A Teimosia De Raquel



Como temos seguido em nossas vidas? Temos colocado todos os nossos caminhos nas mãos do Pai ou teimamos e tentamos forçar uma situação que aparentemente nos parece favorável?

Onde você não tem conseguido conquistar? Em que área você está estagnado? Algo tem sido muito difícil? Só tem se realizado a duras penas? O seu insucesso é resultado da falta de entrega daquela(s) área(s) ao Senhor fato que aliado a teimosia em fazer as coisas do seu jeito causa muitos dissabores e humilhação, mesmo você estando firme na igreja, as coisas não dão certo!

Se Jesus é o seu Senhor, confie no caminho que Ele lhe dá, pois onde houver a idéia meramente humana destituída da orientação do Pai, fatalmente o resultado será a derrota.

Um exemplo bíblico da teimosia humana é o caso de Raquel, esposa do Jacó que entrou em competição com a própria irmã por inveja, pois Lia dava muitos filhos a Jacó, enquanto que ela era estéril. "Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã, e disse a Jacó: Dá-me filhos, se não morro. Então se acendeu a ira de Jacó contra Raquel, e disse: Estou eu no lugar de Deus, que te impediu o fruto de teu ventre?" Gênesis 30:1 e 2

Depois de sua irmã ter dado vários filhos a Jacó, finalmente Raquel ficou grávida e teve o seu filho José. Mas mesmo assim ela não se deu por satisfeita: já no parto ela quis outro filho, apenas para concorrer com Lia, sem se importar com a direção de Deus. "E lembrou-se Deus de Raquel; e Deus a ouviu, e abriu a sua madre. E ela concebeu, e deu à luz um filho, e disse: Tirou-me Deus a minha vergonha. E chamou-lhe José, dizendo: O SENHOR me acrescente outro filho." Gênesis 30:22 a 24

Raquel queria as coisas do jeito dela, a vontade de Deus não lhe bastava, e forçou a situação para ter mais um filho, Benjamim nasceu, mas o resultado foi a sua morte. "...e deu à luz Raquel, e ela teve trabalho em seu parto. E aconteceu que, tendo ela trabalho em seu parto, lhe disse a parteira: Não temas, porque também este filho terás. E aconteceu que, saindo-se-lhe a alma (porque morreu), chamou-lhe Benoni; mas seu pai chamou-lhe Benjamim. Assim morreu Raquel..." Gênesis 35:16b a 19a

Raquel até teve mais um filho, mas isso aconteceu forçando a situação apenas para não se sentir inferiorizada perante a irmã. A criança nasceu, mas ela mesma perdeu a sua vida.

Você até pode estar seguindo um caminho honesto, dentro da lei, idôneo, dentro da moral, que é direito e digno, irrepreensível perante os homens, mas será que ele é a proposta de Deus para você?

Quando colocamos Deus de fora das nossas decisões, nosso caminho é de fracasso. "Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte." Provérbios 14:12

A decisão final é sempre nossa: Deus mostra, orienta, mas somos nós quem decidimos para onde rumar.

O que é forçado não trás a alegria de Deus, só trás tristeza, desilusão, desgaste e perda de tempo.


Deus jamais terá má vontade ou será contra nós. Ele não nos dá uma direção para que sejamos mal sucedidos ou soframos é a nossa teimosia que nos afasta dos perfeitos planos de Deus.

O caminho que é proposto por Deus é de felicidade e vida, pois Ele não é castigador, nem mal e muito menos vingativo.

Cuidado com a armadilha preferida do inimigo que diz que você está sofrendo porque tem que pagar pelos males do passado ou de outras vidas. A palavra é bem clara, não existe reencarnação. ("aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo" Hebreus 9:27)

Não force a situação, pode não ser a direção de Deus para você! O que é forçado não trás a alegria de Deus. Confie no caminho que Deus coloca para você trilhar, porque você não está confiando?

