A coordenação Pedagógica e os seus questionamentos




A coordenação Pedagógica e os seus questionamentos

Deusângela Santos de Jesus *
Orientadora:Anátalia Rejane

RESUMO
Este artigo visa refletir a respeito do papel do coordenador pedagógico, no desenvolvimento das atividades que a ele compete, bem como mostrar a importância deste profissional. Atualmente, tem se discutido muito a respeito da função do coordenador que muitas vezes é vista de forma distorcida, errônea, quando na realidade a presença deste torna-se indispensável no âmbito escolar.
Palavras-chave: Coordenador pedagógico; Atividades; Âmbito escolar.

O coordenador pedagógico exerce função importantíssima no âmbito escolar. Embora tenha sido taxado por muitos professores como: fiscalizador, controlador, autoritário, dedo duro... Tem se questionado muito a respeito do seu real papel.
São compromissos fundamentais deste profissional, cuidar da formação e do desenvolvimento dos professores, para que isso aconteça, é necessário que sua formação aconteça numa perspectiva reflexiva, onde há reflexão na e sobre a ação, onde o coordenador é o facilitador e sua metodologia é: aprender a fazer fazendo, possibilitando assim a construção ativa do conhecimento, através da ação.
As ações cotidianas desse profissional devem ser transformadas através de sua compreensão, a reflexão deve ser uma constante no seu dia a dia, através dela, é possível rever e mudar suas atitudes, permitindo desta forma um avanço maior.
O coordenador enfrenta muitas dificuldades na escola, e para vencê-las faz-se necessário desenvolver um trabalho preventivo, em parceria com todo o corpo escolar. Desta forma ficará mais fácil articular o grupo de professores, para que cada um se comprometa com a melhoria do trabalho pedagógico da escola. Uma das maneiras de chamar atenção para este trabalho coletivo, é nas reuniões realizadas dentro deste espaço, que devem ser encaradas de forma que todos reflitam sobre sua prática em busca de soluções e respostas, como também novos saberes. Sobre o coordenador, é depositado grande expectativa, para sobressair de todas as questões, esse profissional deve possuir como sustentáculo de sua atuação relacional, o ouvir, o olhar, o falar e o prezar, também ter empatia com todos, saber se colocar no lugar do outro. O bom relacionamento interpessoal é sinônimo de bons resultados.
A escola é lugar mais propício para formar cidadãos críticos e atuantes, para isso é imprescindível que esta possua profissionais capacitados, professores que saibam identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos, para intervir da melhor forma possível, oferecendo a esse aluno uma nova perspectiva. Na maioria das vezes as escolas só querem se livrar desse aluno "problemático" e não procuram identificar sua deficiência e terminam por encaminhá-lo a outros profissionais, no qual cabia a escola resolver, por se tratar de dificuldades de aprendizagem. Aqui entra o questionamento: Será se esses professores estão realmente capacitados?
A formação do professor possui várias dimensões que devem ser trabalhadas com muito cuidado, o aproveitamento dessa formação varia a depender do interesse de cada um. A educação continuada se faz necessária ao considerar que a natureza do saber, se transforma constantemente, sendo necessário uma constante atualização por parte do professor.
A identidade do coordenador vem sendo questionada e até criticada por muitos. Nas escolas, é comum ver o próprio diretor atribuindo a este responsabilidade que foge do seu papel. Os questionamentos que cercam o coordenador pedagógico levam a uma reflexão: Que saberes, ele deve possuir?A resposta para esta questão é: depende do momento, não é fácil fazer a mediação entre conflitos e problemas, atender emergências e ainda manter a atenção na construção do PPP. Articular tudo isso exige uma sabedoria adquirida em diversas fontes como: família, escolas, relações interpessoais, formação profissional na própria experiência do cotidiano. Há ainda um outro ponto que o coordenador deve estar atento, é a questão do cuidado, cuidado consigo e com o próximo, isso exige várias habilidades que devem ser valorizadas como: saber observar, olhar e ouvir, responder aos sentimentos, e encaminhar soluções. Este olhar deve voltar-se também para as pessoas portadoras de necessidades especiais, buscando de alguma forma incluí-las dignamente na escola e sociedade.
Esta reflexão a respeito dos questionamentos que perpassam a realidade do coordenador pedagógico nos faz perceber, o real papel deste profissional na escola, que contraria o pensamento negativo de muitos o coordenador possui o papel de: articular o Projeto Político Pedagógico da escola, organizando assim todo corpo escolar para reflexão, participação na concretização do mesmo, de forma que a escola propicie aos alunos um melhor desenvolvimento e aprendizado, deve combater tudo que desumaniza a escola. Entende-se, portanto, o coordenador como um intelectual e sua prática deve comportar as dimensões: reflexiva, organizativa, conectiva, intermentiva e avaliativa.

REFERÊNCIAS:
ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Placco, Vera Maria N. De Souza. O Coordenador Pedagógico e o Espaço da Mudança. 6 ed. São Paulo: Loyola, 2007.

Autor: Deusângela Santos


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