As Empresas e a Galinha dos Ovos de Ouro



Leitores. Havia na região um fazendeiro que fazia questão de manter sempre o melhor milho dentro do seu galinheiro, tudo era sempre arrumado e limpo, mesmo no começo quando o galinheiro era apertado sempre foi assim.

Certo dia uma galinha começou a visitar com frequência o galinheiro do fazendeiro, pois o milho era de boa qualidade e era bem tratada, como agradecimento sempre depositava um ovo de ouro no ninho.

O fazendeiro começou a tratar a galinha muito bem e alimenta-la melhor porque sabia que ela era sua galinha dos ovos de ouro. O fazendeiro muito atarefado com outros negócios começou a descuidar da qualidade do galinheiro e certo dia entregou o espaço aos cuidados de uma equipe que já não tratava tão bem a galinha e muitas vezes chegavam a espanta-la porque tinham muitas outras galinhas para cuidar. A galinha passou a não mais visitar o galinheiro com frequência porque cansou de ser mal tratada pela equipe do fazendeiro.

O Fazendeiro percebeu que o galinheiro já não era mais rentável como antes, os ovos eram de boa qualidade, mas faltava um, o ovo de ouro, o mais rentável. O Fazendeiro foi então procurar a galinha, mandou um bilhete, mandou o segundo e nada, até que um dia viu a galinha botando ovo em outro ninho.

O cliente é aquela pessoa que traz o lucro para a empresa, é ele que junto com uma boa gestão empresarial faz a empresa crescer e se desenvolver, muitos empresários depois de algum tempo esquecem que o cliente é a verdadeira fonte de renda empresa.

Vender é relativamente fácil basta que tenhamos algumas aptidões como conhecer o produto ser educado e gostar de lidar com o publico porem isso só não basta, temos que encantar o cliente. Mas como devemos encantar nossos clientes?

Não há uma formula mágica, pois estamos lidando com um ser humano e como sabemos cada um tem um gosto ou uma opinião formada sobre o assunto, podemos ter algumas ideias de como podemos fazer para encantar nosso cliente, primeiro devemos começar pelo ambiente mantendo um ponto de venda limpo e organizado com uma vitrine bem arrumada, prateleiras organizada e pessoal de vendas bem treinado. Quando digo pessoal de vendas me refiro também ao próprio dono do negócio ou a sua família.

Entre as estratégias que devem ser usadas estão: cumprimentar o cliente com um sorriso tanto na entrada como na saída, perguntar seu nome e apresentar-se falando seu nome e dizendo que esta ali para ajudá-lo, evite se aproximar de imediato, pergunte-lhe se conhece o produto ou o atendimento da loja.

Existem muitas outras estratégias, mas o objetivo deste artigo é despertar o empresário para a necessidade de valorizar o cliente, tratar cada cliente de acordo com suas necessidades quer ele seja grande ou pequeno, pois é ele que traz o nosso "ovo de ouro" . Vamos refletir sobre isso!

(Pedro Paulo Galindo Morales é Tecnólogo em Gestão, Pós- Graduado em Controladoria, Técnico em Contabilidade e blogueiro, www.falandodegestao.com.br).

Autor: Pedro Paulo Galindo Morales


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