Qual é a direção de Deus para você? Ele tem um ministério, um chamado para cada um de nós. É preciso estar sensível, aberto, receptivo a esse chamado.

Onde você tem colocado o seu coração? Nas preocupações da vida ou nas direções que o Pai te fala pela Palavra? Onde estiver o seu coração ali estará o seu tesouro. (Lucas 12:34)

Está desenvolvendo habilidades onde Deus te dirige ou está insistindo com Saul como fez o Profeta Samuel? "Então disse o Senhor a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel?" 1 Samuel 16:1a

Samuel continuou carregando Saul "nas costas", insistindo com uma situação que Deus já havia condenado porque sentia dó.

Está batalhando, insistindo e teimando com algo já rejeitado por Deus? Ele já lhe disse pela Palavra que não é aquele o Seu caminho que Ele lhe preparou, mas você continua "batendo o pé" que é por ali?Isso é fruto do homem natural, carne é carne, planejamento sem a direção de Deus é carne! É erro do alvo divino, é pecado.

A maioria pensa que o pecado se resume ao roubo, morte, prostituição, mas o pecado é mais do que isso: ele é toda desobediência a Deus. Pecar é não ter a mira certeira para seguir a Deus.

Você está como o profeta Samuel? Com dó de sair daquilo que você mesmo criou? Não quer desmanchar uma sociedade comprovadamente fora da Palavra?

Veja, pode até ser um ramo de negócio dentro da lei, mas pode não ser plano de Deus para você.

Nem tudo o que é legal (dentro da lei) é espiritual.

Deus rejeita tudo aquilo que fere a Sua palavra, certifique-se de que este negócio no qual você tanto insiste é a vontade de Deus para você.

O que tem sido o seu Saul? O que é que você está desempenhando que Deus já rejeitou? Saiba que aquilo definitivamente não é a "sua praia". Não é isso que Deus quer para você! Até quando você continuará a ter dó do seu Saul?

Pare de insistir com algo que Deus não planejou para você!

A esta altura você deve estar pensando: como é que eu vou saber se estou ferindo a Palavra ou não? Como eu posso me certificar de que este negócio é para mim? Boa pergunta.

A resposta vem em Provérbios 10:22: "A bênção do SENHOR é que enriquece; e não traz consigo dores."; portanto algo que causa brigas, violência, miséria, dor, doença, aperto, falta de crescimento, não é bênção de Deus para ninguém.

Deus te concede uma outra oportunidade no lugar da atual. Não mais causando problemas e dores (Saul), mas conforme o coração de Deus (Davi).

Se Deus já lhe falou e você não confiou nEle e não fez o que lhe foi revelado, saiu fora do plano de Deus e se atrapalhou todo, rejeitou e feriu o mandamento: deixe Deus desenhar o seu futuro.

Mandamentos são as diretrizes de Deus expressas na Palavra, também são direções que o Senhor dá ao nosso coração quando estamos em contato com a Palavra.

Como saber o que fazer? Como se livrar da confusão já instalada? Como saber a direção de Deus? Precisamos encher o nosso vaso de azeite, buscar a Deus e Ele nos mostrará o rei. "Enche o teu vaso de azeite, e vem; enviar-te-ei a Jessé o belemita, porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei." 1 Samuel 16:1b

O azeite representa o Espírito Santo de Deus, a unção de Deus que nos possibilita caminhar em comunhão com o Senhor. É assim que andamos na Sua revelação sem enganos nem tropeços.

O vaso é o nosso próprio ser. Quando Ele nos chama, somos seus vasos escolhidos para honra.

Busque a Deus, se consagre! Obedeça: siga a Palavra de Deus.

Com a unção de Deus, Ele mostra o que você deve fazer. Isso só pode ocorrer se você estiver cheio do Espírito Santo.

Com a unção do Espírito Santo você não erra o alvo!

