O que é a Verdade (Jo 18,38)



Durante exposição magistral do Professor Marco Antônio de Barros no programa LFG Convida, sobre o tema "a busca da verdade no processo penal", o eminente Mestre fez alusão ao interrogatório de Jesus por Pilatos, infere-se da explanação que ao ser questionado por Pilatos sobre o "que é a verdade?" (Jo 18,38), Jesus não saberia a resposta para aquela indagação e por isso não respondeu a Pilatos.

Todavia, em que pese a opinião do douto professor, não me parece essa a melhor leitura daquela cena, de fato, ao perquirir Jesus sobre o que seria a verdade, Pilatos não obteve resposta, o que não implica dizer que Jesus não a conhecia.

Antes de ousarmos responder o porquê da negativa de Cristo em responder a pergunta formulada por Pilatos, precisamos buscar a concepção de verdade, concepção essa apresentada com maestria pela filósofa Marilena Chaui, em seu livro intitulado "Convite à Filosofia" (Ed. Ática, São Paulo, 2000), que dedica um capítulo especial para apresentar as concepções de verdade, segundo a ilustre professora existiriam três concepções de verdade, sendo elas: a concepção dos gregos, a latina e a hebraica.

Na concepção grega, verdade se diz aletheia, significa não oculto, não escondido, assim, verdadeiro é o que se manifesta aos olhos do corpo. Em latim, verdade se diz veritas, refere-se à precisão, ao rigor e a exatidão de um relato, portanto, verdadeiro refere-se à linguagem enquanto narrativa fática. Por fim, na concepção hebraica, verdade se diz emunah e significa confiança, dessa forma, a verdade é a crença fundada na esperança e na confiança.

De posse dessas concepções de verdade e do Novo Evangelho é possível chegarmos a uma resposta para a grande indagação feita por Pilatos a Jesus, no Evangelho narrado pelo Apóstolo João, Jesus disse: "conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"(Jo 8,32). Ainda, no mesmo Evangelho, Ele disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" (Jo 14,6).

Portanto, a verdade para os homens pode parecer algo de difícil definição, há quem diga, inclusive, que não existira uma verdade, pois esta seria uma criação do intelecto, e sendo assim, existiriam inúmeras verdades, mas Jesus falava sobre a verdade como algo concreto e objetivo. Em João 17:17, ao falar de seu Pai, disse Ele: "tua palavra é a verdade". Ao contrário dos homens, Jesus ao definir a verdade o faz com fundamento na concepção hebraica do termo, que significa confiança em algo, Ele confiava em seu Pai, essa confiança em Deus representava para Jesus a verdade.

Podemos concluir que para os Cristãos a verdade é a fé em Deus (Santíssima Trindade) e que Jesus não responde a Pilatos, pois este ao perquiri-lo queria uma resposta baseada na concepção grega de verdade (o que é possível ver, tocar, sentir), dessa forma a concepção de verdade de Jesus não iria satisfazer a curiosidade de Pilatos, pois como diria São João da Cruz "O que podemos conhecer de Deus são as pegadas de Sua ausência", não temos como afirmar a presença de Deus de maneira fática se considerarmos apenas a verdade como algo tangível, concreto, como manifestação perceptível aos olhos. Todavia, quando deixamos de considerar a presença de Deus materializada, entendemos que o conceito de verdade consiste na esperança, na confiança e principalmente na fé que Jesus é a verdade.
"Se você quer saber a verdade procure a resposta no seu dia-dia"
Padre Marcelo Rossi






Autor: Jose Carlos Rodrigues Marques


Artigos Relacionados


Esqueceram-se Do Cristo Jesus

Encontrando O EquilÍbrio Emocional Nas Dificuldades Da Vida

A Verdade

Jesus Perante Pilatos

A Verdade

Verdade Científica

Jesus Cristo Vem Em Meu Auxílio