OS ANNALES



Osfundadores:LucienFebvreeMarcBloch

 

EstecapítuloédivididopeloautorPeterBurkeemquatrosubtemasqueprocuramexplicaratrajetóriadogrupoquecausouumarevoluçãonofazerdahistóriatrazendo,comisso,umanovaconceituaçãodadisciplina,assimcomo,abuscadaquiloqueéessencialaHistória,aproblematização,alémdemétodosemetodologiasnovas.

OautorfaladosanosiniciaisdacarreiradosfundadoresdosAnnales,FebvreeBloch,depoisfazobservaçõessobreoperíodoquepassaramemEstrasburgo,ondeseencontraramem1920começandoaliumagrandeparceria,tendoduranteesseperíodováriospensadoresqueajudaramainfluenciarosdois,comoBlondel,Halbwachsentreoutros,sendo,contudoseusmaioresinfluenciadoresFrançoisSimiandeVidalDelaBlache,emqueBlochdaênfaseasociologiadeDurkheimeMarcelMausseFebvreinteressava-sepelaconstruçãodeumageo-história,assimcomopelasatitudescoletivaschamadaspsicologiahistórica.

LogodepoisfaladacriaçãodosAnnales,oqueocorreulogoapósaPrimeiraGuerraMundial,em1929,ondeestatrazianomescomoDemageon(geógrafo),MauriceHalbwachs(sociólogo),CharlesRist(economista),eumcientistapolíticoAndréSiegried,mostrandocomissoocaráterinterdisciplinardoprojeto.

EmseguidafaladainstitucionalizaçãodosAnnalesapesardadispersãodogrupodeEstrasburgo.

OquedestacamosdestecapituloéquePeterBurkesepropõeanosmostrarcomofoiimportanteosurgimentodogrupoàHistória,poisécomBlocheFebvre,estesdoishistoriadoresquepropõemaelaboraçãodeumahistóriaproblema,ouseja,umahistóriafeitaatravésdequestionamentos,ondenãosãoprivilegiadosapenasfatospolíticosediplomáticosatravésdafiguradosgrandeshomens,dosgrandesheróisnacional,vivendoumahistóriasemconflitosetensões,esim,buscam-seoshomensnoseufazercotidiano,sendoestessujeitoseobjetosdahistóriamostrandoaspermanências,rupturasetensõesexistentesaolongodastemporalidadeshistóricas,enxergandocomoestesaconstroem,emqueessenovotipodehistóriarequerumamaiorinterdisciplinaridadecomasoutrasdisciplinassociais,alémdeampliaranoçãodefontesnahistória,ondetudoquehomemproduz,tocaoupensaéfontehistórica.

Sãoosprimeirosafalarsobreastemporalidadesdotempohistórico,darentendimentoaosmodosdeagiresentirdeslocandoaênfasedahistoriadopolíticoparaomental,osocial,oeconômicoeentreoutros,alémdepensaracomparaçãocomoessencialparadisciplina.

Emsuma,oentendimentoquesetemdestecapituloéqueemlugardaHistóriatidacomotradicionalquepossuíaumcaráterfundamentalmentepolítico,diplomáticoemilitar,instala-se,apartir,dosAnnalescomasidéiaseinfluênciasdeseuspaisfundadoresaHistóriaproblemaquebuscasertotalizante,dandoênfaseaomental,socialeaoeconômico,ondeaHistóriapassaaserdefinidacomoaciênciadastransformaçõesdohomemnotempo.

 

AEraBraudel

 

Sobreoperíododenominadode “AEraBraudel”,oautorPeterBurkesubdivideestecapítuloemtrês:I)OMediterrâneo;II)oBraudeldasultimasObras;eIII)OnascimentodaHistóriaQuantitativa.

Em “OMediterrâneo”,Burke,salientacomofoioprocessodeconstruçãodatesedograndehistoriadorFernadBraudel,talvezsuagrandeobrahistóricae,énessemomentoqueBraudelcomeçaaesboçarseuesquemadeanálisehistórica,ondedivideolivroemtrêspartes,emqueexisteumaHistória”quasesemtempodarelaçãoentreohomemeoambiente,surgeentão,gradativamente,ahistóriamutantedaestruturaeconômica,socialepolíticae,finalmente,atrepidantehistóriadosacontecimentos(BURKE,1990,p.46).

ParaescreverestelivroBraudelteveinfluênciassignificativasdeFebvre,Ratzelcomseudeterminismopluralista,eprincipalmenteHenriPirrene,alémdeestarmuitoligadoaoEstruturalismodeLévi-Strauss,assimcomodaanáliseeconômicapróximaaoMarxismo.OqueBraudelprocurouatingircomtalobrafoiàhistóriatotal,porémmuitascriticaslheforamfeitas,poisestefalamuitopoucosobreatitudesevalores,quesãoasmentalidadescoletivas,tãopresentescomBlocheFebvre.

