Alianças Estratégicas: A Evolução Do Relacionamento Entre O Fornecedor E O Varejo Supermercadista



CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE – UNI-BH

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO.

ESPECIALIZAÇÃO “LATO SENSU” EM MARKETING E COMUNICAÇÃO

NEIMAR RODRIGUES NUNES[1]

Orientador: Carlos Calic[2]

Resumo:
Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema das alianças estratégicas. É mostrada sua importância e seu desenvolvimento, dando ênfase à evolução do relacionamento entre o setor supermercadista e seus fornecedores, preservando-se os principais conceitos difundidos pelos autores pesquisados, realizando uma associação dos mesmos ao setor do varejo supermercadista e demonstrando a evolução dos relacionamentos entre estes parceiros de negócios.

Palavras-chave:
Alianças Estratégicas. Relacionamento. Indústrias. Supermercados.

Belo Horizonte, outubro de 2006 

1 INTRODUÇÃO

O propósito deste trabalho, que apresenta questões relacionadas às alianças estratégicas, está muito bem definido na seguinte frase: “A maneira menos atraente de tentar vencer em termos globais é pensar que você pode abraçar o mundo sozinho.” (WELCH, 1987 em palestra, citado por YOSHINO e RANGAN, 1996, p. 3)

O relacionamento entre a indústria e o setor supermercadista tem sofrido constante evolução. De ruidoso a desconfiado, ele hoje apresenta uma realidade diferente. Diante de um cenário de crescente competição, surge a necessidade de trabalhos cooperados, seja vertical ou horizontalmente. Com isto a confiança e a transparência estão se tornando palavras de ordem. E a aliança estratégica é a conseqüência desta transformação, hoje tida como fundamental para o desenvolvimento, tanto da indústria quanto do varejo.

No entanto, o mercado sente a necessidade de entender melhor este processo. É preciso saber os parâmetros sob os quais estas alianças estão ocorrendo e principalmente, quais benefícios elas têm gerado para os parceiros envolvidos.

Este artigo apresenta uma breve evolução do setor varejista brasileiro, destacando suas principais transformações e tendências, aborda o desenvolvimento no relacionamento entre os canais varejo e indústria, incluindo a influência de variáveis externas, como a tecnologia, para então, diante deste levantamento, penetrar no cerne de sua proposta, as alianças estratégicas, e mais estritamente as alianças entre o varejo supermercadista e seus fornecedores, procurando enfatizar a importância e evolução do relacionamento no desenvolvimento das organizações envolvidas neste processo.

O tema alianças estratégicas é bastante difundido e discutido em diversos países já há algumas décadas, sobretudo nos Estados Unidos. Em função disto boa parte do referencial utilizado neste trabalho é de autores americanos. No Brasil, o tema tem ganhado grande ênfase nos últimos anos e devido a isto ainda há poucos livros que tratam diretamente do assunto. Porém, é possível encontrar trabalhos acadêmicos recentes e de grande importância sobre alianças estratégicas, alguns dos quais, com contribuições presentes neste artigo.

Este é, portanto, um trabalho de pesquisa, com ênfase no relacionamento, e que visa elucidar questões propostas pela problematização do tema, sobretudo o desafio das organizações diante de um cenário de grande concorrência.

Neste aspecto Mckenna (1993) faz uma importante contribuição ao questionamento proposto, ao dizer que as empresas precisam praticar estratégias de marketing que representem as novas tendências de esforços para manter um relacionamento comercial duradouro e estável com seus clientes.


_____________

[1] NUNES, Neimar Rodrigues, graduado em Ciências Contábeis pela UFMG, pós-graduando em Marketing e Comunicação pelo Centro Universitário UNI-BH e membro do time de vendas da Unilever Brasil.

[2] CALIC, Carlos, graduado em Administração e Ciências Contábeis pela PUC Minas, Especialista em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação João Pinheiro, Mestre em Engenharia da Produção pela UFSC, Professor de Marketing da Pós-Graduação da UNI-BH, IEC PUC Minas e Centro Universitário Newton Paiva.


Autor: Neimar Nunes


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