Comunicação Empresarial em Meios digitais.



A evolução da comunicação ao longo da história passa por diversos momentos onde a forma, o conteúdo, os canais e a linguagem de propagação de uma mensagem sofrem diversas alterações até os dias de hoje.
Com o surgimento da internet, um dos acontecimentos que mais teve influência na sociedade atual, a mudança de postura do público, começa a trazer uma nova forma de comunicação, criando mais uma etapa na sua evolução, que traz outras práticas comportamentais, uma nova cultura virtual e, sobretudo uma forma de interagir com conteúdos digitais que faz surgir um novo modelo de consumidor.
Se antes do surgimento do meio virtual ou do Ciberespaço, o consumidor era geralmente mantido em uma posição de mero espectador, apenas recebendo informações dos chamados conteúdos de massa, hoje o cenário dos meios digitais, já proporcionam para este público uma realidade que vai muito além de apenas observar e captar informações e conteúdos. O consumidor passa a ter um papel de gerador de conteúdo, onde as informações que circulam, são em boa parte criadas pelos próprios usuários. São inúmeros conteúdos como vídeos, músicas, textos, fotos, dentre outros, que colocam o consumidor em um papel mais ativo e com grande importância neste espaço.
A partir desta nova postura, o consumidor começa a ser visto de uma maneira diferente pelas empresas, pois ele passa a exigir novas formas de contato e, sobretudo de interação. As estratégias de mídia para o meio digital precisam ser repensadas sob uma nova perspectiva, um novo olhar, onde o público, agora formador de conteúdo, não está mais disposto a apenas receber informações, mas quer interagir com o espaço, contribuir, publicar, compartilhar e constantemente realimentar a geração de conteúdo e informação.
Para cada perfil, uma forma de interação que muda frequentemente, portanto não existe uma fórmula de sucesso para conquistar a atenção do público de maneira definitiva. A própria característica do meio é a mobilidade e o fluxo constante que também passa a ser característica deste público.
É importante que as empresas tenham em mente que mais do que definir as estratégias e o planejamento, seleção dos meios, target, cobertura é fundamental definir o "como" propagar a mensagem, de maneira eficaz, dentro desta nova linguagem digital, onde apenas informar repetidamente, não cumpre mais o papel da comunicação.
No momento atual da sociedade, será preciso reinventar constantemente a forma de comunicar. Não basta mais chegar até o público, é preciso criar interação, despertar interesse e o que algumas empresas já tem conseguido, que é gerar o feedback do conteúdo divulgado, incitar comentários, reações, trabalhar com estratégias que possibilitem a personalização do conteúdo e a segmentação dos usuários, ações que podem trazer um retorno mais valioso para as empresas do que apenas limitar-se ?atingir? o público-alvo como se vinha pensando até então.
De maneira geral, será necessário um olhar cuidadoso e cada vez mais holístico para esta nova postura do público, para fugir da busca de uma definição ideal de como comunicar, é necessário estar atento para acompanhar as mudanças, sem querer instituir padrões, ou criar fórmulas de sucesso, pois em um meio tão inconstante, como o meio digital, o caminho é trabalhar com a observação, a inovação e criatividade para alcançar melhores resultados.
Portanto a discussão sobre as "comunidades virtuais" e a interação do público nestes espaços, deve ser uma das prioridades dos profissionais de diversas áreas do marketing, uma vez que, a influência e repercussão que os conteúdos divulgados nos meios sociais tem sobre a relação dos consumidores com a marca, sobre a percepção dos produtos e serviços, influenciando decisões e criando um impacto sobre a imagem da marca nestas comunidades. Estas movimentações devem ser monitoradas e observadas cuidadosamente pelos gestores dos canais de comunicação, a fim de que seja possível estabelecer uma comunicação mais próxima e eficaz diante desta nova "personalidade digital".

Autor: Priscilla Candido Carlos


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