QUE É AVALIAR




Resenha critica do texto : Que é Avaliar (Pedro Demo)
O texto objetiva transparecer, de forma clara e objetiva como a formação do processo avaliativo fundamenta na função classificatória que regulam a quantidade de conhecimentos que os alunos conseguiram memorizar, rotulando-os (capazes ou incapazes), (aprovados ou reprovados), avaliação que tem sido aplicada, no caso, não estar contribuindo para o desenvolvimento do aluno.
O autor tem seu mérito quando critica a política avaliativa do ensino fundamental, afirmando que deve haver uma política mais acertada que não se prenda a metas que pretende atingir e a notas finais. O mesmo utiliza o vestibular como exemplo de processo avaliativo excludente, pois o aluno que possui uma condição financeira mais elevada tem mais condições de passar no vestibular, pois o mesmo freqüenta cursos preparatórios e muitas das vezes de custo elevados, tornando uma luta de classes sociais acidenta, onde os proletariados ficam em desvantagem.
Para tentar amenizar sua parcela de culpa o Estado lança políticas compensatórias (cotas, bolsa escola) , para tentar esconder as falhas do processo avaliativo. Diante disto fica claro que nos educadores devemos ter cuidado para não ser reprodutor deste processo dominante de se avaliar, não devemos reproduzir o processo pelo qual já passamos , não nós carece satisfazer mais constatar que certo aluno não consegue ler e escrever ao final da primeira série e que, portanto, está reprovado .
É claro que o autor não quer dizer que devemos retira o aluno do foco avaliativo,no entanto , passa a ter outro valor na medida em que o desenvolvimento fica relativizado, por se ter compreendido a sua interdependência com os outros fatores referidos anteriormente. É preciso que o tipo de avaliação empregada possa nos dar os elementos necessários para detectar este fato a tempo e reverter tal situação durante o processo avaliativo que deve ser permanente.

Pois só assim o professor terá base para intervir no aprendizado do seu aluno ajudando-os a supera suas dificuldades, sendo o mediador deste aprendizado que é permanente.

Autor: Emilia Raymundo De Souza


Artigos Relacionados


A AvaliaÇÃo Nas SÉries Inicias

Um Novo Olhar Sobre O Processo Avaliativo...

TeÓricos Da AvaliaÇÃo

Modalidades E Funções Da Avaliação Na Educação Infantil.

Critica A AvaliaÇÃo

AvaliaÇÃo

AvaliaÇÃo Qualitativa