Tragédias em escala mundial
As pessoas afetadas pelas chuvas são as que moram em ocupações irregulares nas encostas e margens de morros e rios, em sua maioria. Porém, não são as pessoas que escolhem, essa situação é imposta a elas.
Mas por que isso acontece no Brasil, um país que está entre as 10 maiores economias do mundo? A resposta para essa pergunta é o total descaso das autoridades, que não ligam para a prevenção: querem ações imediatas porque estas geram votos. O Brasil deveria ter infraestrutura adequada para enfrentar situações como essa, porque as conseqüências são devastadoras; além do gasto para a reconstrução: 485 milhões de dólares liberados pelo Banco Mundial para a causa.
Para especialistas, a desculpa das autoridades de culpar o clima ruim é esfarrapada. Porém, analisando numa escala mundial, nem tanto. Muitas tempestades também vêm ocorrendo na Austrália, Ski Lanka e na África do Sul. Especialistas afirmam que são consequências do aquecimento global. Devido ao aumento de concentração de gases poluentes na atmosfera, esses gases acumulam o calor do Sol, esquentando o oceano. Um oceano mais quente libera mais umidade, causando mais chuvas.
Pode-se dizer que não existe apenas um culpado. As tragédias são decorrência do descaso, não só das autoridades brasileiras, mas também da população mundial, que fecha os olhos para os problemas ambientais. É necessário o cumprimento de projetos preventivos a fim de evitar tais situações catastróficas, mas também é necessária a conscientização de todos para, assim, evitarmos mais mortes.
Autor: Raquel Grazzioli
Artigos Relacionados
Empatia
Efeito Estufa E O Aquecimento Global
Aquecimento Global
Aquecimento Da Terra
Efeito Estufa
O Caos Do Clima Mundial
Rios De Mortes No Brasil E Mundo