Descrição Do Projeto Alternativo De Alfabetização De Adultos 'Amigos Do Saber'



1. Início do Projeto

Inicialmente, o projeto estava previsto para ser executado no Centro Educacional Anchieta no Bairro Jardim das Araras, com um grupo de 15 a 20 alunos, só que no momento da pesquisa de campo não foi constatada grande necessidade daquela clientela.

A mudança de endereço ocasionou a transferência da pesquisa. Após contatos com lideranças do bairro São Tomé e visitas in-loco, foram detectadas uma clientela com todas as características que viriam de encontro ao que estava sendo proposto.

O desenvolvimento do projeto teve início no mês de julho com o cadastramento das pessoas não escolarizadas do bairro que desejavam participar de um projeto de alfabetização, foram previstos 6 meses, embora este atualmente tem tomado outra dimensão:

• Primeiro, porque os alunos não querem parar de estudar;

• Segundo, eles não desejam deslocar - se para outras Escolas do bairro, até foi proposta a hipótese do grupo dirigir-se para a Escola Magalhães Barata, porém, eles não aceitaram.;

• Terceiro, todos queriam que as aulas fossem ministradas no seu ambiente e de preferência em baixo das árvores no pátio da Igreja.



• Como as tarefas foram executadas pela Pós-Graduanda Reuma, e muitos colaboradores os alunos não querem mudar o rítmo das atividades;

• O Projeto contou com auxílio da FAI, Diretores, coordenadores, professores, acadêmicos, colegas de Pós-Graduação, voluntários, ajuda do Banco do Brasil, TV Record, Professora Valdenice com a doação de livros, irmã Raminha e sua equipe da Igreja Bom Remédio, D. Raimunda, Rosiane que sempre estão na linha de frente e um grupo de senhoras do Bairro que são as colaboradoras.

As tarefas foram executadas no pátio da Igreja São Tomé com auxílio da FAI e da equipe que cada vez solicitada atendeu com presteza. Existiam momentos dos encontros que além dos alunos participaram um bom número de ouvintes, voluntários que foram intitulados de colaboradores.

Os resultados deste projeto de pesquisa serão utilizados por associações, Igrejas, Empresas, ONG'S, ou qualquer agremiação que deseja uma proposta pedagógica de alfabetização com base na construção do conhecimento por um método alternativo de leitura e escrita, com técnicas diversificadas de ensino, mesclando métodos e aproveitando experiências concretas.

Este projeto continua com encontros as 3ª e 4ª feiras, das 12:00 horas às 16:30 além das aulas de alfabetização estamos começando fabricar artesanato em gesso isto já pensando numa possível complemento a renda familiar dos alunos do projeto.

Agradecemos as pessoas que visitaram a apoiaram nosso trabalho: Drª Djalmira; Profº Abel; Profª Reuva; Profª Euricleia; Profª Luciana; Profª Edilene; Profª Lucivânia: Colegas de Pós-Graduação;Francisco Tapajós; Andréia; Profª Valda (diretora da Escola Manancial do Saber) e seu grupo de Alunos;Zulmira Cirilo do Banco do Brasil;Laura da laminadora Lamex; Huyrisvaldo motorista da FAI; Leandro Repórter/fotógrafo; Profª Zilda e seus colegas Antonio e Raquel do 1º Período de Letras da FAI.

Os colaboradores do Bairro: D. Raimunda, Roseane Mônica, Mª Alice, Profª Francisca, Profª Ana e Ilma.

Terminou o Projeto da Monografia, mas o trabalho de Alfabetização continua com encontros às 3ª e 4ª feiras, das 12:00 horas às 16:30, além das aulas de alfabetização, estamos começando a fabricar artesanato em gesso, já pensando num possível complemento da renda familiar dos alunos do projeto.

