Transformações/mudanças x nível de negócio



Haja holofotes, plumas, purpurina, brilho, bebida, sensualidade, música... enfim, tantos apetrechos, tempo e dinheiro empregado meses e meses, para realização do "grande" evento que é o carnaval.

As pessoas mudam totalmente sua rotina em função das festas carnavalescas. O responsável pelo samba-enredo busca inspiração, as rainhas de bateria investem "pesado" em malhação e dietas para apresentar um corpo "sarado", os músicos ensaiam o "número" rigorosamente... e assim se preparam para "festa" do ano.

Afinal qual é a origem do carnaval?

Segundo a equipe do Brasil Escola, o carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C. Através dessas festas os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Posteriormente, os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas sexuais na festa, tornando-a intolerável aos olhos da igreja.

Veja o quanto a proposta do carnaval foi desvirtuada!

Antes uma festa de gratidão pela fertilidade do solo, boas colheitas, produção que beneficiava o povoado, hoje uma festa de prazeres onde as pessoas não sabem o porque estão pulando, desfilando, embriagando...

Quantas coisas se "perderam" com o passar do tempo?

O dia internacional das mulheres foi criado para divulgar/expandir a luta das mulheres por melhores condições de trabalho; o natal para comemorar simbolicamente o nascimento de Jesus; a páscoa para celebrar a ressurreição de Jesus, no entanto todas estas datas comemorativas transformaram em meios de angariar dinheiro.

É impressionante como o propósito inicial do "negócio", muda de foco com o passar dos anos.

E isso acontece em todos os seguimentos.

No mundo empresarial, o empresário contrata um funcionário para desempenhar uma função, este querendo "inovar" realiza tarefas totalmente diversa da que foi proposta.

No mundo religioso, cujo escopo era salvação de almas e o bem estar dos membros, líderes brigam entre si por dinheiro, poder e prestigio na sociedade.

No mundo da mídia, onde o objetivo era informar e apresentar programas de entretenimento saudáveis, presenciamos a briga de emissoras por ibope/audiência a qualquer preço.

E assim tudo perde sua identidade, e se transforma...

Não que as coisas não podem ser mudadas. Podem e devem, porém a metamorfose deve ser aplicada com intuito de melhorar a performance e elevar o nível do negócio.

Infelizmente o que vem ocorrendo com as transformações é a perda de qualidade nas mudanças empregadas. Prejudicando substancialmente o nível dos negócios.

Empresário/empregado, líder/membro, jornalista/receptor, professor/aluno, médico/paciente, advogado/cliente... tenha objetivos sólidos/concretos, não deixe que nada e ninguém tire seu foco. Seja centrado! Inove, mude, transforme para elevar o nível do seu negócio/trabalho.

Lembre-se: Não existe nada melhor do que finalizar uma missão com eficiência/eficácia e ver resultados positivos oriundos da transformação/mudança adotada!





Autor: Élida Pereira Jerônimo


Artigos Relacionados


Lições Sobre E De Carnaval

Carnaval 2013: Lançamento Do Cd Das Escolas De Samba Do Grupo Especial

Depois Do Carnaval

Veneza – Festivais

Jesus No Carnaval.

Na Passarela Do Reino

Quando O Carnaval Chegar...