Quando Deus diz não



O que fazer quando Deus diz não.

Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém, para glória de Deus por nós. 1 Co. 1:20

Baseando-se no que diz as escrituras em Mt. 7:7,8 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á. Mc. 11:24 Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis. Jo. 14:13 E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Jo. 16:24 Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo seja completo. 1 Jo. 5:14 E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. Tg. 4:2 Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. 1 Jo 3:22 e tudo o que lhe pedirmos, receberemos dele, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é agradável aos seus olhos. Ef.3:20 Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera.

Muitos cristãos usam destes textos para de uma forma interesseira encostar Deus contra a parede, se é que o podem fazer isto. Mas e inegável como a religião usa de seus escritos para que sejam incutidos nas pessoas os conceitos de fé. Regido por um Deus que se vê "obrigado" a dar tudo àquilo que aos seus seguidores tem pedido. Teoria muito defendida pelos praticantes da Teologia da Prosperidade.

Contradizendo tal teologia a própria bíblia esta repleta de casos de pessoas que receberam não de Deus e diante de tais negativas o que dizer tais teólogos a recusa de Deus em "dar" algo que foi pedido. Podemos analisar alguns destes registros à luz de uma ótica não fundamentalista. Mas, com uma lupa critica de que ser seguidor de Deus requer também aceitar sua soberania diante de todas as coisas.

Homens a quem Deus disse não

Moisés O problema: Nm 20:12 E o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado.
O pedido Dt 23-25 Também eu pedi graça ao SENHOR no mesmo tempo, dizendo: Senhor DEUS! Já começaste a mostrar ao teu servo a tua grandeza e a tua forte mão; pois, que Deus há nos céus e na terra, que possa fazer segundo as tuas obras, e segundo os teus grandes feitos? Rogo-te que me deixes passar, para que veja esta boa terra que está além do Jordão; esta boa montanha, e o Líbano!
A resposta de Deus Dt. 3:26-27 Porém o SENHOR indignou-se muito contra mim por causa de vós, e não me ouviu; antes o SENHOR me disse: Basta; não me fales mais deste assunto; Sobe ao cume de Pisga, e levanta os teus olhos ao ocidente, e ao norte, e ao sul, e ao oriente, e vê com os teus olhos; porque não passarás este Jordão. Diante da recusa de Deus, Moises simplesmente poderia não aceitar que ele o grande estadista responsável por tirar o povo do Egito, tivesse um pedido seu negado, já que ele fizera tão grande obra para Deus, mas a resposta de Moises foi uma completa submissão à vontade divina.
Então falou Moisés ao SENHOR, dizendo: O SENHOR, Deus dos espíritos de toda a carne, ponha um homem sobre esta congregação, Que saia diante deles, e que entre diante deles, e que os faça sair, e que os faça entrar; para que a congregação do SENHOR não seja como ovelhas que não têm pastor. Dt. 32:3-4 Porque apregoarei o nome do SENHOR; engrandecei a nosso Deus. Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é.

Davi O problema: 2 Sm 12:15 Então Natã foi para sua casa; e o SENHOR feriu a criança que a mulher de Urias dera a Davi, e adoeceu gravemente.
O pedido: 2 Sm 12:16,22 E buscou Davi a Deus pela criança; e jejuou Davi, e entrou, e passou a noite prostrado sobre a terra. E disse ele: Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se DEUS se compadecerá de mim, e viverá a criança?
A resposta de Deus: 2 Sm 12:18 E sucedeu que ao sétimo dia morreu a criança;
Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do SENHOR, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu. Este primeiro relato da vida do rei Davi é carregado de situações conflitantes, Davi peca, o filho esta doente ele pede a deusa acura e deus se recusa a curar, o menino morre e Davi que poderia se lamentar entra no templo e vai adorar ao seu Deus.
Em uma outra situação Davi resolve querer construir o grande templo ao Deus de Israel O desejo: 1 Cr. 17:1 Sucedeu, pois, que, morando Davi já em sua casa, disse ao profeta Natã: Eis que moro em casa de cedro, mas a arca da aliança do SENHOR está debaixo de cortinas.
A resposta de Deus: 1 Cr 17:3-4 Mas sucedeu, na mesma noite, que a palavra de Deus veio a Natã, dizendo: Vai, e dize a Davi meu servo: Assim diz o SENHOR: Tu não me edificarás uma casa para eu morar;
A atitude: 1 Cr. 17:20,24-25 SENHOR, ninguém há como tu, e não há Deus fora de ti, segundo tudo quanto ouvimos com os nossos ouvidos. Confirme-se e engrandeça-se o teu nome para sempre, e diga-se: O SENHOR dos Exércitos é o Deus de Israel, é Deus para Israel; e permaneça firme diante de ti a casa de Davi, teu servo. Pois tu, Deus meu, fizeste ao teu servo a revelação de que lhe edificarias casa. Por isso, o teu servo se animou para fazer-te esta oração.
Talvez alguns teólogos defensores da teologia da prosperidade tenham dificuldades em explicar a atitude de Davi em preparar para seu sucessor os preparativos para uma obra que se tornaria um dos patrimônios culturais do mundo antigo.

