No Brasil existem muito sites de notícias despreparados para a WEB 2.0. Pois a maioria desses serviços não permite ou dificultam o diálogo, utilizando a antiga tática do monólogo: empurrando várias notícias garganta a baixo de seus leitores. Disponibilizam “formulários para contato com limitações de caracteres”, e-mails para contato em páginas escondidas. Isso é o cúmulo! O que deixa claro que esses serviços de notícias não querem e não estão nem um pouco interessados em conhecer a opinião de seus leitores.

E quando falo de “sites de notícias” estou me referindo a jornais de grande circulação, como por exemplo, Diário Catarinense, A notícia, Zero Hora, só para citar alguns.

Bons profissionais de jornalismo deveriam se manter informados sobre o que acontece no mundo, em mídias como o Jornal The Times, New York Times, Yahoo News, Google News entre outros. E digo ainda mais, os empresários das mídias brasileiras deveriam além de se manter informados, procurar conhecer a estratégia adotada pelos grandes jornais mundiais para conquistar e tornar fiéis seus leitores: Manter e promover o diálogo!

O The Times além de disponibilizar todos os seus contatos de e-mail, permitem que seus leitores interajam com a notícia publicada:

Os empresários por trás dos maiores jornais mundiais sabem a importância de promover o diálogo, conhecer as idéias e opiniões de seus clientes.

Limitar “conteúdo livre” (acessado só para assinantes do jornal) como faz o Estado de São Paulo é dar um tiro no próprio pé. Conteúdo é uma das moedas mais valiosas da web: Se você não oferece o seu concorrente o faz em seu lugar!

Um bom profissional de Mídia Social pode criar estratégias para promover seu conteúdo em várias redes sociais, atraindo cada vez mais clientes fiéis ao seu site de conteúdo. Transformando a sua empresa num grande potencial de referência em notícias na web. Além de atrair maior visibilidade, investir em mídias sociais contribui para agregar valor a sua marca no mercado.

Se você possuí e promove um conteúdo de qualidade, consistente, feito por bons profissionais é do seu interesse que ele tenha a maior visibilidade possível. Seus leitores estão cansados de pessoas que sobem em "palanques e fazem monólogos intermináveis". Com o advento da web, da criação crescente de blogs, um fato é notável: as pessoas também querem ser ouvidas e participar desse diálogo.

O diálogo em mídia social tem objetivo de conquistar amigos (clientes fiéis) e influenciar pessoas, trocar idéias, experiências, independente de sua nacionalidade, religião. A Web não tem fronteiras.

Essa é a estratégia dos mais populares jornais americanos e europeus. O que os sites de notícias e de conteúdo brasileiros estão esperando para adotar essa estratégia? Ou talvez a pergunta deveria ser: porque será que eles "temem" o diálogo?

Publicado originalmente em:  Mídia Social

Autor: Géssica Hellmann


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