É Deus quem lhe mostra o rei: a porta, o ramo de atividade, o que fazer, a sua meta a ser perseguida e concretizada.

Não precisa ter medo, pois quando está cheio da unção do Espírito Santo você não vai mais se enganar!

Todos os filhos de Jessé apareceram no convite de Samuel e Deus foi orientando o profeta: Surgiu o primogênito Eliabe e Deus disse "este não", depois Abinadabe "este também não", Sama "não, não é ele"; até chegar a Davi, que estava longe, cuidando das ovelhas de seu pai e Deus disse ao seu enviado: "Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo". E Samuel fez a coisa certa, de acordo com o plano de Deus. (1 Samuel 16:6 a 12)

O Espírito Santo de Deus fará com você da mesma forma como procedeu com Samuel: várias oportunidades surgirão, mas Ele vai te dirigir em toda a verdade para que você tenha visão certeira, para não errar, tomando decisões certas, sábias e muito construtivas.

Através da unção do Espírito Santo, Deus te mostra sociedades que funcionam. Você é provido de visão de águia. Ele pode até lhe mostrar um ramo do qual você nada entende ou que é considerado muito competitivo: fique tranqüilo, decida-se intimamente a obedecer, porque é Deus quem o capacita para a conquista! Sua vitória é a vitória do próprio Deus!

Deus quer o melhor para cada um de nós: Ele tem um plano muito bom a seu respeito!

"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais." Jeremias 29:11

Aquele que busca a Deus, preenche-se do Espírito Santo e entra no Plano divino tem liberdade para falar com Deus e pleitear os próximos passos a seguir.

Você já recebeu a direção de Deus? Já está obedecendo ao Seu caminho? Ore, invoque o Seu poder e capacidade. Não hesite em colocar todas as suas ansiedades, inquietações e questões perante o Criador, porque Ele está pronto para te ouvir e te ajudar em tudo o que você precisar.

"Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei." Jeremias 29:12

Quando estamos no plano divino, obedecendo-o, temos liberdade para reivindicar tudo o que necessitamos, pois a obra feita através de nós é de propriedade do próprio Deus!

Na sua busca e entrega a Deus de coração inteiro você pode dizer ao Senhor: "Pai, eu nunca fiz isso em toda a minha vida, nem sei por onde ir, é o Senhor quem vai me capacitar para realizar este projeto, em Nome de Jesus."

"E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração." Jeremias 29:13

Certifique-se que o plano vem mesmo de Deus, faça-o, mesmo que lhe pareça impossível.

Você pode pedir a Deus, porque está na Sua vontade e Ele lhe concederá o que precisa, mostrando o que deve ser feito! Esta atitude de assumir o plano divino pode envolver coragem e uma decisão radical e sem dó.

Quando você decide largar a teimosia de lado, retirar sem dó da sua vida aquilo que Ele já disse não ser Seu plano e resolve segui-Lo, Deus deixa de ser um mistério para ser vivo na sua vida.

Você pode viver o plano de Deus!

Em Nome de Jesus.

Mônica Gazzarrini.


Renascida em Cristo desde 2004, estudiosa do Evangelho, escritora, administradora de empresas, contabilista, especialista em marketing.


Visite artigos da escritora sobre a caminhada com Deus em:


http://www1.uol.com.br/bemzen/ultnot/religioes/(LINK: FÉ)

http://www.webartigos.com/authors/878/Monica-Gazzarrini

http://www.artigonal.com/authors_49432.html

http://www.centralartigos.com/auto-ajuda/


"Jesus Cristo é o Senhor"


Autor: Monica Gazzarrini


Artigos Relacionados


Jesus Me Ama

Nessa Hora NÃo Perca A FÉ, Ache-a!

Siga O Plano Que Deus Tem Para Você

O Milagre Reside No Coraçâo Do Eu

Salvação - Somos Salvos Pela Graça!

Reformadores Do Pentateuco

Consolados Para Consolar