Fotografia



Fotografia


O que pensava você no momento em que essa fotografia foi tirada? Ela, que apenas e tão somente reteve sua imagem, não seus pensamentos, seus dissabores, sua alegrias, mágoas ou tristezas. Pensava em tudo ou em nada? Será que sua intenção era deixar-se conhecer pela posteridade? A máquina que parou o tempo naquele momento registrou um sorriso em seus lábios, um olhar indecifrável, parecendo estar feliz, mas não conseguiu mostrá-la interiormente.
Quando olho seu retrato, o vejo como uma folha morta. A fotografia que a perpetua, aniquila sua alma, reduz seu sorriso à vida que estava em você naquele instante e que permanecerá através dos tempos, passará de mão em mão, mas quem a olhar, não conseguirá jamais saber quem era você realmente.
Poderá ver a cor dos seus cabelos, o tom de sua pele, suas feições. Talvez o mais sensível, poderá sentir que algo não estava tão bem assim. Ou estava? Por onde andavam seus pensamentos, como estava seu coração, ninguém saberá. Isso só a você pertence.
Fotos antigas...
Fotos mortas...
Fotos de morto-vivos...
Sorriso parado no tempo, olhos com expressão indecifrável...
Seria tão bom fotografar você por inteiro, desnuda de máscaras e captar suas emoções. O que será que seu presente diria para um futuro longínquo, que agora chegou? Nesse presente em que você parecia tão saudável, mas a doença já a consumia por inteiro, já corroia suas entranhas... E você sorria, sabia, mas fingia não o saber. Melhor fazer de conta não saber, enquanto o outro o faz também e assim nos enganados, viver num mundo de "faz de conta" que tudo está bem. E você sorria... Mostrou só o que queria que fosse visto. Você mais jovem... Cheia de vida.(?) ,que permanecerá parada no tempo, imortalizada.
Externamente.

Heloisa/2005


Autor: Heloisa Pereira De Paula Dos Reis


Artigos Relacionados


Quem Segue Com Você.

Meu InesquecÍvel Amor

AÇÃo E ReaÇÃo

Poema

O Que Está Em Você

Preciso De Você

Amar é Tão Complicado...