MUDANÇAS DE PARADIGMAS NA GESTÃO ESCOLAR



A gestão escolar atualmente assume um desafio de envolver a participação crítica e reflexiva das pessoas para um trabalho coletivo, nas tomadas de decisões e no planejamento de suas ações. Rompendo com paradigmas da centralização de poder e de um sistema tradicional de ensino que durante muito tempo fez parte da história de nossa educação. Nessa nova conjuntura a gestão escolar precisa acompanhar as mudanças e a evolução da educação, promovendo qualidade do ensino por meio de ações coletivas, pois todos os membros da equipe escolar deverão estar envolvidos com as práticas de gestão cada qual dentro das suas competências profissionais.

Os elementos materiais e conceituais não cumprem sua função no processo se não estiverem associados ao esforço humano coletivo; da mesma forma; o esforço humano coletivo necessita dos elementos materiais e conceituais para ser aplicado racionalmente. (PARO,1988,p.24)

Segundo Paro além do esforço humano coletivo também necessita de elementos materiais, é com está visão de mudança, que o gestor precisa buscar parceiros, pois hoje são inúmeros os exemplos de parcerias já existentes no contexto nacional entre organizações-não-governamentais e empresas, com a escola em prol da educação, para o desenvolvimento da sociedade. É um grande desafio para os gestores escolares, por exigir deles novas atenções, conhecimentos e habilidades. São demandas de mudanças urgentes na escola, a fim da garantia de formação de seus alunos para que sejam capazes de enfrentar de forma consciente seu papel cidadão, sempre com uma visão crítica aos problemas cada vez mais complexo da nossa sociedade.
Em virtude dessas novas exigências, requer mais esforços na organização do trabalho dos gestores dentro das seguintes áreas de sua atuação, destacam-se:
? Prestar assistência pedagógica aos professores para se chegar a um de ensino de qualidade, de modo que a escola seja um lugar de formação continuada dos professores.
? Coordenar a construção e acompanhar o projeto pedagógico curricular da escola.
? Promover a democracia-participativa dos profissionais, coordenando o trabalho coletivo do grupo e assegurando um clima de harmonia no trabalho.
? Criar condições para integrar os alunos na vida escola com atividades prazerosas que estimulem a socialização dos alunos de forma associativa.
? Estabelecer um relacionamento de confiança e parceria entre a escola com os pais e a comunidade.

A utilização racional dos recursos coloca o problema da competência técnica no interior da escola, Parece não haver dúvida de que ,para um razoável desempenho do pessoal ,em especial do corpo docente ,faz-se necessário a posse de um conjunto de conhecimento ,técnicas e habilidades em níveis e padrão que possibilitem o oferecimento de um ensino de boa qualidade a um número maior de alunos. Com igual razão, as pessoas envolvidas na administração da escola deverão exibir uma competência técnica que deve dizer respeito tanto ao conhecimento da coisa administrada, ou seja, aos aspectos mais propriamente pedagógicos, quanto aos processos, métodos e técnicas relacionadas à atividade administrativa. (PARO, p159 e 163).

É com essa perspectiva que a gestão democrática da educação formal está associada a mecanismos legais e institucionais e na organização de ações que desencadeiam a participação social: na formulação de políticas educacionais; no planejamento; nas tomadas de decisões; e na avaliação da escola permitindo o acesso a uma democracia que garanta a universalização do ensino.
A democracia na gestão é hoje uma necessidade nas instituições de ensino, pois ela pode proporcionar uma eficácia na qualidade da educação, sobretudo se faz necessário o comprometimento do trabalho coletivo para o êxito dessa administração no âmbito escolar, por tanto, a conjunção entre instrumentos formais ? eleição de direção, conselho escolar, como também a descentralização do poder e a participação que conferem a cada escola, a suas articulações nas suas políticas educacionais.


Autor: Cristiane Ferreira


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