SÍNTESE: CONCEPÇÕES DE FILOSOFIA
Cada filósofo possui sua maneira própria de classificar filosofia, isso se dar pelo fato da filosofia ser algo bem subjetivo, não é fácil definir a filosofia. Nunca o foi. O seu conteúdo tem variado ao longo dos tempos, nomeadamente com o entendimento que cada filósofo faz da mesma.
Embora o filósofo seja aquele que procura o saber, a verdade é que rapidamente os primeiros filósofos se convenceram que já possuíam esse saber. Entre o século VI a.C. e o século XVII, predominou a concepção da filosofia como o verdadeiro saber. A verdade revelada pela filosofia era única, eterna e irrefutável. O filósofo era aquele que se erguia a cima do seu tempo, e contemplando a verdade das coisas a revelava aos homens.
Neste período não existia uma separação entre a filosofia e a ciência. O filósofo era o verdadeiro sábio e dominava todos os saberes particulares que constituíam as várias ciências. A filosofia assumia freqüentemente uma dimensão sincrética.
Mas com o passar dos tempos, a filosofia sofreu algumas modificações, não apenas o desmembramento de certas áreas do saber, mas, novas concepções diferentes dos filósofos que viveram muitos anos antes, um exemplo é o filosofo brasileiro Roberto Gomes, destaca que "o brasileiro não pensa a vida a partir de conceitos racionais sérios, mas, quebrando ou "desconstruindo" esses conceitos a partir das suas experiências, imagens e figuras da vida"
Gomes fala que a filosofia brasileira não deveria começar pelas formulações teórico- racionais sérias, mas pelo fato que se pode ver,a nossa realidade, a nossa cultura , a nossa vida, as nossas piadas.
Outro exemplo é a filosofa brasileira Marilena Chauí, que vê a filosofia como algo a ser refletido, então ela nomeia isso de reflexão filosófica, em que atende os critérios da racionalidade estabelecidos pela própria filosofia, para isso ela concebe quatro tipos gerais de filosofia, primeiro, filosofia como "visão de mundo, de um povo, de uma civilização ou de uma cultura", segundo, filosofia como "sabedoria de vida", terceiro, filosofia como "esforço racional conceber o universo como uma totalidade ordenada e dotada de sentido", quarto, filosofia como "fundamentação teórica e critica dos acontecimentos e das práticas".
Segundo Marilena Chauí, a filosofia se destaca pela reflexão das coisas daquilo que eu penso, falo e faço, a minha forma de ser de viver e agir, ou seja, uma reflexão sobre o próprio entendimento.
Autor: Marson Sena
Artigos Relacionados
O Que Há De Novo Na Filosofia?
Filosofia Um Saber Independente Ou Uma “superciência”?
Filosofia E Brasil
Tema I: O Que é A Filosofia?
Conceituação De Filosofia
Para Pais , Alunos , Professores E Demais CidadÃos
Qual é A Utilidade Da Filosofia?