A Educação Ambiental como ferramenta para o desenvolvimento de atitudes em alunos do ensino formal



A Educação Ambiental como ferramenta para o desenvolvimento de atitudes em alunos do ensino formal

Resumo:
Atualmente questões relacionadas com a problemática ambiental vêm sendo abordadas na sociedade, exigindo mudanças atitudinais diante da relação homem-natureza. Diante disso, é necessário que a partir da Educação Ambiental sejam promovidas ações, devendo a referida temática ser trabalhada desde as séries iniciais, em todas as disciplinas, nos currículos de instituições de ensino públicas e privadas. Essas ações poderão desenvolver no indivíduo a sensibilização, compreensão, responsabilidade e mudança, gerando uma percepção sobre a relação da sociedade com o meio ambiente. Assim, observa-se que a Educação Ambiental poderá auxiliar o indivíduo no entendimento sobre a necessidade da preservação da natureza, reconhecendo ser ele mesmo parte integrante do ambiente, proporcionando a compreensão da necessidade de conservação e do uso sustentável dos recursos naturais, conservando o meio ambiente para as presentes e futuras gerações.
Palavras - chave: Educação Ambiental, ensino formal, mudanças atitudinais.

ABSTRACT:
Currently issues related to environmental issues have been dealt with in society, requiring attitudinal changes on the relationship between man and nature. Therefore, it is necessary that from the Environmental Education activities are promoted, since that issue be addressed since the early grades in all subjects in the curricula of educational institutions in public and private. These actions may develop in the individual's awareness, understanding, accountability and change, creating a perception about the relationship between society and the environment. Thus, it is observed that environmental education can assist the individual in understanding the need to preserve nature, acknowledging that he himself is an integral part of the environment, providing understanding of the need for conservation and sustainable use of natural resources, conserving the environment environment for present and future generations.
Key - words: environmental education, formal education, attitudinal changes.


Introdução:
Questões relacionadas com a problemática ambiental vêm sendo abordadas atualmente e exigem o desenvolvimento de ações e atitudes diante da relação homem-natureza. Segundo Brasil (1998), o estudo sobre a dinâmica da natureza promove a Educação Ambiental, permitindo que o ser humano se reconheça como parte integrante do meio ambiente, além de relacionar suas ações com as alterações dos recursos naturais. Dessa forma, a educação, especificamente a ambiental pode auxiliar no desenvolvimento dessas ações, além de motivar uma postura participativa da sociedade a partir da superação dos problemas ambientais.
De acordo com a Lei nº. 9795/99, a Educação Ambiental é obrigatória nas instituições escolares amparada pela Política Nacional de Educação Ambiental (Brasil, 1999) com o objetivo principal de desencadear ações nos alunos e também na comunidade sobre as questões ambientais. Entretanto, nas instituições de ensino a Educação Ambiental ainda é abordada como tema transversal fazendo parte dos conteúdos relacionados aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), onde estão especificados os objetivos e as metas que a Educação Ambiental deve atingir nos estudantes das diferentes modalidades de ensino (BRASIL, 1997).
Conforme refere Hendges (2010) a Educação Ambiental no ensino formal deve ser desenvolvida nos currículos das instituições públicas e privadas do país como prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades educacionais. Assim, ao relacionar os contéudos com práticas ambientais pode-se desenvolver à formação de hábitos e atitudes pessoais e coletivas que preservem a qualidade de vida das pessoas, além dos recursos naturais do país e do planeta.
Diante disso, a Educação Ambiental pode proporcionar ao ser humano o entendimento da necessidade de conservação do ambiente e do uso sustentável dos recursos naturais, conservando-o para as presentes e futuras gerações e segundo Carvalho (2001) é importante à medida que pode favorecer a criticidade, o conhecimento e a participação da sociedade de maneira que possa construir valores favoráveis às práticas de conservação do meio ambiente.
O presente artigo é uma revisão de literatura sobre a Educação Ambiental como ferramenta para o ensino formal e teve por objetivo analisar o desenvolvimento de ações e atitudes nos alunos a partir do engajamento deste tema durante o processo de ensino aprendizagem.

