Adição de etanol ao oleo diesel



A adição de etanol ao óleo diesel convencional, misturado ou não com biodiesel a base de ácidos graxos, de origem vegetal ou animal, enfrenta dois grandes problemas;
- A possibilidade de, na presença de pequena quantidade de água, ocorrer a separação de fases, uma orgânica com o diesel e uma alcoólica, com o etanol e água;
- O baixo índice de cetana do etanol, em volta de 5 contra 45 do diesel, o que prejudica a combustão da mistura.
Para resolver esse problema são usados produtos auxiliares, como "cetane boosters" para aumentar o índice de cetana da mistura e cosolventes, para permitir a estabilidade da mistura e prevenir a separação de fases.
Como "cetane boosters" são usados, na maioria das vezes, nitratos de alcoóis, como nitrato de ciclohexila, nitrato de 2etilhexila e outros.
Esses produtos são extremamente caros, inviabilizando a economicidade do uso deles.
Para evitar a separação de fases são usados produtos como o álcool terbutilo, o etilterbutil éter e outros produtos orgânicos, ésteres e aminas.
Entanto é possível misturar etanol ao diesel usando um só produto que tem dupla função, é ao mesmo tempo "cetane booster" e cosolvente.
Esse produto misturado com etanol foi testado em misturas de até 20% em motores diesel convencionais, sem a necessidade de modificação, com excelentes resultados.
O motor apresentava uma operação mais suave do que quando usava diesel convencional, uma redução da emissão de material particulado, a popular fumaça, e também redução da emissão de óxidos de nitrogênio.
O consumo não apresentou alteração significativa, apesar do menor poder calorífico da mistura etanol com diesel.
O custo da mistura etanol com cosolvente é de R$1,50/l, praticamente equivalente ao custo do diesel mineral e bem menor do que R$2,00/l do biodiesel tradicional.
A par disso há a vantagem de ampliar o uso do etanol no mercado combustível, hoje limitado a motores de ciclo Otto, sem apresentar a desvantagem da competição com o mercado de alimentos, pois o etanol já é qualificado como combustível no mundo todo.
Além da menor emissão de material particulado e de óxidos de nitrogênio, a mistura de etanol no diesel também diminui a emissão de óxidos de enxofre e a emissão de CO2.

Autor: Antonio Osvaldo Gomes Cavados


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