Onde é o Lavabo?



ONDE É O LAVABO?

Ele é uma das menores peças de uma residência, mas vem conquistando espaço. Estamos falando do Lavabo.
Mesmo pequeno, seu charme aumenta e conquista adeptos que os tornam tão elegantes quanto uma sala ou uma varanda. Além do mais, revelam um grande atrativo por serem fáceis de decorar.
Podem continuar no mesmo estilo da residência, escritório ou comércio, ou serem totalmente diferenciados, deixando-os como uma peça única, quase um objeto de decoração. Sem dúvida, o Lavabo é o cartão de visita da casa.
É onde os convidados perceberão nossos cuidados com os detalhes. Aliás, isso é o que não falta, pois para enriquecer seu lavabo há opções para todos os gostos, desde o lúdico até o clássico. Os materiais para compor os estilos são muito importantes.
Se o lavabo for clássico, podemos começar com espelhos emoldurados ou venezianos, essas peças já vão conferir um ar mais aconchegante. Arandelas de cristais ajudam a dar o requinte, essas idéias também são bem vindas em um lavabo com estilo provençal. Nesse caso, a madeira é item indispensável, seja como detalhe seja no lavatório. Por falar em madeira, ela também ajuda a criar um clima rústico, com as lâminas que imitam madeira de demolição, porém em ambos os casos o uso de tons mais sóbrios na parede acrescentam personalidade. Mármores como o marrom imperador ou travertino bruto embelezam ainda mais, e também temos novas opções para o uso dessas pedras, mármore ou granito são usados para dar vida as pias esculpidas, feitas na própria marmoraria, além de lindas se adaptam a qualquer estilo.
Mas os lavabos nem sempre precisam assumir uma posição tão séria, eles podem ser mais alegres e lúdicos, para isso os tons empregados são os nossos maiores aliados. As pastilhas de vidros também alegram e colorem ajudando a surtir esse efeito.
Para os mais modernos, brincar com as formas pode ser bastante interessante ainda mais se vier acompanhada de vidro colorido ou aço inox.
O lavabo é uma parte em que podemos ousar, por ser um espaço de permanência rápida, nos permite trabalhar com tons fortes e abusar da criatividade sem que o ambiente fique enjoativo.
A iluminação se torna eclética, podendo manter o uso da luz direta unicamente, ou apenas em focos feitos com spots por exemplo. No caso de mais de um foco, o ideal é deixar a opção de acendê-los separadamente proporcionando conforto visual e permitindo o uso desejado de cada foco ao invés de ascendê-los todos de uma única vez.
Mas se a idéia é não fazer uma reforma completa, objetos de decoração podem ajudar tais como, bandejas de ratã, flores ? naturais, artificiais ou de tecidos ? difusores aromáticos, quadros, (estes não precisam ser verdadeiras obras de artes, bastam que seja peças simpáticas), papel de parede ou tecido. Essas são opções rápidas e baratas que deixarão seu lavabo com um novo ar, mas cuidado com os exageros, peça chamativas ou muito grandes neste espaço podem não ser bem vindas, não exagere.
O importante mesmo é nunca se esquecer dessa peça, que, apesar de pequena, traz um charme único que independe do restante da casa. Enfim, vale a pena investir nesse pequenino. Para causar uma boa impressão, projete seu lavabo com atenção e carinho, a maior dica é trabalhar com espelho, podendo ser em toda uma parede ou no teto, como em média um lavabo possui 5m2, usar espelhos é a grande idéia para ampliá-los.
E quando lhe perguntarem: - Onde é o lavabo? Abra a porta de um espaço com o seu estilo.

Raquel Casal é graduada pós graduanda em design de interiores. Sócia do escritório Divano ? Arquitetura e Design.
[email protected] - www.divanoad.com.br

Autor: Raquel Casal


Artigos Relacionados


Sua Casa, Sua Vida!

Decoração De Interiores No Estilo Retro

Como Fazer Decoração De Interiores Com Papel De Parede

Abrindo As Cortinas

Adesivo De Parede - Não Deixe Sua Parede Vazia

Dicas Para Decorar Ambientes Pequenos

Que Tal Decorar Pintando A Parede Com Duas Cores?