Resenha do documentário - Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá.



RESENHA

THENDLER, Silvio. Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá. Documentário, 89 minutos.2001¹
Adriana Soely André de Souza Melo²
O documentário é um convite ao debate sobre a sociedade brasileira e a construção de um novo mundo. Discute as conseqüências da globalização para as pessoas que vivem em países do terceiro mundo, em especial, as comunidades carentes. O desfecho do filme se dá através de uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos (1926?2001).
Milton Santos não era contra a globalização, porém discordava do modelo perverso de globalização que nos é imposto. Através da análise das contradições que este modelo econômico e cultural apresentava enxergava a possibilidade de construção de uma outra realidade, mais justa e mais humanitária.
De forma direta, o documentário expõe os variados fatores que provocam a crise do Estado do Bem Estar Social e a notória ineficiência do Estado em suprir as necessidades de todos os setores dos quais seriam da sua competência. Para ele, as ideias do Liberalismo estavam postas através do Neoliberalismo, mostrada através da privatização de setores públicos, causando grande revolta na população: o
caso da cidade Cothabamba situada na Bolívia, em 2000, no qual a população foi às ruas reclamar a pretensão do governo do país em privatizar a água. Felizmente, após manifestação organizada por movimentos sociais e ambientalistas foram vitoriosos. Fato que não ocorreu apenas na Bolívia, mas em todo o mundo capitalista como na França, México e por último o Brasil, na periferia de Brasília.
No decorrer do documentário é colocado situações em que mostram claramente que o processo de globalização que é visto como um processo que surgiu para atender ao capitalismo, e principalmente os países desenvolvidos; de modo que os mesmos pudessem buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno se encontrava saturado, sendo que apenas um lado lucrou com a globalização, no qual, as muralhas do capitalismo impera sobre os menos favorecidos.

Autor: Adriana Soely


Artigos Relacionados


Globalizacao Cultural E Alienacao

GlobalizaÇÃo E O Processo De ExclusÃo Social

Globalização - América: Muitos Povos Uma Sociedade Análoga

A Globalização Como Ela Poderia Ser

A Contradição Da Globalização.

Educação E Globalização

Globalização?