A Eficácia No Sistema De Referência E Contra Referência Das Clientes Com Alteração No Exame Citopatológico, No Município De Teresópolis - Rj



AUTORES - Acadêmicos do curso de enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO):


OLIVEIRA. Aline Santos
BIANCHINI. Cíntia Soares Chermauth
MADRUGA. Fabiana F. Guimarães
CORDEIRO. Karla Trindade
RODRIGUES. Kelly C. Andrades
MOLINA. Luanda

ORIENTADORA: ESTEVES. Ana Paula Vieira dos Santos. Professora e Mestra do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO).


RESUMO:

O câncer cérvico-uterino é uma das doenças crônica degenerativa mais temida em razão do seu alto grau de letalidade e morbidade. Neste sentido realizamos um estudo que visa identificar se há o sistema de referência e contra- referência no tratamento das mulheres com alterações no exame citopatológico com NIC II e NIC III e conhecer a percepção da paciente frente ao atendimento no exame colpocitológico.


INTRODUÇÃO:

Com o passar dos anos, a incidência de Doenças Sexualmente Transmissíveis em mulheres tem aumentado devido ao não tratamento, sua continuidade e a falta de informação acarretando assim um índice elevado de câncer do colo uterino.

O exame ginecológico é um dos meios mais importantes para detecção e prevenção dessa doença, a probabilidade de progressão de câncer do colo uterino é muito maior em mulheres que não fazem esse exame.

A maioria das anormalidades cervicais é causada pela infecção do HPV.


OBJETIVO GERAL:

Identificar se há referência e contra-referência no tratamento das mulheres com alteração no exame citopatológico com NIC II e NIC III.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

  • Realizar levantamento dos pacientes com preventivo alterado;
  • Conhecer a percepção do paciente frente ao atendimento no exame colpocitológico;
  • Investigar a falta de motivação do profissional em relação ao esclarecimento no resultado do exame;
  • Tangibilizar dados colhidos.

MARCO TEÓRICO:

As neoplasias invasivas do colo uterino de células escamosas são precedidas por uma longa fase da doença pré-invasiva, conjuntamente denominada de neoplasia intra epitelial cervical (NIC).

A NIC é caracterizada em graus I, II e III dependendo da proporção da espessura do epitélio que apresenta células maduras e diferenciadas. Os graus mais graves da NIC são II e III que apresentam maior proporção da espessura do epitélio composto das células diferenciadas.

A infecção persistente provocada por um ou mais dos subtipos oncogênicos de papiloma vírus humano (HPV), é uma causa necessária da neoplasia cervical.

A maioria das anomalias cervicais causadas pela infecção do HPV tem pouca probabilidade de progredir a NIC ou neoplasia do colo uterino de alto grau, já a NIC de auto grau apresenta uma probabilidade muito maiorde progredir a neoplasia invasiva.

O ministério da saúde por intermédio do INCA, órgão técnico e coordenador das ações nacionais de prevenção e controle do câncer e em conjunto com as secretarias estaduais e municipais de saúde, desenvolve desde 1997 o Programa Nacional de Controle do Câncer do Útero. Este programa estabelece as normas e recomendações básicas de prevenção, detecção diagnostica e tratamento do câncer do colo uterino para todo Brasil.

JUSTIFICATIVA:
 Justifica-se esta pesquisa pelo fato de que durante o estágio de ginecologia em uma unidade secundária de Teresópolis-RJ, notou-se a dificuldade na abordagem da equipe em fornecer dados concretos para o levantamento dos resultados de exames citopatológicos, prontuários incompletos, insuficiência de informações. Falta de orientação as pacientes, e conscientização das mesmas à continuidade do tratamento.

METODOLOGIA:

Abordagem quantitativa e qualitativa do tipo descritiva;
Os sujeitos do estudo foram mulheres com alteração do colpocitológico;
O cenário foi o HCTCO e CMI no município de Teresópolis-RJ;
O instrumento de coleta de dados foram os prontuários acerca do tema da pesquisa;
O período da coleta de dados é referente ao ano de 2007;
Foram respeitados o princípio da Lei 196/96 do CNS;
Após coleta dos dados este serão categorizados e analisados a luz do referencial teórico.

RESULTADO DA PESQUISA:
Relação das pacientes com preventivo alterado NIC II e NIC III referente ao ano de 2007, em uma Unidade Secundária no Município de Teresópolis-RJ.

Foram analisados 32 resultados de citopatologia, sendo:

Benigna satisfatória=1,6%;
Não encontrado=3,52%;
NIC II= 0,96%;      
NIC III=0,96%;
NIC? = 3,2%

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Conclui-se que há deficiência no sistema. E que não há continuidade do tratamento das pacientes e suas devidas informações.

É fundamental que os serviços de saúde orientem sobre o que é, e qual a importância do exame preventivo, melhorando a qualidade  de vida e reduzindo a mortalidade por câncer do colo do útero  na população de risco.


Autor: Cíntia Chermauth Bianchini


Artigos Relacionados


Embaixo Do Calçadão...

O Processo Da Independência Do Brasil

País De Duas Faces

Theo De Carvalho - Segundo AniversÁrio

ParÓdia: Tema : O Sol E A Terra ( Os Astros )

Câncer Do Colo Do útero /câncer Cervical

Sonhar é Viver