Desenvolvimento:

Diante das temáticas ambientais abordadas na atualidade, faz-se necessário desenvolver na sociedade ações para que cada um perceba a importância do meio ambiente, além de agir como parte integrante dele (BRASIL, 1998).
Neste sentido, a escola é vista como espaço privilegiado para a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de ações, devendo priorizar e valorizar a busca da aprendizagem dos educandos, cabendo aos educadores orientá-los e incentivá-los ao desenvolvimento do pensamento crítico (SILVESTRI; TAVARES, 2008). Assim, a escola irá auxiliar na construção de atitudes, conhecimentos, habilidades e valores, podendo contribuir para a formação de um cidadão consciente da sua responsabilidade com o meio ambiente (CARVALHO, 2001).
Segundo Antonucci (2009), para ser efetiva a ação em Educação Ambiental, deve promover a construção do conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade ambiental. Para que essas ações sejam construídas é necessário que as práticas sejam relacionadas às situações do cotidiano dos alunos, pois haverá sensibilização, compreensão, responsabilidade e por fim a mudança, o que irá promover uma conciliação da relação da sociedade e o meio ambiente. Corroborando a idéia, o artigo 13 da lei 9.795/99 relata que ações e práticas relacionadas à Educação Ambiental podem promover a sensibilização coletiva sobre as questões ambientais e a sua organização tende a promover a defesa da qualidade do meio ambiente.
Entretanto, apesar da intensa mobilização a fim de solucionar os inúmeros problemas ambientais, ainda existem muitos desafios a serem superados de modo que esse tema seja trabalhado na escola, visto que a Educação Ambiental no ensino formal não deve ser incorporada como uma disciplina específica e sim como uma temática abordada em todas as disciplinas visando à participação e o desenvolvimento de atitudes individuais e coletivas nos alunos. Segundo Tanner (1978), a Educação Ambiental pode ter um caráter multidisciplinar, isto é, estar integrada a todas as matérias presentes no currículo escolar e ser abordada em todas as modalidades educacionais desde as séries iniciais até o último ano de escolaridade.
Assim, a partir das temáticas relacionadas à Educação Ambiental abordadas desde as séries iniciais, o aluno poderá ser despertado sobre a situação do meio ambiente, podendo a partir disso, desenvolver ações e/ou mudanças de atitudes perante as condições ambientais. O professor neste momento pode aproveitar a temática e relacionar o conteúdo à realidade do aluno, criando ambientes onde o aluno possa aprofundar o tema de seu interesse resultando em uma aprendizagem significativa.
Como consequência dessa aprendizagem significativa e seguindo o artigo 1 da Política de Educação Ambiental, o indivíduo poderá construir valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

Conclusão:
A Educação Ambiental é um componente essencial na educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, de modo que possa desenvolver no indivíduo ações e atitudes a respeito da problemática ambiental (BRASIL, 1999). A partir disso, considera-se, a necessidade de intervir educacionalmente em favor de comportamentos mais coerentes com os princípios de conservação ambiental, podendo, portanto favorecer mudanças atitudinais a respeito da relação homem-natureza.

Referências:

ANTONUCCI, A. G. A Educação Ambiental como prática no ensino formal. In: http://www.cenedcursos.com.br/educacao-ambiental-ensino-formal.html. Acessado em: 16 de setembro de 2010.

BRASIL. Decreto nº. 4281 de 26 de junho de 2002. Regulamenta a Lei nº. 9795 de 27 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências.

_______, Lei nº. 9795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências.

_________, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília, DF, 1998. 51 p.

________, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (10 volumes). Brasília: MEC, 1997.

CARVALHO, I. A Invenção ecológica ? Narrativas e Trajetórias da Educação Ambiental no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2001.

HENDGES, A.S. Educação Ambiental no ensino formal e não formal. Lei 9.795/99. In: http://arcadenoe.ning.com/profiles/blogs/educacao-ambiental-no-ensino. Acessado em 17 de setembro de 2010.

SILVESTRI, G.; TAVARES, B. As aves como instrumento de iniciação científica de alunos do Ensino Fundamental. Atualidades Ornitológicas. 2008.

TANNER, R. T. Educação ambiental. São Paulo: Summus/EDUSP, 1978, p. 55

Autor: Catiane Cardoso De Oliveira


Artigos Relacionados


A ImportÂncia Da EducaÇÃo Ambiental No Ensino Da Geografia

Educação Ambiental E Desenvolvimento Sustentável: Educação Ambiental Em Espaço Não-formal, Instrumento Pedagógico Para O Ensino Fundamental Ii De 6º Ao 9º (5ª A 8ª Série)

EstratÉgias E Subsidios Para A SensibilizaÇÃo Da Sociedade Para O Uso Racional Da Água

Os Diferentes Contextos Sociais Nos Projetos De Educação Ambiental Na Escola

A ContribuiÇÃo Da EducaÇÃo Ambiental Para A EducaÇÃo Do Campo

GestÃo Ambiental

As Dificuldades Da EducaÇÃo Ambiental Nas Escolas Do MaranhÃo