Agradecemos as pessoas que visitaram e apoiaram nosso trabalho:

• Diretor da FAI: Abel Huyapuam;

• Drª Djalmira, Orientadora ;

• Vice-Prefeita: Profª Antonieta Lima;

• Professores(as): Reuva, Euricléia, Luciana, Edilene, Lucivânia, Margaret, Valda e seu grupo de Alunos;

• Colegas de Pós-Graduação: Francisco Tapajós e Andréia;

• Apoio Técnico da FAI: Leandro e Huyrisvaldo;

• Acadêmicos de Letras I Período Vespertino da FAI: Profª Zilda, Antonio e Raquel;

• Acadêmicos de Pedagogia II Período Vespertino da FAI juntamente com as Professoras Raileuma e Elenilda.

Tivemos também a colaboração de senhoras da sociedade, incentivando a freqüência com cestas básicas, lanches e donativos:

• Enfermeira Justina;

• Zulmira, esposa do Gerente do Banco do Brasil;

• Laura da Laminadora Lamex;

• Colaboradores do Bairro: Raimunda, Roseane, Mônica, Mª Alice, Ilma, Marinete, Sandra, Profª Francisca e Profª Ana;

• Profª Valdenize que fez doação de Livros.



2 Metodologia Adotada

Umas das metodologias aplicadas inicialmente foi uma sondagem de aptidões em que os alunos demonstraram o grau de conhecimento através de desenhos, letras, nomes ou rabiscos. A partir deste diagnóstico foi iniciado o processo de alfabetização, partindo dos vocábulos que já era do conhecimento do grupo. Os nomes foram apresentados em crachás e fichas para identificação dos participantes, memorização da grafia e também foram confeccionados em gesso e colocado numa ficha e expostos na sala para que todos observassem a diferença de um nome para o outro. Para alfabetizar foi feito uso de todos os métodos conhecidos; silábico de palavração; de conto; de canto; abelhinha Dom Bosco, Erasmo Pilotto; Paulo Freire e método Global. Dependendo da dificuldade, apresentada pelo aluno, usava-se o método mais adequado, o importante era usar uma técnica que viessem em encontro das dificuldades os atendimentos individuais proporcionou-se grandes resultados. O método de palavras foi usado sinteticamente para reforçar a aprendizagem dos mais lentos. As aulas foram desenvolvidas com atividades diversificadas; cantos, poesias, versos, cantigas de roda, jogos, preces, orações, leituras, comentários de assuntos atuais, de desmatamento, construção da BR, ao terremoto na América do Norte, a metodologia participativa fez o grupo mais coeso, o projeto passou a ser um ponto de encontro, onde falaremos de tudo, a auto estima do grupo alimentou e aprendizagem foi acontecendo. As visitas recebidas de autoridades, professores, acadêmicos e dos canais de televisão fez um grupo crescer e sentir-se valorizado cada vez mais solidificando em cada passeios e visitas realizados. A participação em desfile (para) contribui para a cidadania e reviver momentos do passado que muito não tiveram a oportunidade de participar quando criança. Os livros doados pelos professores chegaram para completar (os trabalhos) as atividades de: alfabetização, matemática, geografia e ciências.



3.O Projeto – Perspectivas para o Futuro

O projeto "Amigo do Saber" foi desenvolvido no Bairro São Tomé com a participação grupo de Idosos, tendo objetivo de Alfabetizar com o apoio da Faculdade de Itaituba e comunidade local. Este projeto foi previsto com a duração de seis meses, mas a repercussão foi muito aceitável e hoje ele ainda está em funcionamento. E por isso estendeu-se pelos intercâmbios com os líderes de bairros, associações, igrejas e firmas que implementam esta idéia, tornando o projeto alternativo de alfabetização de adultos uma realidade em Itaituba considerando as características de Ensino Semi-formal.

E diante dessa união resolveu-se criar uma cooperativa de artesões do Bairro em que consiste do trabalho de alunos do projeto e das colaboradoras, já participamos de festas e exposições, em que os lucros das vendas foram divididos entre os associados.






Autor: Reuma BARROS


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