Qual a relação entre o Dia de Tiradentes e dos Contabilistas?



"Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o Dia do Contabilista Brasileiro".
(João Lyra, Patrono dos Contabilistas e criador do Dia do Contabilista).

"Se todos quisermos, poderemos fazer deste país uma grande nação. Vamos fazê-la".
(Joaquim José da Silva Xavier)

Leitores. No dia 25 de Abril comemoramos o dia do Contabilista e no dia 21 de Abril também comemoramos o Dia de Tiradentes, muitos de vocês devem estar pensando o que um assunto tem a ver com outro, também pensei assim quando estava elaborando esse artigo. Como falar de duas datas importantes para o Brasil?

O primeiro ponto em comum que encontrei entre as duas datas foi à união, assim como Joaquim José da Silva Xavier pregava a união do povo contra aqueles que insistiam em publicar uma série de leis que prejudicavam o desenvolvimento industrial e comercial do Brasil como uma lei que proibia o funcionamento de indústrias fabris em território brasileiro, a classe contabilista também se une para promover o desenvolvimento do Brasil através da gestão dos patrimônios públicos e privados. Hoje além de conhecimentos de contabilidade, o profissional possui noções de finanças, economia e gestão, de ciências humanas e responsabilidade social o que contribui cada vez mais para uma boa gestão das organizações.

Outro ponto em comum entre o grupo liderado por Tiradentes e os Contabilistas é a questão dos impostos, os Portugueses exigiam cada vez mais impostos dos brasileiros que encontravam ouro, estes deveriam pagar o quinto, ou seja, vinte por cento de todo ouro encontrado, quem não pagava sofria duras penas. O contabilista também luta contra a pesada carga tributaria presente em nosso país, conforme a lista elaborada pelo Portal Tributário (www.portaltributario.com.br) temos 85 tipos de tributos.

É importante que o contabilista assuma o papel de planejador de tributos orientando o seu cliente como "economizar" na hora de pagar tributos, pois com a globalização que temos hoje em dia, a diminuição de custo através de um correto planejamento tributário é uma questão de sobrevivência para as empresas e competitividade externa para o Brasil, segundo o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), no Brasil, em média, 33% do faturamento empresarial é dirigido ao pagamento de tributos motivo pelo qual os contabilistas, assim com os Inconfidentes, devem lutar para que os empresários e pessoas físicas tenham liberdade para planejar o pagamento de seus tributos.

Embora fracassada, podemos considerar a Inconfidência Mineira como um exemplo de grande valor de luta pela liberdade, os contabilistas também lutam pela liberdade de empreender, da livre iniciativa e ao mesmo tempo em que se dedicam a fortalecer a gestão das organizações, eles também buscam, através da fiscalização do uso dos recursos públicos e fazendo coro para uma reforma tributaria, garantir uma sociedade mais justa, transparente e solidaria. Vamos refletir sobre isso!

(Pedro Paulo Galindo Morales é Tecnólogo em Gestão, Pós- Graduado em Controladoria, Técnico em Contabilidade e Blogueiro , www.falandodegestao.com.br).

Autor: Pedro Paulo Galindo Morales


Artigos Relacionados


Economia Legal Para As Empresas

Contabilidade Ética E Transparente

147 Dias E 147 Noites De Tributação

Economia Legal

Planejamento Tributário: Instrumento De Competitividade Empresarial

Arrecadação Tributária De 1º Mundo, Investimento De 3º

Planejamento Tributário