Deus, a Ciência e Eu



Deus, a Ciência e Eu
Vc acredita em Deus... qual a sua religião? Provavelmente você já ouviu estas perguntas (feita numa só) e, se não ouviu um dia ouvirá. Não tenho a menor dificuldade em assumir e expressar a minha fé. Sou daquelas que acredita num Deus Único, Vivo, Simples, Universal e Acessível .
Para muitas pessoas, é uma perguntinha incômoda e até invasiva. Alguns intelectuais e empresários, quando indagados sobre suas crenças, esboçam um sorrisinho amarelo, sentindo-se envergonhados, afinal, a ciência ainda não provou a existência Dele. Então como poderia alguém tão inteligente, tão bem sucedido e com uma gorda conta bancária, admitir que Ele exista? Soa meio patético. A não ser no silêncio do seu quarto, quando a solidão dilacera, quando a falta de verdadeiros amigos grita mais alto. Aí sim, a presença Dele se torna tão confortante e necessária que ocupa todo o espaço, inclusive aquele enorme vazio que incha o peito e que só os solitários de alma conhecem. Outros, O encontram nas igrejas e religiões. E tem aqueles que O imaginam sentado 24 horas num belíssimo trono de ouro.
A minha fé vem não sei de onde... talvez dos filmes bíblicos na infância, assistidos inúmeras vezes num cineminha a céu aberto, com banco de tábuas quase rústicas e sem encosto - Aquilo era o paraíso numa cidadezinha no interior de MG, próxima ao Rio São Francisco, o meu amigo de infância, carinhosamente chamado de "Velho Chico" - ou então das aulas de catecismo ministradas à sombra de uma frondosa árvore; quem sabe ainda, das histórias bíblicas maravilhosamente contadas por minha querida avó, que geralmente começava assim: "Quando Jesus Cristo andava pela Terra... "
Seja de onde for, essa Energia, esse Ser estruturou-se de tal forma, que consigo percebê-lo no meu dia-a-dia nas mais diversas situações. Posso sentir Deus no Vento, no perfume da flor, no vôo da borboleta, numa gargalhada, no cantar dos pássaros... Tenho verdadeira admiração por sua Obra.
E agora, enquanto faço esta confissão, uma suave brisa entra pela janela, soprando-me suavemente, como a endossar as minhas palavras e confirmar a Sua presença.
Alguns físicos contestam esta Existência e defendem a teoria de uma explosão Cósmica para a criação do Universo. Que explosão é esta que destinou sabor tão peculiar a melancia acompanhado de seu valor nutricional?! Que explosão é essa que perfumou as flores?! Que presenteou os pássaros com o dom de voar?! Que explosão é esta que gera um sincronismo perfeito e harmônico em toda a criação?! A teoria da explosão, lembra-me uma frase de Benjamin Franklin " Achar que o mundo não tem um criador é o mesmo que afirmar que um dicionário é o resultado de uma explosão numa tipografia"
Subitamente me ocorre um pensamento. Pode ter sido uma explosão cósmica sim, mas foi Ele quem a "detonou".
As afirmações, contestações e questionamentos estão presentes em quase todas as civilizações.
Para Freud, "a necessidade que as civilizações possuem em controlar os instintos e impulsos dos seus indivíduos estabelecendo uma ordem moral, foi utilizada para difundir as religiões, pois aparentemente as leis divinas eram e continuam sendo muito mais sólidas e poderosas do que as leis humanas. Deste modo, passa-se a obedecer aos preceitos da sociedade devido o temor do castigo pela ordem divina."
Com todo respeito ao pai da Psicanálise e a outros teóricos que de certa forma tentam cientificar a Fé ou a existência Divina, acredito sim numa energia Superior e universal que extrapola o conhecimento da humanidade, transcendendo a curiosidade e prepotência científica.
Creio em algo com sabedoria e poder suficientes para mover marés e tsunamis , aquecer o seio da Terra culminando com a erupção de um vulcão... ou sacudi-la por alguns segundos sem deixar pedra sobre pedra. Num ser que se faz presente no vôo sutil da borboleta, na fragilidade do beija-flor, no belo arco-íris que enfeita o céu após uma chuva de verão. É este o Deus que faz parte do meu dia-a-dia. Não está limitado à Igrejas e religiões. Ele simplesmente É. Muitos, acredito, passam por Ele e não O percebem...
Entretanto, defendo a tolerância e respeito absoluto a todas as crenças e religiões, ao direito da comunidade científica de contestar a Sua existência. Mas é inadmissível que esta queira "vender" à humanidade, uma verdade única e absoluta.
Por defender a liberdade de pensar e expressar, e exercendo este direito; quando me perguntam: "Você acredita em Deus...qual a sua religião?" Me sinto a vontade para responder, que o meu Deus é tão incomensurável e tremendo que não cabe em dogmas e rituais. É um Artista fenomenal, magnânimo e extraordinário, que além de esculpir a mais bela de todas as obras de arte, ainda a presenteou com a Vida e seus mistérios!! É este o Deus que conheço!!

Autor: Denise Salles


Artigos Relacionados


Natureza

''É CompatÍvel A ExistÊncia De Deus Com A ExistÊncia Do Mal''?

Explosão Solar

A Minha Religião

Jesus Morreu Por Nós....você Que Pediu?

O Futuro De Uma Ilusão I

Intimidade Com O Divino