Home Theater



A cada dia mais pessoas estão transformando suas salas de TV em pequenas salas de cinema, o que até pouco tempo era inacessível para a maioria da população. O grande desenvolvimento tecnológico da área trouxe consigo o barateamento e a diversificação dos equipamentos, tornando o home theater uma tecnologia acessível e customizável para os diferentes perfis de usuário. Com isso, é preciso conhecer bem as opções do mercado e o funcionamento do sistema para fazer a melhor escolha.
O termo "Home Theater" é usado para definir um conjunto de equipamentos eletrônicos, cuja finalidade é recriar em salas domésticas a experiência de assistir um filme no cinema. Esse conjunto geralmente é composto por caixas acústicas, subwoofer (tipo de caixa acústica responsável pela reprodução das frequências baixas), receiver (equipamento responsável pela distribuição do som nas caixas acústicas e pelo efeito de som surround) e do equipamento de reprodução de vídeo, seja ele um televisor ou um projetor com uma tela para projeção. Estes dois últimos itens são os grandes responsáveis por proporcionar ao espectador a sensação similar à do cinema.
O som surround recria um ambiente de áudio mais realista, dando a impressão de localização e movimento a quem assiste ao filme. Os formatos mais utilizados atualmente são o 5.1, utilizando cinco caixas acústicas e um subwoofer, e o 7.1, que logicamente utiliza sete caixas acústicas e um subwoofer. A maior parte do som sai pelas caixas acústicas frontais, principalmente pela central que reproduz efeitos e diálogos com o auxílio das caixas laterais e traseiras, que são acionadas de acordo com o lado em que a ação ocorre. Caso o objetivo seja uma sala mais elaborada, há a necessidade de tratamento acústico, que vai variar de acordo com móveis, equipamentos e revestimentos.
Outro fator fundamental para o Home Theater é a imagem, tanto pelo tamanho quanto pela qualidade. Portanto, a fonte da imagem é determinante para o sistema. O padrão Blu-ray, que indiscutivelmente tem hoje a melhor qualidade de imagem do mercado (por ser de alta definição), ganhou força e conta agora com um grande número de títulos lançados sobre essa nova plataforma, passando a dividir as prateleiras com o bom e velho DVD e figurando como seu substituto. A conexão utilizada também interfere diretamente na condição da imagem, sendo aconselhável utilizar cabos HDMI, digitais, no lugar dos analógicos RCA. Outra questão importante é a escolha entre o televisor comum e o projetor, cuja imagem passa a ser muito maior e com grande qualidade.
Com tantas possibilidades, cabe a cada um decidir o que lhe é mais adequado. Na dúvida, o melhor é procurar profissionais especializados que indicarão a melhor solução para cada caso.
Autor: Gustavo Barros


Artigos Relacionados


Home Theater: O Que é Necessário Para Ter Um

Por Dentro E Por Fora Do Home Theater

Inovações No Home Theater

Telas De Projeção

Full Hdtv Para Um Grande Entretenimento Visual

Conectividade - Tecnologias De Tendencia Ou Rotina Parte Ii

Media Center