INFORMÁTICA EDUCATIVA
Resumo
Esse artigo se baseia na experiência, como professora de informática em uma escola da rede estadual da cidade de Teresina ? Piauí. E, tem como finalidade mostrar que a informática serve como instrumento pedagógico na sala de aula, que vem quebrando os paradigmas das aulas expositivas, que há tempo estão ultrapassadas, bem como sua capacidade de motivar os alunos na elaboração de trabalhos e pesquisas.
Assim como a quebra de barreiras, que dificultam o ensino e aprendizado no uso da informática nas escolas.
Introdução
Por modismo ou por consciência, a informática tem entrado nas escolas.
O computador está propiciando uma verdadeira revolução no processo de ensino ? aprendizado. Pois o fato de ele ser capaz de ensinar, tem criado muitos debates e confusões do que acreditar que ele seja capaz de solucionar os problemas educacionais. Vejamos à questão dos métodos e da prática educacional, houve um questionamento quanto a isso.
Muitos professores leigos na informática relutaram quanto ao uso do computador, muitas vezes por medo do novo, ou simplesmente por ver o computador como algo difícil para trabalhar, ou porque os alunos conhecem mais o computador, do que os próprios professores.
E outra, a manutenção dos laboratórios dependem de um custo financeiro, no qual a direção tem que saber administrar, pelo fato do valor repassado as escolas ser minúsculos, chegando ser risório.
Existem várias perguntas comuns no dia a dia a respeito da introdução da informática nas escolas, por exemplos: Por que o uso da informática na educação? Quais os benefícios originários da tecnologia? E se realmente há algum benefício ou é uma questão de modismo?
A tecnologia não causa mudanças apenas no que fazemos, mas também em nosso comportamento, de como elaboramos conhecimentos e no nosso relacionamento com a sociedade e o mundo.
O principal objetivo ao adaptar a informática ao currículo escolar está na utilização do computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos ministrados dentro das salas de aulas, além da função de prepara os alunos para uma sociedade informatizada.
Os alunos podem utilizar o computador para desenvolver projetos com os conteúdos ministrados na sala de aula, fazendo gráficos, apresentação de slides, desenhos e fazer pesquisas sobre o assunto estudado.
Conclusão
Com base na minha experiência, pode-se mostrar a capacidade da informática como instrumento pedagógico para elaboração de atividades, permitindo o aluno passar por um processo de construção do conhecimento. A informática educativa deve fazer patê do projeto político pedagógico da escola, projeto que se define todas as ambições da escola em sua proposta educacional.
Com a globalização do conhecimento da informatização presente em nosso dia a dia, é possível utilizar esse conhecimento para trabalhar os conteúdos pedagógicos, levando o aluno a analisar os acontecimentos da sociedade e do mundo, e sua preparação para o mercado de trabalho, que a cada dia que passa se torna mais exigentes os conhecimentos tecnológicos.
Portanto, isso não significa que a informática sozinha baste para revolucionar a educação.
Referência
TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação: Novas ferramentas para o professor na atualidade. 7º Ed. São Paulo, Érica, 2007.
Autor: Cleiane Silva Viana
Artigos Relacionados
O Uso Do LaboratÓrio De InformÁtica Nas SÉries Iniciais...
InformÁtica Na EducaÇÃo
A ImportÂncia Da InformÁtica Na EducaÇÃo
A Trajetória E Evolução Da Informática Educativa No Brasil
O Uso Da InformÁtica No Ensino De HistÓria
Informática: Uma Nova Opção A Educação
InformÁtica Aplicada À EducaÇÃo