A IMPORTANCIA DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS ADEQUADAS EM CURSOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL




A IMPORTANCIA DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS ADEQUADAS EM CURSOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL


Taiane Colares Queiroz



RESUMO: Este estudo aborda a importância da formação profissional nos dias atuais como fator de grande importância para quem precisa atuar no mercado de trabalho, e com isso instituições de ensino técnico são as principais responsáveis pela formação profissional para os que precisam avançar em qualificação para se manterem atuantes no mercado de trabalho. É necessário que os cursos de formação profissional tenham professores preparados que utilizem estratégias didáticas adequadas para que as pessoas possam alcançar o que necessitam estratégias didáticas adequadas é um dos fatores de grande importância para o processo ensino aprendizagem. Foi realizada pesquisa pelo método indutivo com estudo qualitativo e abordagem bibliográfica, no qual foi constatado que nos cursos de formação profissional na instituição em que foi realizada a pesquisa a utilização de estratégias didáticas não é feita de maneira planejada e adequada e isso conforme informações coletada durante a pesquisa acaba ocasionando descontentamento para os participantes do curso.

PALAVRAS CHAVE: Didática. Formação. Trabalho.

1 INTRODUÇÃO

A pesquisa teve como objetivo Analisar a importância de estratégias didáticas adequadas no processo ensino aprendizagem em cursos de formação profissional.
Identificar quais são os principais critérios utilizados por professores de cursos de formação profissional, com relação à escolha de recursos didáticos adequados para os cursos.
Verificar como é visto a importância de recursos didáticos adequados em cursos de formação profissional por professores e coordenadores de cursos de formação profissional.
A educação profissional é importante como um fator estratégico de competitividade e desenvolvimento humano na nova ordem econômica mundial.


A importancia está relacionada aos avanços tecnológicos e às novas expectativas das organizações que, agora, enfrentam mercados globalizados, extremamente competitivos. Com isso, surgem também novas exigências em relação ao desempenho dos profissionais.
Com um mercado de trabalho exigente, para conseguir uma vaga de trabalho muitas vezes é importante, além de estudo, desenvolver algumas habilidades específicas e ter um conhecimento prático da maneira que determinadas rotinas de trabalho funcionam.
Conforme o autor José Carlos Libâneo, o processo de ensino é como uma seqüência de atividades do professor e dos alunos tendo em vista a assimilação de conhecimentos e habilidades. Destaca a importância da natureza do trabalho docente como a mediação da relação cognoscitiva entre o aluno e as matérias de ensino.
Ensinar e aprender são duas facetas do mesmo processo, que se realiza em torno das matérias de ensino sob a direção do professor.
Conforme enfatiza Perrenoud (2000, p.14) "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc.) para solucionar uma série de situações".
Um professor não pode ensinar somente porque tem experiência e conhecimento em relação ao que ensina, precisa ser consciente de que para o processo de aprendizagem aconteça é preciso muito mais que isso.
Os recursos e seqüência didática tem por objetivo fazer com que os alunos aprendam e consigam compreender o que está sendo passado pelo professor. Perrenoud (1998. 35).

Todo dispositivo repousa sobre hipóteses relativas à aprendizagem e à relação saber, o projeto, a ação, a cooperação, o erro, a incerteza, o êxito e o fracasso, o obstáculo, o tempo. Se construirmos dispositivos partindo do principio de que todos querem e aceitam pagar um preço por isso, marginalizados os alunos para os quais o acesso ao saber não pode ser tão direto.

O professor precisa se preocupar em conhecer os alunos e suas principais dificuldades, para ensinar é preciso utilizar recursos didáticos que possam ajudar e suprir as dificuldades com aprendizado de todos os alunos, não levar em conta apenas as necessidades de um pequeno grupo ou no que acha melhor para todos.


