TEORIAS DE APRENDIZAGEM: PIAGET x VYGOSTKY



A comparação entre as Teorias de Aprendizagem de Piaget e Vygostky se dá da seguinte forma:
1. Com relação ao papel dos fatores internos e externos no desenvolvimento.
Piaget acredita que só passaria a haver desenvolvimento humano quando houvesse maturidade biológica no ser. Segundo Piaget, os fatores internos prepondera sobre os fatores externos. Vygostky postulou que o desenvolvimento humano depende do ambiente social onde o ser convive. Se o ambiente onde o ser convive variar, seu desenvolvimento também variará
2. Quanto ao papel da aprendizagem e desenvolvimento Piaget postula que a mesma se subordina ao desenvolvimento, isto é, a aprendizagem é função do desenvolvimento. Quanto mais desenvolvido, mais o homem aprende.
Vygostky diz que aprendizagem e desenvolvimento se influenciam reciprocamente. Há um ciclo estreito entre esses dois fatores.

3. Relação entre linguagem e pensamento.
Segundo Piaget o pensamento aparece antes da linguagem. A linguagem seria somente uma das expressão do pensamento. O pensamento não depende da linguagem. "A formação do pensamento depende, basicamente, da coordenação dos esquemas sensorimotores e não da linguagem". Para Vygostky a linguagem e pensamento são interdependentes. Aparecem juntos se complementando.

4. O papel da linguagem no desenvolvimento.
Para Piaget a linguagem depende do desenvolvimento mental. A linguagem ocorre com o desenvolvimento do pensamento cognitivo, isto é, com o desenvolvimento dos processos mentais.
Vygostky postula que como a linguagem e o pensamento aparecem juntos, a linguagem ajuda a desenvolver os processos mentais. Ocasionando pensamentos mais desenvolvidos. A linguagem desenvolve os processos mentais.


Abaixo tabela comparativa entre teoria de Piaget e Vygostky:

TEORIAS DA APRENDIZAGEM
QUADRO COMPARATIVO

1. Papel dos fatores internos e externos no desenvolvimento
2. Papel da aprendizagem
3. Relação entre linguagem e pensamento
4. Papel da linguagem no desenvolvimento


Piaget versus Vygostky
1)
Piaget: O desenvolvimento do ser humano depende de sua maturação biológica.
Vygostky: O desenvolvimento do ser humano depende do ambiente social em que vive.
2)
Piaget: A aprendizagem subordina-se ao desenvovimento.
Vygostky: Aprendizagem e desenvolvimento se influenciam reciprocamente.
3)
Piaget: O pensamento aparece antes da linguagem.
Vygostky: O pensamento e a linguagem são processos interdependentes.
4)
Piaget: A linguagem só ocorre depois que a criança alcançou um determinado nível de habilidades mentais, isto é, a evolução do pensamento cognitivo ocasiona a linguagem.
Vygostky: A linguagem modifica as funções mentais superiores da criança: ela dá forma definida ao pensamento cognitivo, isto é, ajuda a inteligência..

Autor: Lazaro Santos


Artigos Relacionados


Desenvolvimento Do Comportamento Humano: Uma QuestÃo Discussiva?

Desenvolvimento Psicossocial

Paradigmas Do Conhecimento E Teorias Da Aprendizagem

Pensamento E Linguagem

A RelaÇÃo Interfuncional Entre Pensamento E Linguagem

A Teoria De Desenvolvimento De Piaget E O Enfoque Interacionista Do Desenvolvimento Humano De Vygotsky.

Os Estágios Do Desenvolvimento Do Conhecimento: Segundo Piaget