Resumo:Teoria e prática científica



Resumo:Teoria e prática científica¹
Simone Fabiana P. Ramos²

Antônio Joaquim Severino é filósofo e professor de Filosofia da USP. Especializado em Filosofia e Filosofia da Educação, vem desenvolvendo estudos e pesquisas nessas áreas, com especial enfoque sobre o pensamento filosófico e sobre a educação no Brasil. Com mais de 20 obras publicadas, entre elas a mais recente Metodologia do Trabalho Científico que traz algumas conceituações e orientações relacionadas à prática da pesquisa, bem como a fundamentação epistemológica que entra na esfera de uma reflexão filosófica sobre a ciência. Segundo Severino, no ( 3°cap.pag.100), explica que não basta seguir e aplicar técnicas para completar o entendimento do procedimento geral da ciência. Esse procedimento precisa ainda referir-se a um fundamento epistemológico que sustenta e justifica a própria metodologia praticada. A ciência é sempre uma articulação do lógico com o real, do teórico com o empírico, do ideal com o real, utiliza-se de um método que lhe é próprio, o método científico, elemento fundamental do processo do conhecimento realizado pela ciência para diferenciá-la não só do senso comum, mas também das demais modalidades de expressão da subjetividade humana, com a filosofia, a arte, a religião. Só a teoria pode caracterizar como científicos os dados empíricos.Referências epistemológicas são, pois, necessárias para a produção do conhecimento científico. O processo de saber, só pode acontecer mediante uma atividade de pesquisa especializada, própria à várias ciências. Pesquisas exigem capacidade de domínio e de manuseio de um conjunto de métodos e técnicas específicos de cada ciência que sejam adequados aos objetos pesquisados.

Palavras chaves: Ciência, Epistemologia, Pesquisa.


___________________________________________________________
¹Severino, Antônio Joaquim.Metodologia do trabalho científico-23°. Ed. rev. e atual.CapIII-Teoria e prática científica, pag.99-126.São Paulo: Cortez,2007. ²Aluna do Curso de Pedagogia, Faculdade Atenas Maranhense-Fama,2011.


Autor: Simone F. P. Ramos


Artigos Relacionados


Quanto Ao Caracter Científico Da História...

Resumo Artigo Nereide Saviani: Saber Escolar, Currículo E Didática: Problemas Da Unidade Conteúdo/método No Processo Pedagógico.

Popper E O Problema Da DemarcaÇÃo CientÍfica

A Coerência Epistemológica E Metodológica No Fazer Pesquisa Em Educação Sobre Política Educacional Na Pós-graduação No Brasil

Resumo Do Primeiro Capítulo Do Livro De Pedro Demo- Metodologia Do Conheciemnto

Filosofia Da Educação Um Discussão Necessária

O Planejamento De Ensino Na Disciplina De Metodologia Das Ciências