2 DESENVOLVIMENTO

A pesquisa foi realizada pelo método indutivo, complementado com o levantamento de informações particulares para que se possa ter uma compreensão geral do problema de pesquisa. Foi feito estudos bibliográficos para obter embasamentos teóricos sobre o tema, e logo em seguida, realizada pesquisa a sistemática para obtenção de informações complementares para melhor compreensão do problema da pesquisa.
Este estudo foi realizado através de pesquisa bibliográfica, descritiva e de campo, na qual foram coletados dados diretamente com o responsável pela organização de cursos de qualificação, professor e alunos, numa abordagem qualitativa.
A pesquisa de campo foi feita através de observações de fatos e fenômenos exatamente como ocorrem no real, à coleta de dados referentes aos mesmos e, finalmente, à análise e interpretação desses dados, com base numa fundamentação teórica consistente, objetivando compreender e explicar o problema pesquisado
Foi verificado que nos cursos de qualificação há pouca utilização de estratégias didáticas.
Em um dos cursos foi observada a inexistência de estratégias didáticas apropriadas.
De acordo com a coordenação, em cursos que exijam muita experiência na área, abordada por cada curso o professor é escolhido conforme sua experiência e conhecimento do tema, mesmo se não tiver preparação para ensinar.
É possível concluir que possivelmente as pessoas que participaram desses cursos não puderam obter um bom aproveitamento durante o decorrer das aulas, haja vista que não houve preocupação dos professores em utilizar no processo ensino aprendizagem recursos didáticos adequados.
Estratégias didáticas adequadas são primordiais para que aconteça a aprendizagem.
Conforme explica Behrens apud Battezzati (2003) na abordagem progressista o papel do professor consiste especialmente em despertar a semente escondida na mente, alma e corpo do aluno, para que o mesmo perceba sua grandeza, levando-o a aprender a aprender. Nesse contexto, de acordo com Asasone e Campos (1992, p.39). "Ocorrerão modificações no relacionamento professor-aluno, nos objetivos e nos métodos de ensino [...] ao professor cabe, neste momento, buscar o seu papel de forma crítica, consciente e participativa".
O escritor Philippe Perrenoud no livro as 10 novas Competências destaca a importância de organizar e dirigir situações de aprendizagem. O autor busca explorar, metodicamente, dez competências que são consideradas inovadoras no ofício de professor. As referências contidas no livro podem ser utilizadas pelo futuro professor quando exercem a docência e simultaneamente as suas atividades profissionais, segundo Perrenoud (1998,p. 33 ).

As noções de dispositivo e de seqüência didáticos chamam a atenção para o fato de que uma situação de aprendizagem não ocorre ao acaso e é engendrada por um dispositivo que coloca os alunos diante de uma tarefa a ser realizada, um projeto a fazer, um problema a resolver.

Portanto o ato de ensinar envolve muito do que apenas experiência de quem ensina é preciso saber ensinar para que se aprenda. A abordagem por competência também é enfatizada por Perrenoud (2000, p.14)
Quando este fixa os objetivos essenciais para uma formação profissional. Ele relaciona o que é imprescindível saber para ensinar bem numa sociedade em que o conhecimento está cada vez mais acessível devido à popularização do uso de novos meios tecnológicos de comunicação:
? organizar e dirigir situações de aprendizagem;
? administrar a progressão das aprendizagens;
? conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação;
? envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho;
? trabalhar em equipe;
? participar da administração escolar;
? informar e envolver os pais;
? utilizar novas tecnologias;
? enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão;
? administrar a própria formação.

A didática possibilita que haja a organização e sistematização dos conhecimentos que serão construídos durante a aprendizagem, segundo Marcos Masetto (1997, p.43). "Ensinar consiste num arranjo e planejamento de condições externas que levam os estudantes a aprender".
O professor por mais que tenha muita experiência e conhecimento isso não irá garanti que seus alunos aprendam se ele não tiver atento para a utilização de estratégias didáticas que garantam a aprendizagem dos alunos.

3 CONCLUSÃO

Com o avanço da tecnologia é preciso avançar em trabalho qualificado e está preparado para atuar mediante a esses avanços, e quem não conseguir alcançar esse patamar poderá comprometer seu futuro e sobrevivência no mercado de trabalho.
Através do estudo realizado é possível compreender a importância de estratégias didáticas adequadas em qualquer processo de ensino-aprendizagem.
Conforme informações coletadas durante a pesquisa, é preocupante pensar que nem sempre há essa preocupação de professores e organizadores de cursos de formação profissional, pois sem estratégias didáticas adequadas é quase impossível que a sociedade consiga ser qualificada através de cursos que não se preocupam com a forma de ensinar e aprender.
Talvez seria possível melhorar a qualidade do ensino em cursos de formação profissional se houvesse um controle do governo para autorizar a regularização para instituições para o oferecimento de cursos.
O governo poderia criar políticas que incentivem professores de cursos de formação profissional a se qualificarem para aturarem na área, a qualidade dos cursos poderia melhorar muito e com isso o nível dos profissionais também o aumento da produtividade no mercado de trabalho e por conseqüência o aumento do PIB (Produto Interno Bruto), que traria benefícios para toda sociedade.

6 REFERÊNCIAS

DÍAZ, Juan Bordenave e MARTINS, Adair Pereira. Estratégias de Ensino-Aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2005.

Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394. Brasília: SEEP, 2007.

MASETTO, Marcos. Didática: A aula como centro. São Paulo: FTD, 1997.

PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Autor: Taiane Colares Queiroz


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