Para Falar Das Aeromoças



Nos últimos dias pudemos ver mais uma grande tragédia na aviação mundial com mais de cem vítimas. Tudo corria dentro do normal nas notícias sobre o acidente. Falavam das possíveis causas do acidente, da rota da aeronave, dos passageiros mortos e feridos, do piloto, da caixa-preta, etc.. Para mim, tudo estava dentro da horrível normalidade contemporânea.

Foi então que em uma conversa no ponto de ônibus que ouvir um questionamento que me deixou intrigado. Algumas mocinhas conversavam e uma perguntou "porquê não falam das aeromoças?". Fiquei pensando sobre o questionamento. Sim, porquê não falam daquelas que já estão trabalhando antes mesmo do piloto e os passageiros chegarem? É ela que faz de tudo para sua viagem ser a mais tranqüila possível., sempre servindo a todos com um belo sorriso nos lábios. Onde estavam no momento da fatalidade? Isso não dá para saber, pois seu trabalho exige que elas devem acalmar os passageiros, procurar manter a calma de todos para evitar maiores problemas. Devem socorrer a quem precisar de ajuda durante todo o tempo em que não se saber exatamente o que está acontecendo. Faz parte de seu trabalho espalhar esperança quando o medo e o desespero dominam o momento angustioso da possibilidade de um acidente. Elas devem sempre cuidar de todos. "mantenham a calma" "por favor, fiquem sentados e usem o cinto de segurança", "por favor, usem a máscara de oxigênio". Devem sempre ser bem educadas para não constrangerem o passageiro. E suas máscaras de oxigênio? E suas poltronas com cintos de segurança? Nada disso mantenham a calma e o sorriso (como se fosse possível), escondam seus medos, esqueçam suas vidas e trabalhem para salvar a dos outros. Provavelmente era isso que elas estavam fazendo no momento crucial. Mas não se preocupem. Se a fatalidade acontecer não será culpa de você aeromoça. E se alguém sobreviver também não atribuíram crédito a sua ajuda.

Depois do acidente falarão da rota da aeronave, condições de vôo do avião, do tempo e do aeroporto, da culpabilidade ou não dos pilotos e talvez até sobre a vida de algumas das vítimas ou de alguns sobreviventes.

Depois de me perguntar várias vezes dei uma olhada nas notícias sobre os últimos acidentes de aviões. Nada foi encontrado sobre as pobres aeromoças. Queria então falar sobre elas e presta-lhes a minha humilde homenagem. Àquelas que vivem esse ofício meus parabéns pelo trabalho e pela escolha de viver entre as nuvens. Àquelas que se foram um terno agradecimento. Descansem em paz acima das nuvens, já que vivestes no meio delas.
Autor: FLÁVIO ALVES DA SILVA


Artigos Relacionados


Resumo Histórico Sobre Os Médicos Sem Fronteiras

O Navio Fantasma

Picadas De Abelhas E Acidentes Aéreos.

OrquÍdea

O Ciclo Do Nitrogênio E A Camada De Ozônio

Escuta-me

A Senhora Ao Lado