Líder 2.011, mude sua equipe sem mudar nenhum colaborador



A absoluta maioria dos Líderes já sonhou um dia pelo menos em possuir a "equipe ideal", e, muitas vezes, acha que a solução está fora na troca de sua equipe atual pela possibilidade de sucesso com novos membros.

A questão é que, na prática, além de caro, trocar a equipe total ou parcialmente dá muito trabalho. Por que não "desenvolver aquilo que você já tem?

Você já investiu muito tempo e recursos para atingir o patamar atual e não deve desperdiçar o seu esforço. Ok... talvez a equipe não esteja no padrão que você gostaria e lá no seu íntimo, bem lá no fundo, você já pensou em provocar um turnover "... conquistar mais tempo e paciência da empresa!". Se quiser aprofundar sua visão com mais algumas opiniões sobre o assunto, veja o no link http://www.factor9.com.br/gestores.php os artigos "Quanto custa um turnover de 5%" ou "Parábola do batom no espelho".

Posso afirmar que agir por impulso, não vale o risco !

Busque investir mais tempo para conhecer as potencialidades de sua equipe. Verifique as competências técnicas e comportamentais de sua equipe. Vamos discutir o que é isto e como fazer... Faça uma auto-avaliação e identifique quando foi a última vez que você realmente investiu no aprimoramento de suas próprias competências.

Vamos ver o que pensam outros autores. Segundo Scott B Parry, "Competências são um agrupamento de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionados, que afeta parte considerável da atividade de um colaborador..." e acrescenta "....que pode ser medido segundo padrões preestabelecidos e que pode ser melhorado por meio de treinamento e desenvolvimento."

Como "Conhecimento" entenda como o seu investimento no treinamento técnico e conhecimentos acadêmicos deste colaborador que o levam ao "Saber Fazer". O "Conhecimento e o Saber Fazer" são denominados como "Competências Técnicas" que são os insumos que o profissional precisa ter para desempenhar o seu papel.

Mas somente o conhecimento técnico não será suficiente, há também o que chamamos de "Competências Comportamentais" que está relacionada com o "Querer Fazer". Este é o diferencial competitivo intrínseco do profissional e tem impacto direto no resultado da equipe e está diretamente relacionado com as "Atitudes" deste colaborador na aplicação correta das Competências Técnicas.

Então, não force a natureza das pessoas. Apesar de a personalidade adquirir alguma maleabilidade com o passar dos anos, a estrutura (a base) continua sendo a mesma durante toda a vida... e como diria o filósofo "Lagartixa não cresce e vira um jacaré".

Não é bom negócio cobrar e insistir em coisas improváveis ou mudar comportamentos (querer fazer) na força bruta.

Identifique os pontos fortes e fracos de cada membro da sua equipe individualmente e programe-se para mapeie onde está o maior desafio e aí sim, invista no desenvolvimento através do "Como fazer", dando exemplos e acompanhando cada um de acordo com suas características... e neste caso... como suas deficiências.

Dê tempo ao tempo! Cobre de cada um, pequenos avanços todos os dias, seja lá o quanto for, mas avance sempre! Seja objetivo e direto em seus feedbacks... Registre os avanços... e se ainda assim, uma voz lá do fundo insistir para que você providencie a substituição de algum colaborador, tenha certeza que você está aplicando o padrão de desenvolvimento correto, que um novo colaborador é somente uma nova chance de sucesso e finalmente que pessoas variam seu comportamento ao longo da carreira.

Confie nas suas competências de Líder. Se quiser avaliar como estão as suas competências como Líder, faça nosso teste gratuitamente no endereço www.factor9.com.br/gestores.php no link "Competências essenciais do Líder 2.0". Não é necessário se cadastrar. Enviaremos o resultado para o email que você nos indicar.


Um grande abraço !

Eduardo Varela é consultor em Gestão de Pessoas e especialista em treinamentos e consultoria para empresas de relacionamento com o cliente. É pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV, Certificação Seis Sigma pela SGV, graduado em Planejamento Estratégico, pela Ibmec, além de participações como palestrante em cursos in company e workshops sobre gestão de equipes de alto desempenho e é fundador da Factor9 (www.factor9.com.br) uma organização voltada para o BPO de processos e fundador do CDAT ? Centro de Desenvolvimento e aprimoramento de Talentos.
Autor: Eduardo Varela


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