Professores infoincluidos refletem em melhoria da qualidade de ensino



TÍTULO
Professores infoincluidos refletem em melhoria da qualidade de ensino.
AUTORIA
Janaina A. Cavalcante
Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdades Integradas Campograndense.
RESUMO
Como a inclusão digital pode estar ajudando na formação de professores? E como esta mudança pode ser refletida na melhoria da qualidade de nosso ensino na sala de aula? Essa é uma pergunta de muita gente, e principalmente de professores mais experientes, que ainda vê a tecnologia como bicho de sete cabeças, mas é compreensível, pois toda maneira nova de se fazer as coisas gera alguma resistência por parte das pessoas afetadas. Dessa forma o uso da tecnologia no suporte ao ensino pode gerar nos professores receio e resistência à mudança. Mas atualmente os professores não devem resistir, mas sim abraçar esse novo aliado que é a tecnologia, que através da inclusão digital vem de forma positiva para ajudar a melhoria da qualidade de nosso ensino.
Professores infoincluidos refletem em melhoria da qualidade de ensino.

Atualmente a formação de professores é a categoria que mais precisa se preocupar com a inclusão digital, pois é um dos agentes principais, ou senão o principal para o processo da educação. Sem eles não há alfabetização, não há letramento, não há renovação. E quando se fala de renovação, pode associar com a inclusão digital.
Nesse mundo globalizado, onde o acesso ao conhecimento é um fator de alta importância para o desenvolvimento de uma sociedade, saber informática é fundamental para o avanço da educação, e a inclusão digital veio como forma de capacitar as pessoas para saber usar essas novas tecnologias como melhoria de qualidade de vida, tecnologia essa que contribuirá de forma grandiosa na formação de professores, ajudando a formar profissionais do ensino com conhecimento conforme ao seu tempo, agentes de transformação sintonizados com a realidade em que vivemos.
Hoje a formação de professores não pode estar restrita à formação única e exclusiva da área que querem atuar, somando a isso deveria estar o conhecimento das possibilidades que a tecnologia da informação e comunicação pode acarretar tais possibilidades que será um subsídio importante para formar professores com domínio de outros saberes. Tecnologias que resultará na formação de professores que venham ser tutor e mentor de seus alunos, de forma a mediar a relação entre eles e as tecnologias.
E o reflexo disso se vê de forma bastante positiva, porque uma educação baseada apenas na sala de aula, tendo o professor como único possuidor do conhecimento não funciona mais. O professor infoincluido reflete em uma educação mais atrativa, contextualizada e dinâmica, pois os alunos estão dinâmicos, possuem hábitos diferentes, têm inteligências diferentes, visões diferentes, problemas e ritmos diversos e o professor que conseguir acompanhar essa metamorfose certamente conseguirá lecionar com qualidade.
E com o uso pedagógico do computador para a educação, vem a contribuir ainda para uma aula mais interativa, mais agradável e com mais rapidez para digerir e entender o assunto abordado. Professores infoincluidos refletem em uma aula onde ele tem a capacidade de responder a questionamentos feitos por alunos dessa era digital e ser criativo o bastante para usar de diversas plataformas (Computadores, Tablets, MP3, Podcasts) como forma de lecionar.
Os agentes educadores devem e precisam capacitar-se, deixar de ser infoexcluidos para ser infoincluidos, pois nessa era em que vivemos o educador deve estar atento aos novos meios e recursos para melhorar a sua prática de ensino.


Autor: Janaina Araujo Cavalcante


Artigos Relacionados


Conteúdos Digitais E Educação

As MÍdias Na ProduÇÃo De Material PedagÓgico E A InclusÃo Digital

Inclusão Digital Na Educação - Projeto De Pesquisa

As Possibilidades Que As Novas Tecnologias E A EducaÇÃo...

A Formação Continuada De Professores Frente Aos Desafios Da Prática Da Inclusão De Alunos Com Necessidades Educacionais Especiais

A FormaÇÃo Do Professor De CiÊncias E Biologia Para A UtilizaÇÃo Dos Recursos TecnolÓgicos Na Sala De Aula

A Tecnologia E A Educação No Século Xxi: Mudanças E Revoluções