AS DIFICULDADES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DO MARANHÃO



EDEILSON PEREIRA COSTA AGUIAR
AS DIFICULDADES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DO MARANHÃO

A temática que envolve a EA é cheia de complexidade e apresenta como pressuposto um caráter interdisciplinar, visão holística, contextualização e conceito pluridimensional do meio ambiente, com isso o grande desafio para a escola é justamente inserir as idéias e pensamentos condizentes com essas características de forma a contemplar o tema com os conteúdos das disciplinas. Essa interdisciplinaridade exigida para o desenvolvimento da Educação Ambiental (EA) é uma das grandes dificuldades encontradas pelas escolas maranhenses, pois, a maioria dos professores até são esforçados e tem boas intenções, mas não são capacitados o suficiente para desenvolver um trabalho interdisciplinar eficiente e capaz de englobar todas as questões envolvidas na temática ambiental. Dessa forma, uma formação continuada de qualidade se faz necessário para que os professores de todos os níveis de ensino possam está sempre adquirindo novos conhecimentos e conhecendo metodologias de ensino que possam trabalhar as questões ambientais chamando a atenção dos alunos e os envolvendo no processo de aprendizagem, fazendo com cada um construa o conhecimento com autonomia e possa desenvolver uma visão crítica da realidade e participação ativa na sociedade sem aceitar passivamente como verdade tudo que lhe é dito.
Além da falta de capacitação as condições de trabalho para professores maranhenses dificultam muito um desenvolvimento de uma EA de qualidade. As autoridades competentes deveriam desenvolver políticas educacionais rígidas para melhorar as condições de trabalho e estimulasse os professores a buscar capacitação para desenvolver um plano de ensino que trabalhe toda a complexidade dos assuntos relacionados com a Educação Ambiental. Outra dificuldade encontrada é a falta de recurso financeiro e pedagógico, professores precisam conhecer e saber utilizar os recursos tecnológicos que melhoram e facilitam o processo de ensino-aprendizagem, mas a escolas não dispõem de recursos para disponibilizar essas ferramentas aos educadores. Professore e alunos devem ter acesso a ferramentas modernas pra que eles se envolvam com a temática ambiental e busque alternativas que visem sempre a construção de um mundo melhor para isso uma educação de qualidade é fundamental, pois a educação é o cerne de qualquer mudança.
Portanto, deve haver uma política ambiental voltada realmente para a construção de uma Educação ambiental de qualidade ns escolas maranhenses, oferecendo uma boa formação inicial e continuada aos professores de todos os níveis de ensino, disponibilizando recursos pedagógicos e boas condições de trabalho aos educadores para que esses profissionais deixem de realizar trabalhos isolados que não são capazes de provocar na sociedade uma mudança de paradigma com relação as questões sócio-ambientais do nosso estado e do mundo.

Autor: Edeilson Pereira Costa Aguiar


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