Jeremias um dos profetas anterior ao grande exílio babilônico sentiu a miséria do seu povo ante as visões que o seu Deus lhe anteverá. O problema: Jr.32:28 Portanto assim diz o SENHOR: Eis que eu entrego esta cidade na mão dos caldeus, e na mão de Nabucodonosor, rei de babilônia, e ele a tomará. Jeremias pôs-se a Interceder pelo povo. Lm 3:8 Ainda quando clamo e grito, ele exclui a minha oração. Ele tinha a confirmação de Deus que tudo o que ele pedisse poderia ser atendido Jr. 33:3 Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.
A resposta de Deus: Jr. 7:16; 11:14 Tu, pois, não ores por este povo, nem levantes por ele clamor nem oração; porque não os ouvirei no tempo em que eles clamarem a mim, por causa do seu mal.
Lm 3:22-24 As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto esperarei nele. Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR. Foram as palavras de Jeremias diante da recusa de Deus

O grande apostolo Paulo que é um dos grandes ícones da igreja neo-testamentária também teve problemas com recusas de Deus em atendê-lo. O problema: 2 Co 12:7 E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. O pedido 2 Co 12:8 Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim
A resposta de Deus 2 Co 12:9 E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.
A atitude 2 Co 12:10 Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte. Paulo foi um dos grandes defensores da soberania de Deus e soube como ninguém aliar a soberania com a graça de Deus.

Para corroborar com os pensamentos aqui descritos o que dizer de Jesus Cristo o próprio filho de Deus que também esteve em uma situação de recusa de Deus.

O pedido: Mt. 26:39,42 E, indo segunda vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade. E, deixando-os de novo, foi orar pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras.
A resposta de Deus:
2 Co 5:21 Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. Mt 27:45 E desde a hora sexta houve trevas sobre toda a terra, até à hora nona. Is 53:5,10 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão.
Chega uma hora em que Jesus solta um brado de desabafo: Mt 27:46 E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
É fato que não queremos negar a deidade de Jesus e não está aqui tal assunto sendo discutido, mas as atitudes de Jesus diante da aceitação de um fato tão duro quanto a morte podem ser descrito nos primeiros livros do novo testamento. Jo. 6:38. Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. Filipenses 2:5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

Conclusao

Moisés: Não murmurou declarou a justiça de Deus. Viu a gloria de Deus
Davi: Reconheceu a soberania de Deus, adorou no momento mais difícil de sua vida. Homem segundo o coração de Deus
Jeremias: Permaneceu firme cumprindo o propósito do Senhor. Foi poupado de ser levado a Babilônia
Paulo: Viu no sofrimento a oportunidade de experimentar a graça de Deus. Um dos maiores apóstolos
Jesus: Cumpriu com o desejo do Pai no plano de redenção do homem. E foi exaltado nas alturas.
Diante de tudo isto a soberania de Deus fica totalmente acima dos conceitos errôneos da teologia da prosperidade que tanto tem assolado as igrejas nestes últimos tempos, criando uma religião de trocas e barganhas, retirando de Deus aquilo que ele mais é SOBERANO.
Ps: As iniciais de cada texto referido esta de acordo com a nomenclatura da tradução de João Ferreira de Almeida

Autor: Weliton Senna França


Artigos Relacionados


Caminhada Dificil

CÂntico

Aprenda Amar

Oração A Deus

Deus Nos Concede Tudo De Bom.

Permita Que Deus Restaure Sua Vida.

Oração Ao Deus Vivo