Escrever, todos podemos!



Edson Silva

Não é raro ouvir alguém falar que não consegue escrever ou colocar as idéias no papel. Acho até engraçado, pois creio que todos têm capacidade, uns com mais facilidade outros com menos. Lembro, por exemplo, de meu pai, que não chegou terminar a quarta-série do antigo Primário, mas tinha grandes idéias, escrevia lindas histórias e sobre variados assuntos reais ou de ficção que ficávamos maravilhados.

Meu irmão mais velho, o Zé, se encarregava se acertar ortografia, concordância ou equivoco que houvesse e passava as histórias para o papel. Pena que não temos mais guardados todos os tesouros, com histórias de gigantes, dragões e princesas, mas também com o cotidiano da Campinas dos anos 50 e 60. Mas voltando ao ato de escrever digo que todos nós podemos sim, basta exercitar.

Lembro de uma música que tocava na primeira versão da série "O Sítio do Pica Pau Amarelo", baseada na genial obra de Monteiro Lobato. O tema era do personagem Pedrinho e a letra, que é do Dori Caymmi, dizia: "Ele imaginava/ Que era rei, soldado, herói, pirata e domador/ Era o que queria ser/ Porque era um sonhador/ Ele acreditava/ Em dragão, bruxa, saci, cavalo voador/ Via o que queria ver/ Porque era um sonhador/...Ele viajava/ E era trem, submarino, avião, vapor/ Ia aonde queria ir/ Porque era um sonhador..."

Note que o estribilho é "porque era um sonhador". Talvez o ato de escrever se resuma em ser sonhador. Por isso, imagine tudo que queira ser, veja tudo que queira ver, viaje para onde quiser ir, isto todos podemos na imaginação. Lógico que para escrever sobre um assunto específico devemos conhecê-lo e isso se consegue com leitura. Um livro puxa outro e logo quem achava ser incapaz de escrever se vê tomado pelo maravilhoso vírus da literatura e quem sabe não ganhamos um talento? Portanto, dê seu recado e sempre terá um interessado em saber o que você pensa, podendo concordar ou não, mas isso é outra história...

Edson Silva, 49 anos, jornalista da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Sumaré

[email protected]

Autor: Edson Terto Da Silva


Artigos Relacionados


Quaresma Em Minutos

Como Ser Um Escritor?

Um Homem Humilde, Com Orgulho!

Uma História Real.

Nos Braços Da Paz

Escrever-te

Dê Direito à Criança Gostar De Ler