BurkeapudBraudelsalienta:Meugrandeproblema,oúnicoproblemaaresolver,édemonstrarqueotempoavançacomdiferentesvelocidades(BURKE,1990,p.52).

Burkeconcluiessaprimeiraparteafirmando:permaneceumaconquistapessoaldeBraudelcombinarumestudonalongaduraçãocomdeumacomplexainteraçãoentreomeio,aeconomia,asociedade,apolítica,aculturaeosacontecimentos(BURKE,1990,p.55).

Nasegundapartefalade “OBraudeldasúltimasobras”,mostrandoestenopoderdecomandodaEscoladosAnnales,ondeestepassaaserumagrandeinfluênciaaoutrageraçãodeestudantes,comoporexemplo,PierreChaunueEmanuelLeRoyLadurie.

NessemomentoBraudeleseusdiscípulospossuemumapreocupaçãoespecialcomaHistóriadaCulturamaterial,ondeBraudelsalientaahistóriaeconômicacomoumedifíciodetrêsandares(BURKE,1990,p.58),comisso,aproxima-sedeMarx,poisháacivilizaçãomaterial,háavidaeconômica,eexisteumandarsuperiorligadoaomecanismocapitalista,andaresseparecidocomasuperestruturadeMarx.

Naformadeapresentaroslivrosqueescrevenestemomento,seguesuaabordagemtípicaouamesmautilizadaem “OMediterrâneo”,comumaestruturatripartite:ahistóriaquaseimóvel,aestruturaleadoseventos.

Aterceiraeultimapartedocapituloéaquefalasobre “OnascimentodaHistóriaQuantitativa”,ondeBurkesalientaaimportânciadeErnestLabrousse,queeramarxista,ondesuasconceituaçõesbuscavamatravésdoentendimentodasestatísticas a partir daquantificaçãoedaseriaçãodedadoscontribuirparaanalisedosprocessoshistóricos.

OutraquestãoimportantequeBurkepropõeésobreaimportânciadaHistóriaregional,ondeasmonografiasproduzidasduranteesseperíodosobrecomunidadesdeterminadas,emperíodoscircunscritos,demaneiraglobalizante, eram muito comuns na prodição desse período, havendocomissoatentativadejunçãodahistóriacomaetnografia,emqueseusmaioresexpoentessão:Goubert,EmanuelLeRoyLadurie,MichelVovelle,GeorgesDuby,alémdeMousnier.

Emsuma, “AEraBraudel” foi o momento daconstruçãodeumahistóriatotalizanteeglobal,onde buscou-se englobadarasdiversasperspectivas,prevalecendoprincipalmenteoeconômicoeosocial,emqueBraudeldapoucaênfaseasmentalidades,aproximandoosAnnalesdascorrentesmarxistaseestruturalistas,contudosuagrandecontribuiçãoameuverétransformarnossasnoçõesdetempoeespaçocomsuasmúltiplastemporalidades,poisBradueltrabalhaedesenvolveosconceitosdecurta,médiaelongaduração.Acurtaduraçãoéotempodosacontecimentos,éahistóriadoseventos,éumahistóriasuperficialdosfatos.Amédiaduraçãodetempoéadasconjunturas,ondevisualizaamutaçãodasestruturaspolíticas,econômicas,sociaisementais.Alongaduraçãoéahistoriaquaseimóvelouquasesemtempodarelaçãoentreohomemeoambiente.

 

Aterceirageração

 

NãohouvenesseperíodoumdomíniocomonostemposdeBloch,FebvreeBraduel.Porisso,aterceirageraçãoétidacomoumageraçãodifícildetraçarumperfil,poisesteshistoriadoresvãotrabalharcomumahistóriafragmentada,ondevãoserapontadasváriasperspectivaseinúmerasvertentesdeestudodentrodestageração.

Ahistórianovacomoéconhecidaaterceirageraçãotevecomoprincipaiscorrentesdomomentooretornodahistóriapolítica,asmentalidadeseoressurgimentodanarrativahistórica.

Anovahistóriapolíticatemcomocaracterísticaointeressepelopoderearelaçãodosmicropoderesexistentesnavidacotidiana,ousopolíticodossistemasderepresentação,abrindoespaçoparaahistóriavistadebaixo,preocupadacomasgrandesmassasanônimas,comoindividuocomum,não apenas dando enfase maisexcepcionalmenteasgrandesfigurasdapolíticaedadiplomacia.

