JEJUM



De Onde Surgiu o JEJUM
O jejum apareceu na vida religiosa do povo hebreu como uma ordem de Deus e deveria ser realizado uma vez por ano durante a celebração do dia da Expiação. Neste dia todo o povo e os estrangeiros que com eles habitavam deveriam jejuar (afligir a sua alma, abster-se de alimento) e não executar nenhum tipo de trabalho secular, pois era um dia de rever e avaliar sua vida espiritual com Deus. Era um dia reservado para confissão e buscar o perdão de Deus para serem purificados dos pecados.
"E isto vos será por estatuto perpétuo: no sétimo mês, aos dez do mês, afligireis as vossas almas, e nenhum trabalho fareis nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vós. Porque naquele dia se fará expiação por vós, para purificar-vos; e sereis purificados de todos os vossos pecados perante o SENHOR."
(Levítico 16: 29 a 31)
Vários Motivos para JEJUAR

1. Em Momentos de uma Crise Nacional
2. Jejuaram para Receber Entendimento de Deus
3. Jejuaram em períodos de grande aflição (Luto)
4. Jejuaram preparando-se para fazer a obra do Senhor
5. Jejuaram buscando uma direção a respeito do que se fazer
6. Jejuaram para Enfrentar as Forças Malignas (Batalha Espiritual)
7. Jejuaram para receberem a cura
8. Jejuaram pela sua família e amigos

Como Começar um JEJUM?

1. Marque o horário para iniciar e terminar o jejum;

2. Se você nunca jejuou, comece estabelecendo um período curto e abstendo-se somente dos alimentos sólidos e tome líquidos;

3. Comece no horário que você marcou, com uma oração pedindo perdão pelos seus pecados e apresente a Deus o motivo pelo qual você está jejuando. Seja específico naquilo que busca. Peça ao Senhor forças físicas e espirituais para vencer as tentações e a vontade de comer. Peça a Deus para lhe dar um físico fortalecido para este jejum;

4. Planeje passar o maior tempo possível em oração. Se você não tem tempo disponível, pois trabalha o dia todo, por exemplo, então reserve um período do seu almoço para orar e ler alguns textos bíblicos. Se estiver no carro ouça louvores, se estiver no ônibus cante em espírito (consigo mesmo);

5. Ao término do seu jejum e no horário que você marcou procure um lugar para orar, agradecer por ter conseguido jejuar, leia um salmo de gratidão ou louve com um cântico;

6. Ao terminar suas orações (que chamamos de entrega do jejum) procure alimentar-se com uma refeição leve (sopas e saladas ou um lanche leve), pois muitas pessoas passam mal por comer em demasia tentando compensar o tempo que passou sem alimentação. Mais tarde procure alimentos mais sólidos e apetitosos.

7. Importante ressaltar que se você possui problemas de saúde onde a falta de alimentação pode comprometer a sua saúde, deverá consultar um médico e informar-se a respeito.

O JEJUM que move o Coração de Deus

Existem muitas pessoas que, por não conhecerem os ensinamentos da Bíblia, jejuam de forma errada e tornam-se semelhantes ao povo que vivia no tempo de Isaías.
Acham que o jejum é apenas passar um tempo sem comer e beber e não se apresentam perante Deus com um coração limpo e nem mudança de vida.
São tão desprovidas de conhecimento que, durante o jejum, brigam, falam palavrões, contam piadas indecentes, pensam e falam mal dos outros, fofocam, mentem, são grosseiras e muitas outras coisas...
Aproximar-se de Deus em jejum com um comportamento assim é receber a seguinte resposta:

"Não! Não é esse o jejum que eu quero."
(Isaías 58: 6)

Então vejamos o que Deus espera daqueles que se aproximam Dele em jejum

"O que é que eu quero que vocês façam nos dias de jejum?"
(Isaías 58:5)

1. Tenham Atitudes de Justiça
"Eu quero que soltem aqueles que foram presos injustamente,"
(Isaías 58:6)
2. Tenham Atitudes de Misericórdia com os Aflitos
"... que tirem de cima deles o peso que os faz sofrer, que ponham em liberdade os que estão sendo oprimidos, que acabem com todo tipo de escravidão."
(Isaías 58:6)
3. Tenham Atitudes de Compaixão com os Necessitados
"O jejum que me agrada é que vocês repartam a sua comida com os famintos, que recebam em casa os pobres que estão desabrigados, que dêem roupas aos que não têm e que nunca deixem de socorrer os seus parentes." (Isaías 58:7)

"... se derem de comer aos famintos e socorrerem os necessitados,..."
(Isaías 58:10)

4. Se Dediquem de Verdade no Dia do Senhor
" O SENHOR Deus diz: "Obedeçam às leis a respeito do sábado; não cuidem dos seus próprios negócios no dia que para mim é sagrado. Considerem o sábado como um dia de festa, o dia do SENHOR, que deve ser respeitado. Guardem o sábado, descansando em vez de trabalhar; não cuidem dos seus negócios, nem fiquem conversando à toa."
(Isaías 58:13)

Autor: Nielsen Vieira Dos Santos


Artigos Relacionados


Refutando Os Argumentos Contra A Prática Do Jejum

O Falso E O Verdadeiro Jejum

Jejum Bíblico

Coragem E Fé No Senhor

O Que Devo Fazer Durante O Jejum?

AtÉ Aqui Nos Ajudou O Senhor

ComunhÃo Com Deus.