Empatia



Casas submersas. Pessoas mortas e desaparecidas. Cidades arrasadas pelo fluxo de água. Essas foram as manchetes nos dois cantos do hemisfério Sul: Brasil e Austrália.

Todo ano, o Brasil sofre com as consequências das chuvas. Todo ano vemos manchetes como essas. Por que nada foi feito a respeito, mesmo sendo fácil de prever o que vai acontecer na próxima temporada de chuvas?

Uma coisa que me intriga é como o número de mortos e desaparecidos pode ser tão grande. Foi uma tragédia, sim, mas a da Austrália também foi. A área inundada no país corresponde a um pequeno Estado europeu. E o número de mortos não ultrapassa 100, contra os 750 do Rio de Janeiro. Ambos os países sofreram tragédias, mas a brasileira mostra a falta de infraestrutura, de preparo, de reação. O que aconteceu aqui foi ainda mais trágico porque mostrou a verdadeira pobreza de uma das dez maiores economias do mundo.

O que aconteceu no Rio parece não afetar o resto do Brasil. São manchetes, são números de mortos, são "nossa, que horror" exclamados casualmente por quem assite ao jornal. O que ouvi em Adelaide, South Australia, foi um povo sentindo a tragédia do nordeste do país como se fosse a sua própria. Mesmo separados por toda a extensão do país, a indignação e empatia que vi nos australianos falta aos brasileiros. O Brasil não entende que o problema de um brasileiro deveria ser de todos. Os brasileiros não entendem que enquanto eles não forem um povo, apenas pessoas que moram no mesmo país, essas coisas vão continuar acontecendo. E tragédias que poderiam ser contidas vão continuar a sair do controle. Mas será que algum brasileiro realmente vai entender o quanto a responsabilidade por ajudar aqueles que perderam e os que perderão tudo para as chuvas é tanto sua própria quanto do governo, até que seja ele mesmo a ser arrastado pela água?

Autor: Julia Krein


Artigos Relacionados


Tragédias Em Escala Mundial

Clepsidra Brasileira

2016: A Primeira Olimpíada Submersa

Quando A Maré Encher E A Chuva Passar

As Tragédias Formam Uma Teia Que Atinge A Esfera Social

Tragédia, Sensacionalismo E Ação!

O Terrível E Devastador Terremoto No Haiti