Levita ou cantor?






LEVITA OU CANTOR?

Em um tempo de muita inovação na área de louvor das igrejas é oportuno refletirmos acerca da função do adorador bem como todos os procedimentos que envolvem esse ministério.
Eis a pergunta: até que ponto a evolução musical é benéfica, qual o limite certo para o "progresso". Será que com todas essas inovações está havendo uma mistura entre o santo e o profano? Ez. 42:20
É sobre esse e outros assuntos relacionados à adoração e o louvor que iremos tratar neste congresso.


Levita: De onde então vem o conceito de "levita"? Tomamos por empréstimo de Israel e do Velho Testamento. Originalmente, "levita" significa "descendente de Levi", que era um dos 12 filhos de Jacó. Os levitas começaram a se destacar entre as 12 tribos de Israel por ocasião do episódio do bezerro de ouro. Quando Moisés desceu do monte e viu o povo entregue à idolatria, encheu-se de ira e cobrou um posicionamento dos israelitas. Naquele momento, os descendentes de Levi se manifestaram para servirem somente ao Senhor (Êx 32:26). Moisés após interceder pelo povo desce do monte com as duas tábuas do testemunho, ouvindo Josué a voz do povo que gritava disse: há alarido de guerra no arraial, Moisés responde: não é alarido de vencedores nem dos vencidos, mas alarido dos que cantam é o que ouço. Ex 32: 18,26.
Daí em diante, os levitas se tornaram ministros de Deus. Dentre eles, alguns eram sacerdotes (família de Aarão) e os outros, seus auxiliares. Embora os sacerdotes fossem levitas, tornou-se habitual separar os dois grupos. Então, muitas das vezes em que se fala sobre os levitas no Velho Testamento, a referência se aplica aos ajudantes dos sacerdotes. Seu serviço era cuidar do tabernáculo e de seus utensílios, inclusive carregando tudo isso durante a viagem pelo deserto (Números capítulos 3, 4, 8, 18).
A lei de Moisés não incluía musica nos ritos, apesar das orações serem acompanhadas de adoração, somente na época de Davi, que era músico e compositor incluiu a adoração com músicas nos cultos. Os levitas pelas suas qualidades foram liderados pos Asafe, ( gersonita),Jedutum( meratita) e Hemã ( coatita) para oficiarem, além das tarefas tradicionais, como instrumentistas e cantores.
Os levitas eram símbolos vivos de Deus na terra. Os israelitas podiam pagar os dízimos aos levitas. Dar uma porção do que ganhavam da terra era uma maneira de o povo reconhecer que a terra pertencia a Deus.Os levitas recebiam ainda as ofertas das festas das semanas e das festas dos tabernáculos.
Eles não receberam herança da porção das terras distribuídas às demais tribos, eram, portanto distribuídos por todas as tribos indicando que toda a terra era do Senhor.

Cantor: musico que usa sua voz para interpretar uma canção.

Usando como base o texto que se encontra do evangelho de João 4, podemos fazer algumas comparações com o tema proposto.
De início é descabida a comparação haja vista o teor totalmente evangelístico, contudo a palavra de Deus nos surpreende a cada dia com tantas revelações que nos enriquece e nos torna mais conhecedores de Deus.
? Da Judéia para a Galiléia- era necessário passar pos Samaria.

Este relato retrata a história da mulher samaritana e seu encontro com Jesus, que usando o atributo da presciência, sabia que uma mulher com um histórico de sofrimento e humilhação era carente da glória de Deus. O termo "era necessário passar por Samaria, dá uma idéia de ser uma obra do acaso, mas Jesus já sabia que ao meio dia era a hora marcada para saciar a sede daquela mulher.
? Cansado da viagem Jesus para junto ao poço de Jacó.
? Por volta de 12:00h uma mulher samaritana veio buscar água.
? Inicia-se o diálogo.
? Os judeus e os samaritanos (desavenças culturais e religiosas) Jerusalém ou monte gerezim?
Os samaritanos eram frutos de uma mistura de estrangeiros e judeus. Estes estrangeiros povoaram as dez tribos de Israel que foram transportadas para o exílio.Essa raça mista foi resultado dessa mesclagem,eles adoravam a Deus, mas segundo suas próprias tradições representando assim uma ruína para a nação.Era um sistema religioso rival que afirmavam que o lugar da adoração era no monte Gerezim.

Os samaritanos representam os músicos que não tem compromisso com a regra, usam a música para obter vantagens e não tem compromisso com a adoração, são impuros e querem usar o meio evangélico para se promoverem.
Os judeus representam os chamados, escolhidos para adorar a Deus segundo as regras que Ele mesmo planejou. Deus não admite misturas, associações com "estrangeiros" (pessoas que representam risco a santidade, possuem seus próprios deuses e influenciam negativamente os fiéis.)

"Não vos ponhais em julgo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e o maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitareis e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão meu povo.
Por isso retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, serei vosso pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor todo poderoso." 2Co 6: 14-18.

? Jesus pede água: dai-me de beber (era mesmo sede ou uma estratégia de aproximação?)
? Qual o dom de Deus? (é amar incondicionalmente o ser humano e dar a vida de seu único filho por amor).
? Quem é que te pede água (conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor...)
? Água viva
? O reconhecimento parcial (vejo que tu pés profeta)
? A hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai
? Vós adorais o que não conheceis (conhecer a Deus é o primeiro e grande requisito para a adoração)
? A adoração implica:
1. Reconhecer a soberania de Deus;
2. Exclusividade na adoração;
3. Reverência;
4. Temor;
5. Humildade;
6. Continuidade.

? Nós judeus adoramos o que conhecemos
? Vem à hora e já chegou em que os verdadeiros adoradores( significa que existem falsos) adoração o Pai ( exclusividade) em espírito ( oferecimento interior de nós mesmos) e em verdade( o Deus certo, o revelado através de Jesus)
? São estes que o Pai procura para seus adoradores.

A mulher responde a Jesus dizendo que quando vir o Messias seria ensinado a ela todas as coisas, Jesus lhe respondeu: Eu o sou, eu que falo contigo.
A mulher abandona o cântaro (que representa a velha natureza) e vai à sua cidade e anuncia o Cristo. Através do testemunho da mulher muitos crêem e essa mulher tem um conhecimento da essência de Jesus declarando: já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.


Conclusão: o ministério de adoração ao Senhor Deus é um ministério eterno, todos os outros que conhecemos hoje ficarão sem utilidade após a vinda do Senhor, enquanto o temos devemos profetizar, evangelizar, pastorear, enfim cumprir cabalmente o nosso ministério, mas o ministério da adoração além de ser eterno não se restringe a poucos e sim a todos os que reconhecem o Senhorio do Senhor Jesus e o segue.
Entretanto, cabe-nos ter uma atitude interna de total dedicação e empenho na tarefa de adorar a Deus, afinal foi para isso que fomos criados, fomos separados para louvor de sua Glória.
O cuidado com a adoração implica separar o santo do profano, evitar as "misturas prejudiciais", negar parcerias que contaminam as ministrações, ter coração limpo de avarezas, vaidades e orgulho.

PASTOR JEZIAS FERREIRA
Autor: Jezias Ferreira Da Silva


Artigos Relacionados


Era Necessário Passar Por Samaria

Correta E Verdadeira Adoração

Quem SÃo Os Levitas?

Qual é A Boa Nova Que Jesus Nos Trouxe ?

O Maior Jejum

As Palavras De Deus Não Perdem A Validade.

Deus Alimenta O Seu Povo No Deserto