EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O TURISMO



Podemos dizer que a Educação (formal e não formal) é uma educação para a ação, facilitando um melhor conhecimento dos processos ecológicos, econômico, sociais e culturais.
A educação ambiental deve fomentar a mudança social a partir do desenvolvimento de valores, atitudes e habilidades para assumir uma responsabilidade ambiental. O turismo pode contribuir. O turista é um indivíduo capaz de transformar seu comportamento durante a viagem ao desenvolver diferentes respostas diante das situações e ambientes por onde se desloca e que percebe de forma diferente à habitual. O turismo pode se converter em um disparador de situações que podem se materializar em "boas práticas" (não jogar lixo, cuidar das árvores, etc.) ou novas demandas que obriguem o mercado a tomar medidas de controle.
As grandes transformações ocasionadas pelo homem no meio ambiente tem levado ao planeta a uma situação de crise sendo portanto, necessário estabelecer o equilíbrio com a natureza. Isto nos leva ao conceito de desenvolvimento sustentável que segundo a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, é um desenvolvimento cujo princípio geral é o de satisfazer as necessidades humanas do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações para satisfazer as próprias.
O conceito de Educação Ambiental ganhou auge a partir dos anos 70 quando a degradação ambiental começou a ser considerado um problema social.
O desafio da educação ambiental é promover uma nova relação da sociedade humana com seu entorno, a fim de procurar que as gerações atuais e futuras tenham um desenvolvimento pessoal e coletivo mais justo, equitativo e sustentável.
O objetivo final da educação ambiental é conseguir que um grupo social ou indivíduo, partindo da sua realidade imediata, consiga mudanças de consciência, de atitude e de conduta e através de um método de análise crítico, fomente sua própria responsabilidade e participação na solução dos problemas ambientais em cooperação com o resto da população.
As condições do meio ambiente são resultados de opções sociais, políticas, econômicas e tecnológicas e não só de fatores físicos, por tanto a educação ambiental deve apontar ao estabelecimento de um novo sistema de valores que orientem as decisões. Estas recomendações podem associar-se à educação ambiental a partir do turismo.
Faz-se necessário destacar uma nova etapa na relação turismo-meio ambiente, turista-meio ambiente. A primeira questão a destacar é uma situação na qual se faz necessário uma visão alternativa do turismo. A comissão das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, em relação ao turismo, recomenda a busca de um turismo sustentável. Isso não implica radicalizar as propostas de produtos turísticos que atualmente existem no mercado, ao ecoturismo ou turismo verde. Na realidade é necessário dotar a todos os processos de uma dimensão ambiental associados ao turismo:
- Incorporar critérios ambientais na planificação de destinos turísticos de sol e praia, de montanha, turismo de aventura.
- Legislar em torno à incorporação de instâncias de avaliação do impacto ambiental e projetos de inversão turística.
- Administrar produtos sobre a base de um uso mais adequado dos recursos naturais ou sociais para o turismo, etc.
- Incorporar equipamentos e informação associada a mecanismos de educação ambiental não formal.
Podemos concluir que o turismo pode contribuir na geração de atitudes responsáveis frente ao ambiente através da percepção das problemáticas e a valorização dos diferentes espaços, culturas, etc. Isto é parte da tarefa formadora que se associa a uma educação ambiental que vai além dos limites formais.
Existem muitas formas de educar, inclusive através dos erros que o turismo comete, propondo formas simples de reverter essa situação e tentando fazer que a maneira de ver o mundo seja uma só: a do equilíbrio e a responsabilidade de todos.

Autor: Raquel Sian Varallo


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