Globalização





Mundo globalizado




Não se pode negar que a globalização, graças ao aprimoramento dos veículos de transporte e comunicação, tem contribuído para encurtar a distância entre os povos, facilitando a interação política, econômica e cultural dos países.
Entretanto, o que deveria representar avanço socioeconômico tem configurado uma preocupação do homem moderno, que vivencia a permanência da desigualdade social, da miséria e da exploração internacional, pois a interdependência prejudica as nações que não têm força tecnológica competitiva.
É lamentável perceber que os países desenvolvidos dividem os prejuízos, mas não aceitam dividir os lucros. Assim, quando a bolsa de Tóquio, por exemplo, apresenta uma queda acentuada de valores, muitas economias mundiais enfrentam enorme e caótica crise, porém, quando o índice de valor da bolsa de Tóquio é elevado, não há euforia em todos os mercados, o que comprova a relação de perda e exploração que existe entre os países pobres e ricos, respectivamente.
Dessa forma, a globalização manifesta modernamente a antiga estratégia de invasão e dominação político-cultural da qual os países desgovernados têm sido vítimas. Por tudo isso, é necessário reformular o modelo de mundo globalizado que, por seu impacto social, não pode ser utilizado para privilegiar determinadas nações que assumem o direito de tomar decisões mundiais a respeito do destino da humanidade. O principal objetivo da globalização deve ser a criação de um mundo progressivo, harmônico, justo e cooperativo.



Jean Carlos Neris de Paula

Autor: Jean Carlos Neris De Paula


Artigos Relacionados


União Para Uns, Separação Para Outros

Educação E Globalização

Globalização E O Hiv/ Aids

Fichamento Do Livro "o Mundo Globalizado: Política, Sociedade Economia." (alexandre De Freitas Barbosa)

Globalização

Educação, Ciência E Tecnologia

A Econonia Da Globalização - Estudo Sobre O Comércio Mundial.