GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS (SÍNTESE)



(actualizada em 2011.01.13)

Com esta síntese de GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS (PROJECTOS) pretendemos, tão só, tentar cultivar nos respectivos gestores uma disposição pró-activa, no sentido de os empreendimentos serem realizados com base em 5 vectores principais:

ÂMBITO - CUSTO - PRAZO - QUALIDADE - ORGANIZAÇÃO

A gestão é o processo de trabalhar com pessoas e recursos para realizar objectivos organizacionais, com eficiência (realizar bem as coisas) e eficácia (realizar bem as coisas certas, de modo a atingir os objectivos definidos).
Para realizar adequadamente as suas atribuições, o gestor tem de possuir autoridade (poder de fazer com as decisões sejam cumpridas) e responsabilidade (obrigação de realizar as tarefas com eficiência); na literatura anglo-saxónica, costuma utilizar-se uma única palavra accountability = autoridade + responsabilidade.
A gestão comporta cinco elementos essenciais:
a) Avaliação racional da situação;
b) Definição sistemática e realista dos objectivos e finalidades;
c) Selecção sistemática da estratégia para alcançar os objectivos;
d) Desenho (concepção), planeamento, organização, direcção e controlo necessários para implementar a estratégia; e
e) Motivação e recompensa de todos aqueles que realizarem as tarefas.

Download do artigo
Autor: Domingos Martins De Araújo Santos


Artigos Relacionados


A Importância Da Atuação Da Gestão Democrática Na Escola Pública

Sistema Municipal De Ensino: Análise Dos Fundamentos Legais Da Gestão Democrática

Gestão é "coisa" De Criança!

O Que é Direito - Síntese

Benefícios Do Uso Da Tecnologia Da Informação No Desempenho Empresarial

Um Novo Olhar Na Gestão De Saúde : Vigilãncia Em Saúde.

Gestão Em Saúde X Gestão Da Assistência á Saúde