Degradação Do Bairro De Nova Descoberta UDH 24



Desenvolvimento

No decorrer do século passa do o bairro de Nova descoberta foi se edificando e servindo para a população de baixa renda que outrora morava na região central da cidade de onde foram despejados, para dar lugar a expansão urbana com a visão de urbanização francesa, o que deixou nossa cidade com ruas mais abertas e arborizadas do tipo alamedas, ocasionando o crescimento da cidade e o inchaço dos subúrbios e morros da região adjacentes. Esse movimento foi causado nas primeiras décadas do século XX.

Histórico

A escassez de água no bairro de nova descoberta

É uma constante, o bairro esta localizado na cidade do recife em sua Rpa 3,e microrregião 3.3 e udh 24, o bairro se desenvolveu desde o século próximo passado na década de 40 a 50,onde as pessoas vindas de centro da cidade forma aos poucos tomando as encostas e os vales abertos pela água da pluviosidade e que fez surgir o hoje a rua que leva o nome do bairro nova descoberta,os moradores mais antigos dizem em entrevist as que o bairro se desenvolveu a partir de inovações e foi trabalho conjunto dos seus moradores assim também como do empresário do ramo imobiliário conhecido como Dr. Roberto , no bairro ainda existe resquício de fruteiras das quais existiam em distintas espécies é claro que apos a ação antrópica ocasionadora do desmatamento é pouco a diversidade hoje encontrada entre as quais se pode citar jaqueiras,mangueiras,bananeiras,mamoeiros,coqueiros e outros pés ali encontrados um tipo de fruteira comumente encontrado era o jenipapeiro hoje com pouquíssima incidência no bairro moradores mais antigos falam da liderança comunitária exercida pelas pessoas do bairro nos meados do golpe de estado do quarto ano da sexta década do século XX e em como a participação popular era ativa nos projetos para o desenvolvimento social do setor agora tratado a alguns dos mais antigos moradores o bairro já teve o privilegio de servir de base para um quilombo dentro de sua grande extensão no século XVII para o XIX.Com o passar dos anos o a derrocado do regime autoritário e, por conseguinte a chegada da Democracia o governador eleito Miguel Arrais de Alencar disponibilizou as terras as que a usavam por longos anos.

O município do Recife tem atualmente uma população de 1.462.966 habitantes, espalhados por 94 bairros e uma área de 219 km². Os índices de alfabetização, expectativa de vida e renda per capita ficam pouco acima da média do país e estão abaixo dos índices de muitas outras capitais.

Trata-se de um município grande, com um número crescente de problemas que se interligam, necessitando, portanto, de políticas inovadoras e interconectadas.

Solo da udh 24

A instabilidade do solo de muitas áreas é agravada pela falta de saneamento. "Mais de 70% do Recife não tem saneamento. Essas águas estão indo para o solo e o esgoto ataca as fundações dos prédios. Normalmente nos bairros qu e são saneados não há registros de problemas", explica o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado de Pernambuco (Sinduscon-pe), Gabriel Dubeux.

É natural que nos seus arredores, ou seja, nos seus subúrbios onde o desgaste é maior seu solo seja o do tipo barreiras ocasionando com isso um solo do arenoso e argiloso causador de grandes deslizamentos por causa das ocupações antrópicas.

Conseqüências ambientais

O grande problema desde o começo de sua formação é o descaso com suas fontes hídricas, o assoreamento dos rios que servem a região, o desmatamento, as empresas estabelecidas no bairro que jogam seus resíduos nos lençóis de água tanto os superficiais como os que se encontram no interior do solo, gerando um prejuízo para as gerações futuras que ali habitarem.

Conclusão

Após a observação dos fatos ora expostos nesse artigo sugere-se um trabalho de recuperação do rio morno afluente do Beberibe, assim também como o replantio de sua flora, para que se possível a fauna possa daí adquirir algum proveito, remoção das residências no leito maior do rio morno, trabalho educacional freqüente já que o bairro onde se fez a pesquisa é um dos mais populosos da Rpa 3.


Autor: Dario Galdino


Artigos Relacionados


Queimada Em Terreno Baldio

A Pobreza Mora Ao Lado

O Início Da Ocupação Humana No Arquipélago Japonês

Caridade Embrulhada Com Gesto De Cortesia!

Elevação Da Produtividade Hídrica - Consumo Insustentável

‘paquetá’ E Os Seus Homônimos

PolÍtica ComunitÁria