GERENCIAMENTO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DA 7ª EXPOIESPES/ SANTARÉM-PA



INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR
GERENCIAMENTO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS ? 7ª EXPOIESPES ? 2010

¹ Natália Paz
² Nereida Cristina Oliveira

A Educação Ambiental, como componente essencial no processo de formação e educação permanente, contribui para o envolvimento ativo do público, torna o sistema educativo mais relevante e mais realista, estabelece uma maior interdependência entre estes sistemas e o ambiente natural e social. Se existe inúmeros problemas que dizem respeito ao meio ambiente, isto se devem em parte, ao fato das pessoas não serem sensibilizadas para a compreensão do frágil equilíbrio da biosfera e dos problemas da gestão dos recursos naturais. Diante disso, buscou-se a sensibilização para as questões ambientais na 7ª EXPOIESPES, evento em que se produzem muito materiais recicláveis onde não tinham uma destinação correta e adequada. A implementação do projeto de educação ambiental na 7º EXPOIESPES, proporcionou aos acadêmicos e à população uma melhor compreensão sobre os problemas ambientais advindos do descarte dos resíduos sólidos. Relacionando a educação ambiental ao processo de seleção de materiais para a reciclagem; despertando assim a responsabilidade que todos temos como cidadãos do mundo para as questões ambientais. Foi realizado nos dias 27, 28 e 29 de maio de 2010, a campanha de educação ambiental e coleta de materiais recicláveis da 7º EXPOIESPES, promovida pelo curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental, onde foi feito um levantamento do perfil ambiental da EXPOIESPES 2010, mobilização da população e da comunidade presente no evento com a finalidade de sensibilizar para correta destinação dos resíduos sólidos. Foram colocados pontos específicos de coleta e armazenamento do material inorgânico, onde foram separados detalhadamente os materiais recicláveis, nas categorias: plástico, metal, papel e vidro, seguindo a padronização: AZUL: papel/papelão VERMELHO: plástico, VERDE: vidro, AMARELO: metal. Em seguida após a coleta e separação dos materiais foi realizada a destinação adequada do material para a empresa especializada em recolhimento de materiais recicláveis e que encaminhou para reciclagem. Assim, após a coleta e separação, foi realizada a pesagem, onde foram obtidos os seguintes valores: metal (latinhas): 5,5 sacos = 21 kg; Plásticos: 9,5 sacos = 47 kg; Vidros: 0,5 sacos = 16 kg; Orgânicos (material não classificado): 19 sacos. Ao final das 7ª EXPOIESPES buscamos desenvolver as competências e valores que conduzirão a todos repensar e avaliar suas atitudes diárias e as consequências refletidas sobre o meio ambiente em que vivem. Além disso, a atividade de coleta seletiva para a reciclagem durante o evento forneceu dados para análises da quantidade de resíduos sólidos inorgânicos produzidos. Através dessas análises e com a empresa de reciclagem apta a receber tais materiais, estabeleceu a mais eficiente estratégia de aproveitamento de forma sustentável desses materiais, reaproveitando e consequentemente auxiliando a manutenção de um meio ambiente sadio para todos.

Palavras ? chave: educação ambiental, coleta seletiva, EXPOIESPES.

¹ Acadêmica do Curso de Gestão Ambiental TGA V- [email protected]
² Docente do IESPES: Nereida Cristina Eng. Sanitarista


Autor: Natalia Pereira Paz


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