O uso das calculadoras nas aulas de Matemática no ensino Primário: Concepções de professores em exercício e em formação, Província da Zambézia
O uso das calculadoras nas aulas de Matemática no ensino Primário: Concepções de professores em exercício e em formação, Província da Zambézia
Geraldo Vernijo Deixa, Mestre em Educação Matemática (2010)-UPMaputo
Universidade Pedagógica-Quelimane.
Resumo
A presente comunicação enquadra-se nas Didácticas e Práticas no Ensino Básico e, pretende discutir concepções dos professores sobre o uso da calculadora na sala de aulas. O objectivo deste estudo era investigar o uso da calculadora, identificar as concepções dos professores e propor metodologias para o seu uso no ensino como forma de contribuir para a melhoraria da qualidade de ensino da Matemática em Moçambique. O trabalho consistiu em três fases: análise bibliográfica; aplicação do inquérito aos professores em exercício e, aos formandos do IFP?s, envolvendo ao todo 40 participantes das diferentes partes da Província da Zambézia. Da análise das respostas dadas nos inquéritos concluiu-se que os professores não usam as calculadoras nas suas aulas de Matemática, eles advogam que a calculadora enfraquece a mente do aluno, provocando uma dependência nele. Outros reconhecem a importância desta na sala de aulas, contudo eles não a usa. Assim, conclui-se haver necessidade de recomendar o seu uso nos programas de ensino Primário.
Palavras-Chave: calculadora; Ensino, Resistência e, Concepções
Autor: Geraldo Geraldo Vernijo Deixa
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