Altruísmo: Amor ou Egoísmo? Parte II



Altruísmo: Amor ou Egoísmo? Parte II

"Não dou esmolas; para isso não sou bastante pobre." (Friedrich Nietzsche)

Na linha do texto anterior, quando fazemos algo a quem necessita, sentimos prazer em ajudar, prazer esse que pode ferir a dignidade do outro, pois como podemos sentir prazer em ajudar alguém que está em situação inferior a nossa?
Quando queremos realmente ajudar, não ajudamos, simplesmente, não me entendam mal, pois o que quero dizer é que, em ajudando um, muitos outros permanecerão na mesma situação e vão querer ajuda também, a ajuda "mata a fome", mas também cria dependência.
A dependência é que faz estagnar a sociedade, senão vejamos, por que há tantas pessoas pedindo nas ruas, por que há tantas pessoas "trabalhando de cuidadores de carros (flanelinhas)", por muitas vezes nos compadecemos e na maioria das vezes é medo mesmo, medo de arranharem nossos carros e assim diminuírem nosso patrimônio.
Não sou nenhum hipócrita, nem um grevista, nem socialista, sou apenas alguém que não quer ver a sociedade e os excluídos dela, a mercê e escravos da esmola, esmola esta dada para se ver livre logo, de quem o incomoda, ou como já disse anteriormente, pra ter prazer em "ajudar" os menos favorecidos e também este último gostaria que ficasse longe da "facilidade" que é esmolar para viver.
Utilize seu altruísmo de forma a satisfazer seu ego, seu prazer, construindo algo que possa fazer com que os que necessitam, assegurem para si, a sua própria satisfação de vida, de amor, de paz.
Faça com que seu prazer em ajudar seja revertido a ti mesmo, não tenha pena de ti, pois com certeza, quando olhar para o espelho da humildade, verás que você não terá sua imagem refletida, simplesmente por ter pena e por se fazer de bonzinho.
Quem dá aos pobres empresta a DEUS, deveria ser o contrário, dar a DEUS e emprestar aos pobres, pois só assim darão o devido valor ao que receberem. Isso é FATO. A maioria esmagadora só da o devido valor, ao que conquista com sacrifício.

"Uma esmola, para o homem que é são, ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão." (Luiz Gonzaga)

Eduardo Dalla Costa Rodrigues
@eduardo_dalla

Autor: Eduardo Dalla Costa Rodrigues


Artigos Relacionados


Doe Amor!!!

Prazer

Medo

Pedindo Esmola No Trem ,pedindo Esmola No Sinal...

Censura Do Prazer

Felicidade

Amar Machuca