A formação do professor



A FORMAÇÃO DO PROFESSOR

RAMOS, Paulo r175f, A formação do Professor na perspectiva da Metadisciplinaridade/Blumenau:Odorizzi,2008.x,101p.

Historicamente a terra foi o primeiro gerador de riquezas e hoje é o conhecimento. Portanto, saber é poder ter. A formação profissional do professor é o acadêmico. Um elemento a ser considerado na formação docente é o compromisso profissional, que pode estar vinculado a uma determinada concepção filosófica, política, ética, etc. No âmbito educacional, a filosofia permite questionar teorias, valores sociais e éticos. "A educação está a quem e para que"? Participar das mudanças tecnológicas é saber destinguir o conhecer e o saber, teoria e prática, é pensar a relação sujeito e objeto.
A caminhada do "ser" do professor se firma em sua trajetória, na história, nas mudanças e na construção da sociedade e domínio de novas técnicas de saberes. O ensino não é apenas prático, mas é uma exigência social e da própria essência do homem. Por isso que a profissão de professor torna-se imprescindível na sociedade. Portanto é fundamental que professores trabalhem de modo a maximizar a relevância do que se faz na prática pedagógica e na vida real, ampliando os conceitos científicos e as experiências vividas pelos alunos. Desta forma a formação estará contribuindo para que os professores tenham segurança para colaborar na transformação da sociedade.
Aprender é uma descoberta criadora, com abertura ao risco e a aventura do ser. Dizia Paulo Freire "ensinando se aprende e aprendendo se ensina". O ensino exige dos educadores variados saberes no seu processo dinâmico de promoção de sua autonomia e dos seus educandos.
Apartir disso, a metadisciplinaridade torna-se objeto de pesquisa, estudos e debates rumo ao desafio da prática, possibilitando ao professor e ao aluno aprender e pensar sobre a realidade e a reacende-la.
Assim na metadisciplinaridade, a formação do professor deve ser construída das suas experiências e vivências, o que possibilita orientar os alunos para o respeito mútuo, para a justiça, o diálogo e a solidariedade para enfrentar desafios e fortalecer uma educação voltada para a integralidade do ser e do saber "cidadã".
Respeitar e considerar as diferenças, valorizar os saberes que os alunos possuem e criar um contexto escolar favorável aprendizagem não são apenas valores de natureza ética, são também a base de um trabalho pedagógico comprometido com o sucesso da aprendizagem de todos. A formação não se constrói por acúmulos de cursos, conhecimentos ou técnicas, mas por meio de um trabalho de reflexão critica, e em serviço sobre a prática.
A formação continuada do professor ajuda desenvolver um conhecimento profissional que permite avaliar o potencial e a qualidade da inovação educativa que dever ser introduzida constantemente nas instituições. Para tanto, torna-se necessário ao professor estar em constante contato com as pesquisas já elaboradas sobre o assunto para melhor possibilitar este entendimento. As novas interpretações acerca dessas realidades tendem a criar novos métodos e novos pensamentos a respeito da nova realidade pesquisada. É cada vês mais notável que a "boniteza do outro" contribui para a "beleza do eu" e vice versa, apesar de serem distintos, comungam o mesmo ideal. A compreensão do homem na vida e da vida do homem.
O processo de formação caracteriza o futuro profissional que viremos a ser, ou que já somos. As bases que norteiam nossas concepções fundamentam nossas ideologias, muitas vezes, arcaicas no que nos formam.
Nessa perspectiva, não nos sentimos livres e encontramos dificuldades em olhar para "nós" mesmos porque estabelecemos reflexões suficientes sobre o nosso "eu". Nos incomodamos com o que os outros pensam de nós , e não aquilo que pensamos nós mesmos. É preciso perceber que "há vida em cada ser". Em minha vida há vida para ser vivida e aprimorada apartir das experiências que eu estabelecer com os sujeitos que dele fazem parte.
Pensar a educação e a formação docente é uma necessidade de nossos tempos, uma forma de construir e reconstruir constantemente atitudes, teorias e objetivos que permeiam a formação do homem Pois balizar o professor em seu processo de formação em fontes teóricas e práticas significativas, a ação exercida acontecerá com maior qualidade.
Nos últimos anos a formação do professor tem ocupado boa parte das discussões sobre a educação, e esses debates têm desenvolvido novas perspectivas de trabalho e conscientização profissional. A ação exercida/sentida/vivida e refletida permite que ele participe de um processo de formação, enquanto forma. Não olha apenas os outros, mas a si mesmo como aprendiz. O professor só conseguirá fazer com que o aluno aprenda se ele próprio continuará aprendendo. Por isso o professor precisa "aprender a apreender" para poder ensinar, se colocando na condição de aprendiz é que dignifica os atos de aprender e de ensinar.
A sala de aula é um desafio permanente e a educação é um processo que demanda sempre um investimento integrado do pensar, do agir e do sentir.
As habilidades adquiridas pelos avanços das tecnologias exigem dos educadores uma maior competência para entenderem e interpretarem informações das diferentes áreas do conhecimento das relações existentes entre elas. "Não podemos esquecer que no velho há algo de novo e, em cada novo há algo de velho". (Fazenda (2002). Pensamos e fazemos, encontrando em cada momento e teorias vividos o que realmente de positivo contribui para a nossa emancipação. Não basta ter o domínio do conhecimento específico do que ensina, é necessário ser um profissional ciente, um ser animador, alem da dedicação ao conhecimento e ao aluno que passa uma visão do espaço onde atua.
Nessa perspectiva, a educação deve ser considerada como um processo básico, alicerçada nos quatro pilares da educação, a saber; aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.
É certo que a qualidade da formação não garante por si só, a qualidade da educação escolar. Mas é uma condição indispensável, existindo também outras que são: valorização profissional; adequadas condições de trabalho; contexto institucional favorável ao espírito de equipe ao trabalho colaborativo, à construção coletiva e ao exercício responsável da autonomia.
E para concluir este trabalho "A formação do Professor" pode-se afirmar que um mestre só é mestre se tiver a consciência da importância de seu trabalho e se o "outro" a quem este se refere, tem condições de entender a sua mensagem. "Não basta ser inteligente é preciso ensinar a ser inteligente".
O desenvolvimento humano quer mais e mais conhecimentos gerais do próprio ser humano. Portanto todo o novo conhecimento não deve ficar restrito a um grupo de intelectuais e sim ser repassado a todos os interessados e assim aperfeiçoar o conhecimento da maioria possível, dos membros do grupo.



Baltazar Juraszek
Especializando
Santa Terezinha

Autor: Baltazar Juraszek


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