Asmentalidadestêmcomocaracterísticasoenfoquedasociedaderelacionadaaomundomentaleaosmodosdesentir,ondeosseusolharessedirigemparaouniversomental,osmodosdesentir,osâmbitosmaisespontâneosdasrepresentaçõescoletivasetambémdoinconscientecoletivo,analisandoavivencia,asubjetividade,comoapessoasente,viveepercebeomundosocialqueacerca,ondeoconceitodeimaginárionãotrabalhaarealidadeemsim,masaformacomoestaépensadaourepresentadapelossujeitossociais.

Anarrativahistóricaeoseuretornotêmcomocaracterísticasaquestãorelacionadaàmicrohistoriaqueestudaaspartesenãootodo,fazendoumadescriçãodetalhistaeminuciosa.

Osprincipaishistoriadoreseintelectuaisdessageraçãoouosmaisdestacadossão:PhillipeÁries,JeanDelameau,GeorgeDuby,JacquesLeGoff,RogerChartier,PierreBordieu,MicheldeCertau,LeRoyLadurieeMichelFoucault.

PhillipeÁriestemseusinteressesnarelaçãoentreanaturezaeaculturaeasformaspelaqualumaculturavêeclassificafenômenostaiscomoinfânciaemorte.

JeanDelameaupossuíaoestiloamericanodepisicohistória,orientandonosentidodeestudodosindivíduos,atéfinalmenteencontrarapsicologiahistóricafrancesa,ondesedirigeapesquisanosentidodosgrupos,ouseja,faziaainteraçãoentreopensamentoindividualedogrupo,oudaculturaimpostaparasecompreenderumdeterminadoprocessohistórico.

LeRoyLadurietemseusinteressespelaantropologiasocial,fazendoanálisedeestruturasdeclassesnoiniciodasociedademoderna,ondefazumaanáliseestruturaldaslendas,osestudosdosgestossimbólicosdavidasocial,tratandoosacontecimentoscomoralaçãoourespostasasmudançasestruturais.

LeGoffeDubysãohistoriadoresmedievalistasquetrabalhamcomoimagináriosocial,oprimeiroeosegundocomideologias.LeGoffinsistenamediaçãodeestruturasmentais,dehábitodepensamentooudeaparatosintelectuaisouemoutraspalavrasmentalidades,ondefazumarelaçãoentreomaterialeomentalnodecorrerdasmudançassociais,atravésdarepresentaçãocoletivadasociedadefeudalesuaestruturatripartite.

Dubypreocupa-secomahistóriadasideologias,dareproduçãoculturaledoimagináriosocialeeconômicodaFrançamedieval,emqueprocuracombinarcomahistóriadasmentalidades,fazendoumarelaçãodarepresentaçãocoletivadasociedadedivididaemtrêspartes:osquerezamosqueguerreiameosquetrabalham.Dubyacreditaqueaideologia,nãoéumreflexopassivodasociedade,masumprojetoparaagirsobreela,ondeintegraarelaçãodoimagináriodosindivíduoscomasuaexistênciareal.

BordieueCertauabordaramumahistóriaantropológica,ondeBordieupossuioidealdeeducaçãocomoreproduçãosocial.Certaufoiumespecialistadahistóriadareligião,porémcontribuiuemoutrostrêscampos:analisandoapolíticadalinguagem,oestudodocoletivosobreavidacotidianaeaescritadahistóriasocialconcentrando-sesobreoprocessoquedescreveaconstruçãodooutro,freqüentementeoinversodaimagemquesetemdesimesmo.

RogerChartiertrabalhacomahistóriadoslivros,ondesepreocupacomamudançanaabordagemdahistória e coma sua reescrita,comastransformaçõessofridaspelostextosparticularesquandoadaptadosàsnecessidadesdopúblicoouescalamentodepúblicossucessivos.

MichelFocaulttemseuestudovoltadoahistoriaculturaldasociedadeesobreoimagináriocoletivo,ondeahistóriaculturaldasociedadeouasociedadeemsimesmaéumarepresentaçãocoletiva.

OquesepodeconcluiréqueaterceirageraçãodosAnnalesnãosepreocupouapenascomumavertenteouperspectiva,porémaumabuscadaconstruçãodeumahistóriatotalizante,procurandocadaumdeacordocomsuatendênciahistoriográficafazerumestudonaáreaemque são especialistas,ondeétransferidooestudodabaseeconômicaàsuperestruturacultural,trata-seemprimeirolugardeumamudançaquevaido “PorãoaoSótão”.

 

 

Referenciabibliográfica

 

BURKE,Peter.AEscoladosAnnales:(1929-1989).SãoPaulo:UNESP,1991.

 

Download do artigo
Autor: Daniel Rodrigues De Lima


Artigos Relacionados


Vento

Ja Ta Na Hora

15 De Outubro

Encantadora

Disfarce

Abandono

Crime De Amor...