De onde vem a poluição?



Mas de onde vem a poluição? Às vezes, as pessoas parecem não ter consciência de onde a poluição vem e para onde ela vai. Pior do que isso, em muitas oportunidades as pessoas não se dão conta de que a ação de poluir parte delas próprias e volta para elas mesmas em formas de enchentes, doenças como a dengue, a leptospirose, e a esquistossomose.

Lugares de onde a poluição pode sair

  • Fábricas: parece que é consenso que a maior parte da poluição parte de dentro das fábricas. Fábricas lançam poluentes na atmosfera por meio de chaminés. Como se isso não bastasse, muitas delas produzem as embalagens que vão parar dentro das galerias pluviais, entupindo-as. O esgoto industrial não tratado é, em muitos casos, descartado em mananciais matando peixes, envenenando a vegetação e destruindo ecossistemas;
  • Automóveis: A maioria dos carros ainda usa gasolina para se movimentarem. Esse combustível proveniente do petróleo lança gases do efeito estufa quando é queimado para gerar a energia que movimenta um automóvel. O efeito estufa causa um superaquecimento da atmosfera, modifica o clima, desregula a temperatura do Planeta Terra;
  • Residências: O esgoto residencial descartado de maneira irregular polui lagos, represas e rios, dentre outros mananciais. O lixo, tais como embalagens, e o lixo orgânico, poluem as ruas, os bueiros, as galerias pluviais.

Priorizando o Ambiente em detrimento do crescimento econômico

Mais do que uma desentupidora de galerias de esgoto, e muito mais do que o simples crescimento econômico, a maioria do povo brasileiro prefere que a prioridade seja dada às questões ambientais, como indica a pesquisa "Sustentabilidade: Aqui e Agora" realizada pelo Ministério do Meio Ambiente.
Mas priorizar o Ambiente significa produzir menos, consumir menos, ir mais devagar.
Por exemplo, se comêssemos menos peixes, não teríamos que ir pescá-los cada vez mais adentro dos oceanos. Isto é, se déssemos chance para eles se reproduzirem, eles não estariam em extinção.
O fato é que comendo mais e melhor, ficamos mais inteligentes, mais produtivos.
Então, é preciso balancear isso, comendo o essencial.
Mas o fator principal que devemos tirar dessas reflexões é que, para crescer economicamente, precisamos extrair recursos naturais do Planeta Terra e vendê-los. Extrair recursos é agredir o Ambiente, é poluir. E para o brasileiro, devemos priorizar o Ambiente.


Autor: Marcos Fernando Bitencourt


Artigos Relacionados


10 Conceitos Sobre Temas Do Saneamento Básico

O Aquecimento Queima Teu Futuro

Como Funciona Um Sistema De Tratamento De Esgoto No Brasil

A Educação Ambiental Por Meio Do Exemplo

Inimigo Discreto Da Natureza

Meio Ambiente E Seus Problemas

Efeito Estufa E O Aquecimento Global