Jesus Cristo não muda!




Joacir Soares d?Abadia, padre

Irmãos, Jesus Cristo não muda! Ele vos diz: "se a vossa justiça não for maior que a justiça dos escribas e dos fariseus, vos não entrareis no reinos dos céus" (Mt 5,20). Aqui Jesus descarta a justiça dos escribas e fariseus, que atendia apenas a seus interesses e não era a favor da vida revelando com isso que qualquer doutrina ou lei só tem sentido se contribuir para o desabrochar da vida. Ele não propõe uma nova doutrina, mas ensina a prática restauradora da vida.
Os escribas, os construtores das leis e os fariseus são chamados a olhar para o valor singular da vida. Isso porque os fariseus que são os mestres da lei achavam que a santidade estava vinculada à lei. Transgredir a lei era cair em pecado. No entanto, o próprio Eclesiástico já ensinava que o Senhor não deu licença para ninguém pecar (cf. Eclo 16,21).
No Evangelho de hoje, temos três contraposições:
A primeira, é entre o antigo mandamento "não matarás" e a nova prática de Jesus que descarta mesmo toda ofensa, ódio ou difamação ao irmão, com o empenho em reconciliar-se com ele, caso haja alguma desavença. Destaca o verdadeiro sentido do respeito à vida, como buscar a reconciliação com quem é visto como adversário ou inimigo. Assim, "não matarás" significa: não atentarás contra a vida de nenhuma forma, seja pela violência ou injustiça.
A segunda, acontece entre o mandamento "não cometeras adultério" e um novo comportamento em que o próprio desejo do adultério não crie raízes no coração humano.
Finalmente, a terceira contraposição é feita entre os antigos mandamentos de "não jurar falso" e "cumprir os juramentos feitos ao Senhor" e a rejeição de qualquer forma de juramento.
Para vivermos tudo isso faz-se necessário que busquemos a sabedoria, "não da sabedoria deste mundo nem da sabedoria dos poderosos... Mas a Misteriosa sabedoria de Deus, sabedoria escondida que, desde a eternidade, Deus destinou para nossa glória" (1Cor 2,6-7).
Em síntese, caros irmãos na fé, cabe a cada um assumir com responsabilidade seus atos, agindo de maneira coerente, refletida e consequente, decidindo-se, simplesmente, pelo sim ou pelo não. Sabendo que "Jesus Cristo é o mesmo, ontem e hoje e por toda a eternidade" (Hb 13,8), ou seja, Ele não muda.

E-mail: [email protected]
Autor: Joacir Soares D'Abadia


Artigos Relacionados


A ManifestaÇÃo Da GraÇa: A Mulher AdÚltera

O Amor Misericordioso De Deus

A Mulher AdÚltera

A Mulher AdÚltera

Nunca Deixe De Lutar Pelo Seu Ideal Mc 8:10 A13.

Escribas E Fariseus

Os Escribas E A Disputa Intelectual Que Travaram Com Jesus.